terça-feira, 25 de junho de 2013

LITURGIA DIÁRIA - PÉROLAS, PORTA, CAMINHOS.

Primeira Leitura: Gênesis 13, 2.5-18

XII SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)

Leitura do livro do Gênesis - 2Abrão era muito rico em rebanhos, prata e ouro. 5Lot, que acompanhava Abrão, possuía também ovelhas, bois e tendas, 6e a região não lhes bastava para aí se estabelecerem juntos. 7Por isso houve uma contenda entre os pastores dos rebanhos de Abrão e os dos rebanhos de Lot. Os cananeus e os ferezeus habitavam então naquela terra. 8Abrão disse a Lot: "Rogo-te que não haja discórdia entre mim e ti, nem entre nossos pastores, pois somos irmãos. 9Eis aí toda a terra diante de ti; separemo-nos. Se fores para a esquerda, eu irei para a direita; se fores para a direita, eu irei para esquerda." 10Lot, levantando os olhos, viu que a toda a planície de Jordão era regada de água (o Senhor não tinha ainda destruído Sodoma e Gomorra) como o jardim do Senhor, como a terra do Egito ao lado de Tsoar. 11Lot escolheu toda a planície do Jordão e foi para o oriente. Foi assim que se separam um do outro. 12Abrão fixou-se na terra de Canaã, e Lot nas cidades da planície, onde levantou suas tendas até Sodoma. 13Ora, os habitantes de Sodoma eram perversos, e grandes pecadores diante do Senhor. 14O Senhor disse a Abrão depois que Lot o deixou: "Levanta os olhos, e do lugar onde estás, olha para o norte e para o sul, para o oriente e para o ocidente. 15Toda a terra que vês, eu a darei a ti e aos teus descendentes para sempre. 16Tornarei tua posteridade tão numerosa como o pó da terra: se alguém puder contar os grãos do pó da terra, então poderá contar a tua posteridade. 17Levanta-te, percorre a terra em toda a sua extensão, porque eu te hei de dar." 18Abrão levantou as suas tendas e veio fixar-se no vale dos carvalhos de Mambré, que estão em Hebron; e ali edificou um altar ao Senhor. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(14)

REFRÃO: Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?

1. É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua. -R.

2. Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor. -R.

3. Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim! -R.

Evangelho: Mateus 7, 6.12-14


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 6Não lanceis aos cães as coisas santas, não atireis aos porcos as vossas pérolas, para que não as calquem com os seus pés, e, voltando-se contra vós, vos despedacem. 12Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram. 14Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram. - Palavra da salvação.


 Homilia - Pe Bantu


Toda a Sagrada Escritura, do Antigo ao Novo Testamento, revela ao mundo a vontade do Pai. A Palavra de Deus é o próprio Jesus Cristo que não muda, é o mesmo ontem, hoje e sempre. Neste Evangelho Jesus nos exorta a não darmos aos cães as coisas santas e não atirarmos pérolas aos porcos, isto é, a ter respeito com as coisas sagradas e não pô-las a serviço dos nossos interesses. Algumas pessoas confundem os ensinamentos do Evangelho e vulgarizam a Palavra de Deus de acordo com as suas conveniências.
Muitas vezes nós banalizamos as coisas de Deus e perdemos o nosso precioso tempo discutindo e medindo forças com pessoas que não têm conhecimento de Deus e querem nos influenciar e destruir a nossa fé e a nossa esperança nas promessas divinas. Devemos preservar os ensinamentos do Evangelho e desejarmos para o outro aquilo que desejaríamos também para nós. As nossas atitudes com os nossos irmãos, as nossas ações diante dos apelos do mundo que nos acena com as coisas fáceis e ilusórias mostram se estamos realmente fazendo o itinerário do caminho que nos leva à vida.
A porta estreita é a porta dos ensinamentos evangélicos, difíceis de vivenciarmos, mas que nos leva à vida eterna. O homem que tem uma vida “fácil” perde-se também com facilidade, porque coloca a sua alma naquilo que só dá prazer. Muitas vezes queremos seguir o caminho mais fácil, que nos custa menos, no entanto, é a estrada que nos leva a perdição.
A porta estreita é a vivência do amor, é o amor vivido em atos concretos. A porta larga é o egoísmo, o querer só para si esquecendo que a Lei e os Profetas consistem em amar a Deus e ao próximo como a si mesmo. 

Jesus disse para os seus discípulos: “Entrai pela porta estreita”. Esse convite de Jesus não é para viver a religião do medo rigoroso escrupuloso, com a mente fechada. É a por do amor exigente e radical pela qual se entra no reino de Deus. As pessoas andam normalmente por caminhos “largos e espaçosos” onde cabe toda classe de interesses egoístas e mesquinhos. O caminho que conduz à vida é exigente e difícil: pede inclusive amor aos inimigos. Mas vale a pena, pois, nos dá a certeza da salvação e a plena realização já neste mundo. Às vezes, desanimamos e pensamos que é impossível a proposta amorosa que Deus nos faz. Dificuldades não existem para Deus, só possibilidades. Devemos perseverar nas possibilidades.
Você costuma banalizar a Palavra de Deus dizendo que as coisas mudaram? Você brinca com as coisas santas? Você conta anedotas que vulgarizam as coisas santas? O que você faz quando as pessoas o desestimulam, e questionam a ação de Deus na sua vida? Você confia no Senhor mesmo quando todos à sua volta dizem o contrário? Você costuma discutir as coisas de Deus com pessoas alheias ao assunto, querendo convencê-las?

Nenhum comentário: