sexta-feira, 3 de maio de 2013

LITURGIA DIÁRIA - JESUS É O CAMINHO, A VERDA E A VIDA.

Primeira Leitura: 1º Coríntios 15, 1-8

SANTOS FILIPE E TIAGO*
APÓSTOLOS E MÁRTIRES
(vermelho, glória, prefácio dos apóstolos - ofício da festa)

Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios - 1Eu vos lembro, irmãos, o Evangelho que vos preguei, e que tendes acolhido, no qual estais firmes. 2Por ele sereis salvos, se o conservardes como vo-lo preguei. De outra forma, em vão teríeis abraçado a fé. 3Eu vos transmiti primeiramente o que eu mesmo havia recebido: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4foi sepultado, e ressurgiu ao terceiro dia, segundo as Escrituras; 5apareceu a Cefas, e em seguida aos Doze. 6Depois apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, dos quais a maior parte ainda vive (e alguns já são mortos); 7depois apareceu a Tiago, em seguida a todos os apóstolos. 8E, por último de todos, apareceu também a mim, como a um abortivo. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(18)

REFRÃO:  Seu som ressoa e se espalha em toda terra.

1. Os céus proclamam a glória do Senhor, / e o firmamento, a obra de suas mãos; / o dia ao dia transmite esta mensagem, / a noite à noite publica esta notícia. -R.
2. Não são discursos nem frases ou palavras, / nem são vozes que possam ser ouvidas; / seu som ressoa e se espalha em toda a terra, / chega aos confins do universo a sua voz. -R.
Evangelho: João 14, 6-14


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 6Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. 7Se me conhecêsseis, também certamente conheceríeis meu Pai; desde agora já o conheceis, pois o tendes visto. 8Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta. 9Respondeu Jesus: Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste, Filipe! Aquele que me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai... 10Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras. 11Crede-me: estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa destas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai. 13E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei. - Palavra da salvação.


 Homilia - Pe Bantu

Neste dia em que celebramos a Festa dos Apóstolos Filipe e Tiago o Evangelho nos revela que é no Cristo Ressuscitado que está o fundamento da nossa fé. Ele é verdadeira mente a nossa alegria e esperança. Pois nos revela o rosto do verdadeiro Deus. Os Apóstolos vão entendendo, vivendo e experimentando esta verdade gradualmente.

Depois de Jesus se ter apresentado aos discípulos como sendo o Caminho a Verdade e a Vida; e que ninguém iria ao Pai senão por Ele, Filipe rompe o silêncio confuso e de ignorância dos demais discípulos e diz: Senhor mostre-nos o Pai, e assim não precisaremos de mais nada. Como se tivesse dito; Jesus pare de fazer discursos platônicos, seja concreto.

Nós queremos coisas palpáveis, queremos a prova visível. Falas-nos de um pai que nem sequer conhecemos. Quem é a final e onde está ele? Mostre-nos quem é. Esta tem sido a preocupação de muitos nos nossos dias! Quere que Deus apareça e atenda o meu pedido no dia e na hora que eu quero. Esquecemos-nos que Jesus está bem perto de mim. Basta ter fé, esperança e confiança n’Ele. E assim como Ele respondeu à Filipe também diz: Faz tanto tempo que estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem me vê, vê também o Pai.

A motivação fundamental que presidia às decisões de Jesus era realizar a vontade de seu Pai. Seu alimento é fazer a vontade do Pai que o enviou e realizar a sua obra. Ele é aquele que não procura fazer a sua vontade, mas a vontade daquele que o enviou. Assim é a pessoa de Jesus. Sua pessoa significa estreita união de vontades com o Pai. Identifica-se com o Pai em seu amor para com toda a humanidade.

Portanto, todos os que crêem em Jesus são chamados a fazer obras maiores do que as que vêem. Jesus é o caminho que nos conduz à Vida em plenitude, eterna. Ele é a Verdade.
Peça, no meio deste mundo incrédulo com muitos semeadores de dúvidas e incerteza, a virtude da fé e da esperança. Para que aprendendo a amar a Deus sobre todas as coisas tenhas fé viva em Jesus Cristo o Caminho, a Verdade e a Vida que nos conduz a Deus nosso Pai.
Ó Deus Onipotente, a quem verdadeiramente conhecer é a vida eterna; concede-nos que conheçamos perfeitamente que teu Filho Jesus Cristo é o caminho, e a verdade, e a vida; para que, seguindo os passos de teus bem-aventurados Apóstolos, São Felipe e São Tiago, andemos com perseverança no caminho que conduz à vida eterna; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém

Nenhum comentário: