quinta-feira, 28 de abril de 2011

VIDA COMUNITÁRIA E SOCIEDADE - O QUE É O AMOR?

Trata-se de uma pergunta que nos deveríamos fazer todos. Amor é uma palavra que encerra um significado maravilhoso, mas tem sido desvirtuada e, atualmente, não sabemos o que significa, sendo usada sem considerar seu verdadeiro sentido. Infelizmente, foi uma palavra reduzida ao âmbito sexual e se perdeu a valiosa força que estas quatro letras encerram. Realmente amamos?

A Caridade é a terceira virtude teologal, além de ser a principal. É o amor de Deus que habita em nosso coração, amar é ter Deus no coração e compartilhí-Lo com todos. Podemos defini-la assim: “A Caridade é a virtude teologal, pela qual a pessoa ama a Deus sobre todas as coisas, por Ele mesmo (Não por interesse) e ama ao próximo por Deus ”.

Existem dois tipos de amor:

• O amor concupiscência: é uma amor por interesse próprio, ama porque considera a outra pessoa útil, agradável ou prazenteira. É o falso amor que abunda no mundo.

• O amor de amizade: é o amor de Deus. não é interessado. Ama principalmente pelo bem do outro.

O primeiro é o que nos domina, tudo fazemos desde o egoísmo, não atuamos pelo bem de nosso próximo, mas em benefício próprio. Dizemos que amamos, mas, na verdade, estamos utilizando à pessoa, esperamos que nos dê prazer, companhia, nos faça favores, a manipulamos, enfim, deixamos a palavra amor no mesmo nível de um mero sentimento.

O amor não é um sentimento, é uma ação. Quando se ama de verdade, deseja-se que a outra pessoa viva, que esta vida seja doada, proporcionar-lhe o melhor para que possa ser feliz, sua felicidade será a nossa também, porque a compartilhamos. não se espera nada em troca, a maior recompensa é saber que a outra pessoa está bem, alegre, sentindo-se amada de verdade. É entregar-se esquecendo de si mesmo.

O mandamento principal para o cristão é AMAR, já que o amor contém todos os demais mandamentos. Jesus diz, em Marcos 12, 28-31: “Achegou-se dele um dos escribas que os ouvira discutir e, vendo que lhes respondera bem, indagou dele: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» Jesus respondeu-lhe: «O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarís ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças. Eis aqui o segundo: Amarís o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes não existe».”.

Também são Paulo nos define a caridade em 1 Coríntios 13, 1-12:

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada. Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria!

A caridade é paciente, a caridade é bondosa. não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. não é arrogante. Nem escandalosa. não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão , o dom das línguas cessarí, o dom da ciência findarí. A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita. Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerí. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança.

Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como sou conhecido”.

Por que nos custa tanto trabalho amar? É uma pergunta que cada um deve responder, analisar como entende esta palavra e até que ponto estamos dispostos a procurar a felicidade do próximo. já não sabemos dizer a um amigo ou amiga que a amamos, pior ainda, não nos atrevemos porque o amor tem sido tão deturpado que, imediatamente, pensamos que vamos ser mal interpretados; também não o dizemos a uma pessoa necessitada, às vezes a ajudamos, mas sem nunca dizer que a amamos.

Convido a todos a meditar sobre esta palavra, que passemos do sentimento à ação, amar um amigo é querer sempre o bem dele e, se conseguíssemos amar a todos, nosso mundo seria melhor, acabaria tanta maldade e viveríamos mais felizes.

Não tenha medo de amar! Se você se sente amado por Deus e realmente ama a Deus, veja como é simples compartilhar esse amor com nossos semelhantes. Não esqueçamos que todos somos filhos de Deus e, com nossas qualidades, defeitos e pecado, Ele nos ama a todos por igual.

Nenhum comentário: