quinta-feira, 6 de junho de 2013

LITURGIA DIÁRIA - OS DOIS MANDAMENTOS.

Primeira Leitura: Tobias 6, 10-11; 7, 1.9-17; 8, 4-9

IX SEMANA COMUM *
(verde - ofício do dia)

Leitura do livro de Tobias - Naqueles dias, 10Em seguida Tobias disse-lhe: Onde queres que pousemos? 11Há aqui, respondeu o anjo, um homem de tua tribo e de tua família, chamado Raguel, que tem uma filha chamada Sara; além dela não tem mais filha. 1Chegaram, pois à casa de Raguel, que os recebeu cordialmente. 9Depois que conversaram, Raguel mandou matar um carneiro para preparar um jantar. E quando lhes rogava que tomassem lugar à mesa, 10Tobias disse-lhe: Não comerei nem beberei aqui hoje, antes que me tenhas prometido conceder o que te vou pedir: dá-me Sara, tua filha, (por mulher). 11Estas palavras encheram Raguel de espanto, pensando no que tinha acontecido aos sete maridos que se tinham aproximado dela, e começou a temer que tal desgraça se repetisse mais uma vez. E como ele hesitasse em dar uma resposta a Tobias, 12o anjo disse-lhe: Não temas dar-lhe tua filha, porque é deste piedoso servo de Deus que ela deve ser mulher. Por isso nenhum outro pôde tê-la. 13Então Raguel disse: Não tenho mais dúvidas de que Deus admitiu em sua presença minhas lágrimas.  
14Estou persuadido de que ele vos fez vir à minha casa unicamente para que minha filha desposasse um seu parente, segundo a lei de Moisés. Não temas: eu ta hei de dar. 15E, tomando a mão direita de sua filha, pô-la na de Tobias, dizendo: Que o Deus de Abraão, o Deus de lsaac, o Deus de Jacó esteja convosco; que ele vos una e derrame sobre vós a sua bênção. 16Tomou em seguida o papel, e redigiram o ato do matrimônio. 17E celebraram alegremente uma festa, agradecendo a Deus. 4Então Tobias encorajou a jovem com estas palavras: Levanta-te, Sara, e roguemos a Deus, hoje, amanhã e depois de amanhã. Estaremos unidos a Deus durante essas três noites. Depois da terceira noite consumaremos nossa união; 5porque somos filhos dos santos (patriarcas), e não nos devemos casar como os pagãos que não conhecem a Deus. 6Levantaram-se, pois, ambos, e oraram juntos fervorosamente para que lhes fosse conservada a vida. 7Tobias disse: Senhor Deus de nossos pais, bendigam-vos os céus, a terra, o mar, as fontes e os rios, com todas as criaturas que neles existem. 8Vós fizestes Adão do limo da terra, e destes-lhe Eva por companheira. 9Ora, vós sabeis, ó Senhor, que não é para satisfazer a minha paixão que recebo a minha prima como esposa, mas unicamente com o desejo de suscitar uma posteridade, pela qual o vosso nome seja eternamente bendito. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(127)

REFRÃO: Felizes todos que respeitam o Senhor!

1. Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem! -R.

2. A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa. -R.

3. Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida. -R.
Evangelho: Marcos 12, 28-34


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo, 28Achegou-se dele um dos escribas que os ouvira discutir e, vendo que lhes respondera bem, indagou dele: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? 29Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor; 30amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças. 31Eis aqui o segundo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes não existe. 32Disse-lhe o escriba: Perfeitamente, Mestre, disseste bem que Deus é um só e que não há outro além dele. 33E amá-lo de todo o coração, de todo o pensamento, de toda a alma e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, excede a todos os holocaustos e sacrifícios. 34Vendo Jesus que ele falara sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do Reino de Deus. E já ninguém ousava fazer-lhe perguntas. - Palavra da salvação.




Essa foi uma pegadinha  ou uma armação para pegar Jesus?  Os escribas eram os intelectuais, eles dominavam aquela complicada  escrita e conheciam a lei.  Sua pergunta foi tão sincera que o próprio Jesus reconheceu.
        Quanto à resposta de Jesus, acho que ela merece uma explicação detalhada. "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração,  de toda a tua alma, de todo o teu espírito, de todo o teu entendimento(em outros evangelistas)   isso quer dizer:  Amar a Deus com toda a minha vontade,  com toda minha juventude, sem medir esforços, por exemplo para ir à missa num dia de chuva, não ter  preguiça de rezar, de ajudar na igreja se eu puder , de ensinar a palavra de Deus aos outros, etc.  Em outros evangelistas, aparece a frase:  "com  todo o teu entendimento"  O que significa o seguinte: Se eu não sei que uma coisa é pecado e eu fizer essa coisa, eu não pequei, mas se eu estou sabendo que aquilo é pecado e eu o fizer, meu pecado será maior. 

 Exemplo: Nunca disseram a um jovem  que a  masturbação  é um pecado contra a castidade. Se ele faz isso, não está pecando. Ao contrário, outro jovem que está consciente de seu erro e o comete, estará pecando.  Vejam. Quanto mais eu conheço a lei de Deus, mais aumenta a minha responsabilidade.  Porque eu estou ciente do que estou fazendo. Eu faço, repito, volto ao padre e confesso. Peco de novo. Seria o caso de um psiquiatra. Não eu não disse que você está ficando louco(a).  Porque no Brasil quem procura um psiquiatra, é louco.  Então seria o caso de procurar um sacerdote para acompanhar o seu problema. Meu irmão, minha irmã. 
 Se estou  falando do seu caso, por favor não desista de ser cristão, ou cristã, só porque está sendo difícil vencer  este seu defeito de personalidade. Deus quer o nosso esforço para vencer os nossos defeitos. E você está se esforçando, tentando ser cristão ou cristã. Continue lutando bravamente.  Mesmo se o padre maravilhoso  com quem você se aconselha  não resolveu o seu problema, seja firme! Um dia você vai conseguir vencer tudo isso que o está impedindo de ser um (a) cristão como todas as outras pessoas.
        Amar a Deus de todas as tuas forças. Significa que eu vou me dedicar às coisas de Deus de acordo com a minha saúde, meu estado  físico, e a minha idade, etc. Exemplo:   Hoje é domingo,  você está doente e não pode ir à missa. Você não pecou.  Agora, o  seu amigo, em plena saúde, e que mora razoavelmente perto da igreja, faltou à missa.  Então ele pecou. 
        Amarás o teu próximo como a ti mesmo.  Não é sair por aí dando beijinho nos  "caras" que você encontrar. Este mandamento do Mestre quer nos dizer que   devemos desejar  para os outros, exatamente o mesmo que desejamos para nós. Se eu estou lavando a louça na minha casa. O meu copo preferido eu lavo bem lavado. Os demais copos, eu lavo de qualquer jeito, eu não estou amando os meus próximos mais próximos como a mim mesmo. Você concorda? Ou sem corda?

Nenhum comentário: