quinta-feira, 27 de junho de 2013

LITURGIA DIÁRIA - QUEM ENTRA NO REINO DO CÉU

Primeira Leitura: Gênesis 16, 1-12.15-16

XII SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)

Leitura do livro do Gênesis - 1Sarai, mulher de Abrão, não lhe tinha dado filho; mas, possuindo uma escrava egípcia, chamada Agar, 2disse a Abrão: "Eis que o Senhor me fez estéril; rogo-te que tomes a minha escrava, para ver se, ao menos por ela, eu posso ter filhos." Abrão aceitou a proposta de Sarai. 3Sarai tomou, pois, sua escrava, Agar, a egípcia, passado dez anos que Abrão habitava a terra de Canaã, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido. 4Este aproximou-se de Agar e ela concebeu. Agar, vendo que tinha concebido, começou a desprezar a sua senhora. 5Então Sarai disse a Abrão: "Caia sobre ti o ultraje que me é feito! Dei-te minha escrava, e ela, desde que concebeu, olha-me com desprezo. O Senhor seja juiz entre mim e ti!" 6Abrão respondeu-lhe: "Tua escrava está em teu poder, faze dela o que quiseres." E Sarai maltratou-a de tal forma que ela teve de fugir. 7O anjo do Senhor, encontrando-a no deserto junto de uma fonte que está no caminho de Sur, 8disse-lhe: "Agar, escrava de Sarai, donde vens? E para onde vais?" "Eu fujo de Sarai, minha senhora", respondeu ela. 9"Volta para a tua senhora, tornou o anjo do Senhor, e humilha-te diante dela." 10E ajuntou: "Multiplicarei tua posteridade de tal forma, e será tão numerosa, que não se poderá contar." 11Disse ainda mais: "Estás grávida, e vais dar à luz um filho: dar-te-ás o nome de Ismael, porque o Senhor te ouviu na tua aflição. 12Este menino será como um jumento bravo: sua mão se levantará contra todos e a mão de todos contra ele, e levantará sua tenda defronte de todos os seus irmãos." 15Agar deu à luz um filho a Abrão, o qual lhe pôs o nome de Ismael. 16Abrão tinha a idade de oitenta e seis anos quando Agar lhe deu à luz Ismael. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(105)

REFRÃO: Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.

1.
Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia! Quem contará os grandes feitos do Senhor? Quem cantará todo o louvor que ele merece? -R.

2.
 Felizes os que guardam seus preceitos e praticam a justiça em todo o tempo! Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, pelo amor que demonstrais a vosso povo! -R.

3.
 Visitai-me com a vossa salvação, para que eu veja o bem-estar do vosso povo, e exulte na alegria dos eleitos, e me glorie com os que são vossa herança. -R.
Evangelho: Mateus 7, 21-29


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 21Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres? 23E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus! 24Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha. 26Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína. 28Quando Jesus terminou o discurso, a multidão ficou impressionada com a sua doutrina. 29Com efeito, ele a ensinava como quem tinha autoridade e não como os seus escribas. - Palavra da salvação.


 Homilia -  Pe Bantu


Portanto, só quem faz a vontade do Pai que está nos céus entrará no Reino dos céus. A expressão Senhor, Senhor, aplica-se a todos aqueles que chamam e evocam o nome de Jesus Cristo para defenderem os seus interesses. Para roubar, matar e profanar o sagrado. E como o mundo está repleto desta gente, meu Deus!
O primeiro passo para fazer a vontade do Pai é a conversão e o recebimento de Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.
O Expulsar demônio, curar doenças e fazer milagres não é sinônimo de pertença ao Reino dos Céus. Porque nem sempre os milagres têm a origem Divina. Até porque o diabo também faz milagres e realiza curas. Eles também invocam o nome de Jesus para fazê-lo. Nesta seqüência posso afirmar sem medo de errar que, um milagre indica o uso do poder sobrenatural. Este pode ser divino ou satânico.
O diabo pode revestir-se da pele do cordeiro e expulsar provisoriamente um demônio para impressionar a audiência, e dar a ilusão que foi um ato divino.
Por isso, não basta ouvir as Suas palavras é necessário pô-las em prática. Isto significará construir a casa sobre a rocha, sobre uma base firme e segura, e as tempestades da vida, por mais fortes que sejam não lhe farão mal algum.
Num mundo, onde se confia mais em coisas materiais do que nas palavras do Mestre que fala diferentemente dos mestres da lei é como um homem insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Sem ter alicerce firme, vindo a tempestade a casa ruiu e foi levada pela enchente.
Portanto, quem não põe em pratica a Sua Palavra não tem defesa contra os insucessos e desventuras da vida que acarretarão a sua ruína total. Peçamos ao Senhor a graça de estarmos sempre atentos, à Sua Palavra e de traduzi-la em ações concretas no nosso dia-a-dia.

Nenhum comentário: