domingo, 24 de abril de 2011

ELE NÃO ESTÁ AQUI! RESSUSCITOU, COMO HAVIA DITO!

Evangelho segundo São Mateus 28, 1-10

“Depois do sábado, ao raiar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. De repente, houve um grande terremoto: o anjo do Senhor desceu do céu e, aproximando-se, removeu a pedra e sentou-se nela. Sua aparência era como um relâmpago, e suas vestes, brancas como a neve. Os guardas ficaram com tanto medo do anjo que tremeram e ficaram como mortos. Então o anjo falou às mulheres: "Vós não precisais ter medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito!... Ide depressa contar aos discípulos: ´Ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galiléia. Lá o vereis´. É o que tenho a vos dizer". E saindo às pressas do túmulo, com sentimentos de temor e de grande alegria, correram para dar a notícia aos discípulos. Nisso, o próprio Jesus veio-lhes ao encontro e disse: "Alegrai-vos!" Elas se aproximaram e abraçaram seus pés, em adoração. Jesus lhes disse: "Não tenhais medo; ide anunciar a meus irmãos que vão para a Galiléia. Lá me verão.””

Oração
 
Ver as igrejas fechadas, o altar vazio, produzem um sentimento de abandono. Quero contemplar-te, meu Jesus, nestas horas de solidão no sepulcro.
Petição
Que minhas boas obras deste dia aliviem tua solidão, meu Senhor e meu Deus.

Meditação

“A morte do Senhor demonstra o amor imenso com que Ele nos amou até ao sacrifício por nós; mas só a sua ressurreição é "prova certa", é certeza de que quanto Ele afirma é verdade que vale também para nós, para todos os tempos.
É importante reafirmar esta verdade fundamental da nossa fé, cuja verdade histórica é amplamente documentada, mesmo se hoje, como no passado, não falta quem de modos diversos a põe em dúvida ou até a nega. O enfraquecimento da fé na ressurreição de Jesus consequentemente torna débil o testemunho dos crentes. De fato, se faltar na Igreja a fé na ressurreição, tudo pára, tudo desmorona. Ao contrário, a adesão do coração e da mente a Cristo morto e ressuscitado muda a vida e ilumina toda a existência das pessoas e dos povos.

Não é porventura a certeza de que Cristo ressuscitou que dá coragem, audácia profética e perseverança aos mártires de todos os tempos? Não é o encontro com Jesus vivo que converte e fascina tantos homens e mulheres, que desde o início do cristianismo continuam a deixar tudo para o seguir e pôr a própria vida ao serviço do Evangelho? "Se Cristo não ressuscitou é vã a nossa pregação e vã a nossa fé" (1 Cor 15, 14). Mas ressuscitou!” (Bento XVI, 26 de março de 2008)

Reflexão Apostólica

A oração eucarística culmina com a doxologia “Por Cristo, com Cristo e em Cristo”. Nela se renova a convicção de que somente por Cristo e em Cristo se pode dar a glória e a honra devidas ao Pai. O “amém” dos fiéis à doxologia tem um sentido particularmente denso, pois significa a decisão de identificar-se com Cristo para a glória do Pai e de aderir ao seu sacrifício cumprindo em si mesmos o que falta à Paixão de Cristo pelo seu corpo, que é a Igreja.
 
Propósito

Participar, preferencialmente com a própria família da Vigília Pascal.

Diálogo com Cristo

Permita, Senhor, que eu seja como esse João ou essa Maria Madalena que souberam ser fiéis nos momentos de tua paixão e morte. A eles não importou “o que dirão”, nem as próprias ameaças nem o risco que implicou manterem-se junto a Ti no Calvário. Eu também quero acompanhar-te em minha oração, quero contemplar, apreciar e agradecer, com atos o infinito amor que me tens.

“O amor a Cristo não alcançaria toda a sua profundidade e amplidão se não descobrisse em sua paixão e morte a profundidade e a amplidão de seu amor aos homens.”



pemiliocarlos.blogspot.com

Nenhum comentário: