Hoje, em nosso espaço reservado aos ensinamentos do beato João Paulo II, deixamos à você uma parte da encíclica Redemptoris Mater, onde nosso baluarte nos fala sobre a presença de Maria no cenáculo, na festa de Pentecostes:
Edificada por Cristo sobre os Apóstolos, a Igreja tornou-se plenamente cônscia das "maravilhas de Deus" no dia do Pentecostes, quando os que estavam congregados no Cenáculo de Jerusalém "ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, segundo o Espírito Santo lhes concedia que se exprimissem" (At 2, 4). A partir desse momento começa também aquela caminhada de fé, a peregrinação da Igreja através da história dos homens e dos povos. É sabido que, ao iniciar-se essa caminhada, Maria se encontrava presente; vemo-la no meio dos Apóstolos no Cenáculo de Jerusalém, "implorando com as suas orações o dom do Espírito".
A sua caminhada de fé, em certo sentido, é mais longa. O Espírito Santo já tinha descido sobre ela, que se tornou sua fiel esposa na Anunciação, acolhendo o Verbo de Deus vivo, rendendo "o obséquio pleno da inteligência e da vontade e prestando o voluntário assentimento à Sua revelação"; ou melhor, abandonando-se totalmente nas mãos de Deus, "mediante a obediência de fé", pelo que respondeu ao Anjo: "Eis a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1, 38). Assim, a caminhada de fé de Maria, que vemos a orar no Cenáculo, é "mais longa" do que a dos outros que aí se encontravam reunidos: Maria "precede-os", "vai adiante" deles. O momento do Pentecostes em Jerusalém foi preparado pelo momento da Anunciação em Nazaré. No Cenáculo, o "itinerário" de Maria encontra-se com a caminhada da fé da Igreja. E de que modo?
Entre aqueles que eram assíduos à oração no Cenáculo, preparando-se para ir "por todo o mundo" depois de receber o Espírito Santo, alguns tinham sido chamados por Jesus, uns após outros, sucessivamente, desde os primórdios da sua missão em Israel. Onze dentre eles tinham sido constituídos Apóstolos; e a estes Jesus tinha transmitido a missão que ele próprio recebera do Pai: "Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós" (Jo 20, 21), tinha Ele dito aos mesmos Apóstolos depois da Ressurreição. E, passados quarenta dias, antes de voltar para o Pai, tinha acrescentado ainda: "quando o Espírito Santo tiver descido sobre vós..., sereis minhas testemunhas até às extremidades da terra" (cf. At 1, 8). Esta missão dos Apóstolos teve início a partir do momento da sua saída do Cenáculo de Jerusalém. A Igreja nasce e começa então a crescer, mediante o testemunho que Pedro e os demais Apóstolos dão acerca de Cristo crucificado e ressuscitado (cf. At 2, 31-34; 3, 15-18; 4, 10-12; 5, 30-32).
Maria não recebeu diretamente esta missão apostólica. Não se encontrava entre aqueles que Jesus enviou "por todo o mundo para ensinar todas as gentes" (cf. Mt 28, 19), quando lhes conferiu tal missão. Estava, porém, no Cenáculo, onde os Apóstolos se preparavam para assumir esta sua missão com a vinda do Espírito da Verdade: Maria estava com eles. No meio deles ela era "assídua na oração" como Mãe de Jesus" (cf. At 1, 13-14), ou seja, de Cristo crucificado e ressuscitado. E esse primeiro núcleo daqueles que se voltavam "com fé para Jesus Cristo, autor da salvação", estava consciente de que o mesmo Jesus era o Filho de Maria e que ela era sua Mãe; e como tal desde o momento da concepção e do nascimento, ela era uma testemunha especial do mistério de Jesus, daquele mistério que tinha sido expresso e confirmado diante dos seus olhos com a Cruz e a Ressurreição. A Igreja, portanto, desde o primeiro momento, "olhou" para Maria através de Jesus, como também "olhou" para Jesus através de Maria. Ela foi para a Igreja de então e de sempre uma testemunha singular dos anos da infância de Jesus e da sua vida oculta em Nazaré, período em que ela "conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração" (Lc 2, 19; Lc 2, 51).
(...)
Agora, nos albores da Igreja, no princípio da sua longa caminhada mediante a fé, que se iniciava em Jerusalém com o Pentecostes, Maria estava com todos aqueles que então constituíam o gérmen do "novo Israel". Estava presente no meio deles como uma testemunha excepcional do mistério de Cristo. E a Igreja era assídua na oração juntamente com ela e, ao mesmo tempo, "contemplava-a à luz do Verbo feito homem". E assim viria a ser sempre.
Com efeito, sempre que a Igreja "penetra mais profundamente no insondável mistério da Encarnação", ela pensa na Mãe de Cristo com entranhada veneração e piedade. Maria faz parte indissoluvelmente do mistério de Cristo; e faz parte também do mistério da Igreja desde o princípio, desde o dia do seu nascimento. Na base daquilo que a Igreja é desde o inicio, daquilo que ela deve tornar-se continuamente, de geração em geração, no seio de todas as nações da terra, encontra-se "aquela que acreditou no cumprimento das coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor" (Lc 1, 45). Esta fé de Maria, precisamente, que assinala o início da nova e eterna Aliança de Deus com a humanidade em Jesus Cristo, esta sua fé heróica "precede" o testemunho apostólico da Igreja e permanece no coração da mesma Igreja, escondida como uma herança especial da revelação de Deus. Todos aqueles que, de geração em geração, aceitando o testemunho apostólico da Igreja, começam a participar nessa herança misteriosa, participam, em certo sentido, na fé de Maria.
As palavras de Isabel "feliz daquela que acreditou", continuam a acompanhar a Virgem Maria também no Pentecostes; seguem-na de época para época, para onde quer que se estenda, através do testemunho apostólico e do serviço da Igreja, o conhecimento do mistério salvífico de Cristo. E assim se cumpre a profecia do Magnificat: "Hão-de me chamar bem-aventurada todas as gerações, porque fez em mim grandes coisas o Todo-poderoso. É santo o seu nome" (Lc 1, 48-49). Ao conhecimento do mistério de Cristo segue-se, efetivamente, a bênção de sua Mãe, sob a forma de especial veneração para com a Theotókos. E nessa veneração estão incluídas sempre as palavras abençoadoras da sua fé. Com efeito, a Virgem de Nazaré, segundo as palavras de Isabel na altura da Visitação, tornou-se ditosa sobretudo mediante essa sua fé. Aqueles que, de geração em geração, no seio de diversos povos e nações, acolhem com fé o mistério de Cristo, Verbo Encarnado e Redentor do mundo, não só se voltam com veneração e recorrem confiadamente a Maria como a sua Mãe, mas na sua fé procuram também o apoio para a própria fé. E precisamente esta participação viva na fé de Maria decide de uma sua presença especial na peregrinação da Igreja, como novo Povo de Deus espalhado por toda a terra.
pemiliocalrosA†Ω
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