segunda-feira, 27 de maio de 2013

LITURGIA DIÁRIA - O JOVEM RICO.

Primeira Leitura: Eclesiástico 17, 20-28

VIII SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia da IV semana do saltério)

Leitura do livro do Eclesiástico - 20Aos penitentes, porém, abre o caminho da justiça: conforta os desfalecidos, e conserva-lhes a verdade como destino.21Converte-te ao Senhor, abandona os teus pecados. 22Ora diante dele e diminui as ocasiões de pecado. 23Volta para o Senhor, afasta-te de tua injustiça, e detesta o que causa horror a Deus. 24Conhece a justiça e os juízos de Deus; permanece firme no estado em que ele te colocou, e na oração constante ao Altíssimo. 25Anda na companhia do povo santo, com os que vivem e proclamam a glória de Deus. 26Não te detenhas no erro dos ímpios, louva a Deus antes da morte; 27após a morte nada mais há, o louvor terminou. Glorifica a Deus enquanto viveres; glorifica-o enquanto tiveres vida e saúde; louva a Deus e glorifica-o em suas misericórdias. 28Quão grande é a misericórdia do Senhor, e o perdão que concede àqueles que para ele se voltam! - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(31)

REFRÃO: Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

1. Feliz o homem que foi perdoado / e cuja falta já foi encoberta! / Feliz o homem a quem o Senhor + / não olha mais como sendo culpado, / e em cuja alma não há falsidade! -R.
2. Eu confessei, afinal, meu pecado, / e minha falta vos fiz conhecer. / Disse: 'Eu irei confessar meu pecado!' / E perdoastes, Senhor, minha falta. -R.
3. Todo fiel pode, assim, invocar-vos, / durante o tempo da angústia e aflição, / porque, ainda que irrompam as águas,  / não poderão atingi-lo jamais. -R.
4. Sois para mim proteção e refúgio; / na minha angústia me haveis de salvar, / e envolvereis a minha alma no gozo  / da salvação que me vem só de vós. -R.


Evangelho: Marcos 10, 17-27


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo,17Tendo ele saído para se pôr a caminho, veio alguém correndo e, dobrando os joelhos diante dele, suplicou-lhe: "Bom Mestre, que farei para alcançara vida eterna?" 18Jesus disse-lhe: "Por que me chamas bom? Só Deus é bom.19Conheces os mandamentos: não mates; não cometas adultério; não furtes; não digas falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe." 20Ele respondeu-lhe: "Mestre, tudo isto tenho observado desde a minha mocidade."21Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: "Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me. 22Ele entristeceu-se com estas palavras e foi-se todo abatido, porque possuía muitos bens. 23E, olhando Jesus em derredor, disse a seus discípulos: "Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos!"24Os discípulos ficaram assombrados com suas palavras. Mas Jesus replicou: "Filhinhos, quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que põem a sua confiança nas riquezas! 25É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus." 26Eles ainda mais se admiravam, dizendo a si próprios: "Quem pode então salvar-se?" 27Olhando Jesus para eles, disse: "Aos homens isto é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível. - Palavra da salvação.



Homilia - Pe Bantu



Jesus no Evangelho de hoje nos quer ensinar o que devemos ser neste mundo, para conseguirmos chegar à vida eterna. Quando perguntado por um homem: “Que devo fazer para alcançar a vida eterna?” Ao que Jesus responde-lhe:- “Não mates, não roubes, não cometas adultério, não levantes falso testemunho, não defraudes, honra teu pai e tua mãe”. Ao que o homem lhe diz: - “Sim, mestre; tudo isso tenho cumprido à risca. ”Daí, Jesus continua:- “Então, tudo bem, só falta-lhe uma coisa , vai vende tudo o que é teu e dá aos pobres e segue-me.” O homem ficou muito triste e afastou-se, desistindo de segui-lo.
Jesus, então, comenta com os apóstolos: - “Como é difícil para quem é rico na terra, conseguir um lugar no céu.”. O apego ao dinheiro e às coisas materiais, só constitui para eles, os maiores obstáculos para conseguirem o céu. O coração fica embrutecido e sem sensibilidade para descobrir e aumentar a sua fé nas palavras de Jesus, como Deus que habitou entre nós e, morreu na cruz, somente para salvar a humanidade inteira, que o Pai Criador colocou na terra que , como o seu sonho, deveria ser um paraíso, onde correriam leite e mel. E, Jesus termina a sua explicação aos apóstolos dizendo-lhes: “É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no reino do céu.” Quer dizer, realmente a vida voltada somente para o que é material, empobrece o espírito, esvaziando-se das riquezas que só Deus pode nos dar, através da nossa fé.

E’, realmente “pobre” aquele que não tem fé em Deus. Na sua infinita bondade Deus, depois de tentar muitas vezes, através dos profetas, que eram os portadores dos seus avisos sobre a salvação e a vida eterna, Ele fez-se homem em seu próprio filho Jesus Cristo e, veio viver entre nós, para que acreditássemos, através das suas palavras e dos seus exemplos e, que assim ele pudesse levar a humanidade pelo caminho da salvação, que é o cume do Seu plano. Deus, na sua extrema bondade procurou trazer ao mundo a felicidade que já não existia, porque o seu povo O vem expulsando do seu convívio. Porém mesmo assim, os homens não entenderam nada e, ainda hoje uma grande maioria ainda não entende se apega às coisas materiais e expulsam Deus dos seus lares.

Muitos são os que vivem voltados e “enroscados” só no que é material, tornando-se verdadeiros escravos deste mundo desumanizado , em que vivemos nestes tempos. As coisas materiais adquiriram valores que as transformam em verdadeiros “deuses”, para a maioria que vive pautada nos esquemas de políticas sócio - econômicas protecionistas , onde a minoria dita normas e conduz, ao seu bel prazer, os destinos de todos; numa gritante e injusta divisão social, massacrando as classes tão sofridas, que vivem, sempre, das migalhas que sobram dessas divisões.. Realmente fica muito difícil o céu, a vida eterna, para os que não crêem e não vivem segundo os ensinamentos de Jesus.
Senhor, eu vos agradeço a generosidade de tantos que vos seguem incondicionalmente. Guardai-os em seus caminhos, no matrimônio ou no celibato, como leigos ou no ministério. Dai-me um pouco dessa generosidade, para que eu vos possa seguir. Ajudai-me nas dificuldades, iluminai-me para tomar as decisões certas. Dai-me alegria, mesmo se não tiver onde pousar a cabeça.

Nenhum comentário: