segunda-feira, 17 de junho de 2013

LITURGIA DIÁRIA - A VINGANÇA.

Primeira Leitura: 2º Coríntios 6, 1-10

XI SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)

Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios - Irmãos, 1Na qualidade de colaboradores seus, exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. 2Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação. 3A ninguém damos qualquer motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja criticado. 4Mas em todas as coisas nos apresentamos como ministros de Deus, por uma grande constância nas tribulações, nas misérias, nas angústias, 5nos açoites, nos cárceres, nos tumultos populares, nos trabalhos, nas vigílias, nas privações; 6pela pureza, pela ciência, pela longanimidade, pela bondade, pelo Espírito Santo, por uma caridade sincera, 7pela palavra da verdade, pelo poder de Deus; pelas armas da justiça ofensivas e defensivas, 8através da honra e da desonra, da boa e da má fama. 9Tidos por impostores, somos, no entanto, sinceros; por desconhecidos, somos bem conhecidos; por agonizantes, estamos com vida; por condenados e, no entanto, estamos livres da morte. 10Somos julgados tristes, nós que estamos sempre contentes; indigentes, porém enriquecendo a muitos; sem posses, nós que tudo possuímos! - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(97)

REFRÃO: O Senhor fez conhecer a salvação.

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. -R.

2. O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel. -R.

3. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai! -R.
Evangelho: Mateus 5, 38-42


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 38Tendes ouvido o que foi dito: Olho por olho, dente por dente. 39Eu, porém, vos digo: não resistais ao mau. Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra. 40Se alguém te citar em justiça para tirar-te a túnica, cede-lhe também a capa. 41Se alguém vem obrigar-te a andar mil passos com ele, anda dois mil. 42Dá a quem te pede e não te desvies daquele que te quer pedir emprestado. - Palavra da salvação.


 Homilia - Pe Bantu


Jesus apresenta uma referência baseada, não na lei da justiça judaica, isto é, o que é devido a cada um, mas na lei da graça e do amor. Ouvistes o que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente!' Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado.
A lei que Jesus faz alusão é de do Talião: “Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente”, embora à primeira vista pareça estar alimentando um sentimento de vingança, ela justamente deseja frear um ímpeto de vingança individual. Para S. Agostinho, esta a Lei impedia expressões desmesuradas. É como um já perdoar um pouco: é um começo de justiça misericordiosa. E Aquele que veio não abolir, mas aperfeiçoar, a conduz à sua perfeição. Porque em Jesus, e por Ele: Não resistais ao malvado. Pelo contrário, se alguém te dá uma bofetada na face direita, oferece-lhe a esquerda...
Assim, com estas palavras, o Senhor nos vai progressivamente conduzindo. Fazendo-nos reconhecer o não revide: oferecer a outra face; deixar também o manto; caminhar com ele dois mil passos.
Desta maneira, Ele nos leva ao mandamento da caridade, não só para melhor compreendê-lo, mas também como concretamente vivê-lo. O Senhor nos ordena dar a todos tudo o que eles nos pedem: que todos sejam cumulados, por nossa generosidade, de tudo o que lhes falta.
Façamos de modo que eles não sofram nem de sede, nem de fome, nem da falta de vestes. E então, seremos encontrados dignos dos bens que faltam a nós mesmos e que pedimos a Deus, pois o costume de dar nos merecerá obtê-los. Ademais há mais alegria em dar do que em receber.
É urge que aos nossos ouvidos soem as palavras de Jesus: vencer o mal com o bem e tornar concreto em nosso agir o mandamento do amor fraterno.
Peçamos ao Senhor que encha nossos corações com as graças do Seu Espírito Santo; com amor, alegria, paz, paciência, bondade e humildade. E nos ensine a amar os que nos odeiam; a rezar pelos que nos perseguem. E com o Seu auxílio, renunciar aos prazeres deste mundo e a desejar uma nova terra e novos céus.

Nenhum comentário: