sexta-feira, 10 de maio de 2013

LITURGIA DIÁRIA - DEUS TEM COMPAIXÃO DOS NOSSOS SOFRIMENTOS.

Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 18, 9-18

VI SEMANA DA PÁSCOA
(branco - ofício do dia)

Leitura dos Atos dos Apóstolos - Estando Paulo em Corinto, 9Numa noite, o Senhor disse a Paulo em visão: Não temas! Fala e não te cales. 10Porque eu estou contigo. Ninguém se aproximará de ti para te fazer mal, pois tenho um numeroso povo nesta cidade. 11Paulo deteve-se ali um ano e seis meses, ensinando a eles a palavra de Deus. 12Sendo Galião procônsul da Acaia, levantaram-se os judeus de comum acordo contra Paulo e levaram-no ao tribunal e disseram: 13Este homem persuade os ouvintes a (adotar) um culto contrário à lei. 14Paulo ia falar, mas Galião disse aos judeus: Se fosse, na realidade, uma injustiça ou verdadeiro crime, seria razoável que vos atendesse. 15Mas se são questões de doutrina, de nomes e da vossa lei, isso é lá convosco. Não quero ser juiz dessas coisas. 16E mandou-o sair do tribunal. 17Então todos pegaram em Sóstenes, chefe da sinagoga, e o espancaram diante do tribunal, sem que Galião fizesse caso algum disso. 18Paulo permaneceu ali (em Corinto) ainda algum tempo. Depois se despediu dos irmãos e navegou para a Síria e com ele Priscila e Áquila. Antes, porém, cortara o cabelo em Cêncris, porque terminara um voto. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(46)

REFRÃO: O Senhor é o grande Rei de toda a terra.

1. Povos todos do universo, batei palmas, / gritai a Deus aclamações de alegria! / Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, / o soberano que domina toda a terra. -R.
2.
Os povos sujeitou ao nosso jugo  /
e colocou muitas nações aos nossos pés. / Foi ele que escolheu a nossa herança, / a glória de Jacó, seu bem-amado. -R.
3.
Por entre aclamações Deus se elevou, /
o Senhor subiu ao toque da trombeta. / Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, / salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei! -R.


Evangelho: João 16, 20-23


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 20Em verdade, em verdade vos digo: haveis de lamentar e chorar, mas o mundo se há de alegrar. E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria. 21Quando a mulher está para dar à luz, sofre porque veio a sua hora. Mas, depois que deu à luz a criança, já não se lembra da aflição, por causa da alegria que sente de haver nascido um homem no mundo. 22Assim também vós: sem dúvida, agora estais tristes, mas hei de ver-vos outra vez, e o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria. 23Naquele dia não me perguntareis mais coisa alguma. - Palavra da salvação.


 Homilia - Pe Roger

“Em verdade em verdade, vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria” (Jo 16,20).
Veja que Jesus está insistindo conosco, naquela mesma coisa que falou ontem aos nossos corações, insistindo que nós vamos chorar, vamos nos lamentar.
Talvez, Ele esteja referindo-se à mãe que chora pelo filho ausente, pelo filho que dá trabalho; ou seja a esposa que chora pela dificuldade com o marido, com seu casamento; a você que lamenta alguma perda em sua vida. Pode ser que o Senhor se refira à situação no seu trabalho, a qual não está fácil, ou por alguma situação na sua paróquia, na sua comunidade. Enfim, meus irmãos, nós passamos por muitas situações na vida pelas quais precisamos chorar e lamentar-se.

Quero dizer a você que chorar e lamentar-se não é nenhum problema, é até uma graça, pois é um momento de conclusão interior que nós vivemos. O que precisamos, na verdade, é chorar e lamentar-se em Deus. Aquele que chora e se lamenta em Deus, transforma seus lamentos e tristezas em alegria. Porém, aquele que não chora e manifesta seus sentimentos vive uma profunda angústia, um choro que se transforma até em desespero. A vida perde o sentido, o sabor.
Não dá para ser cristão sem viver situações de sofrimento ou de choro, pois o que nos faz sofrer e chorar é a oposição que o mundo faz à vontade de Deus. Você se lembra de Jesus no Horto nas Oliveiras? Lembra-se do quanto suou lágrimas, sangue, e o quanto suas lágrimas se transformaram em sangue?
Deus tem compaixão dos nossos sofrimentos. Se soubermos sofrer em Deus, nossa dor há de transformar-se em alegria.

Nenhum comentário: