quinta-feira, 20 de junho de 2013

ESPIRITUALIDADE DO SER SANTO.



 Realmente parece ser contraditório esse título. Mas não o é. É muita intimidade e nada mais.
 O evangelista Mateus (5,48), certamente inspirado em Levítico 19, nos convida a “sermos santos como Deus é santo”. Esta é uma VOCAÇÃO geral, para todos. A particular existe e tem que existir e é de cada um e ninguém pode penetrar. Mas a VOCAÇÃO À SANTIDADE é para todos. Todos somos chamados a ela. E o SER SANTO é exatamente isso: ter e viver a espiritualidade de Jesus, humano, divino, Deus e homem. Mesmo sendo Deus, buscou viver como o Pai, imitou o Pai. Repito, então, a ESPIRITUALIDADE DO SANTO é buscar viver como Jesus. Ser santo é imitar o SANTO ÚNICO E PERFEITO: JESUS.
Para vivermos a ESPIRITUALIDADE, para buscarmos a SANTIDADE é necessário viver o momento presente. Viver o momento presente é a nossa chance de “viver a nossa vida terrena na direção da vida Eterna – isto é SANTIDADE. E ELE, Jesus, nos exorta a vivemos o momento presente: “o pão nosso da cada dia”. “Hoje estará comigo no paraíso”, disse ao arrependido ladrão. São Paulo expressou essa realidade escrevendo: “quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor (Rm 14).
 
Muitos homens e mulheres santos buscaram a SANTIDADE como Inácio de Loyola, vivendo a sua jaculatória: “Para maior glória de Deus”. Elizabete da Trindade sempre dizia no decorrer de seu dia: “No louvor da glória”. E São João Bosco: “Dê-me almas”. Para o fundador da Comunidade Arca da Aliança, Jean Vanier, “Jesus nos deficientes...”. São Paulo da Cruz expressou sua busca de santidade no dia a dia, dizendo: “Viver Deus momento por momento”. A pequena Santa Teresinha (pequena no diminutivo de seu nome) sempre falava: “Minha vida é um instante, é um momento”. O sábio Concílio Vaticano II alertou no documento Gaudium et Spes, no. 16: “Discernir a voz de Deus para cada momento”.
 
Com a maravilhosa S. Catarina de Sena, termino minha tentativa de reflexão sobre a ESPIRITUALIDADE DA SANTIDADE: “Se fores o que deveis ser, ateareis fogo sobre a terra”.
Eu creio na santidade porque um Deus feito homem semeou em minha vida a busca do seu coração e o seu coração é o céu.
 Busco, 24 horas ao dia, viver isso: “Como a cerva anseia por correntes de água, assim minha alma anseia por ti, o’ Deus. Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando entrarei para ver o roso de Deus? (Sl 42).

Nenhum comentário: