quinta-feira, 3 de março de 2011

LITURGIA DIÁRIA - A CURA DO CEGO BARTIMEU.


Primeira Leitura: Eclesiástico 42, 15-26

VIII SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)

Leitura do livro do Eclesiástico - 15Relembrarei agora as obras do Senhor, proclamarei o que vi. Pelas palavras do Senhor foram produzidas as suas obras. 16O sol contempla todas as coisas que ilumina; a obra do Senhor está cheia de sua glória. 17Porventura não fez o Senhor com que seus santos proclamassem todas as suas maravilhas, maravilhas que ele, o Senhor todo-poderoso, consolidou, a fim de que subsistam para a sua glória? 18Ele sonda o abismo e o coração humano, e penetra os seus pensamentos mais sutis, 19pois o Senhor conhece tudo o que se pode saber. Ele vê os sinais dos tempos futuros, anuncia o passado e o porvir, descobre os vestígios das coisas ocultas. 20Nenhum pensamento lhe escapa, nenhum fato se esconde a seus olhos. 21Ele enalteceu as maravilhas de sua sabedoria, ele é antes de todos os séculos e será eternamente. 22Nada se pode acrescentar ao que ele é, nem nada lhe tirar; não necessita do conselho de ninguém. 23Como são agradáveis as suas obras! E todavia delas não podemos ver mais que uma centelha. 24Essas obras vivem e subsistem para sempre, e em tudo o que é preciso, todas lhe obedecem. 25Todas as coisas existem duas a duas, uma oposta à outra; ele nada fez que seja defeituoso. 26Ele fortaleceu o que cada um tem de bom. Quem se saciará de ver a glória do Senhor? - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(32)

REFRÃO: A palavra do Senhor criou os céus.

1. Celebrai o Senhor com a cítara, entoai-lhe hinos na harpa de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo, acompanhado de instrumentos de música, - R.

2. porque a palavra do Senhor é reta, em todas as suas obras resplandece a fidelidade: ele ama a justiça e o direito, da bondade do Senhor está cheia a terra. - R.

3. Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e pelo sopro de sua boca todo o seu exército. Ele junta as águas do mar como num odre, e em reservatórios encerra as ondas. - R.

4. Tema ao Senhor toda a terra; reverenciem-no todos os habitantes do globo. Porque ele disse e tudo foi feito, ele ordenou e tudo existiu. - R.


Evangelho: Marcos 10, 46-52


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo, 46Chegaram a Jericó. Ao sair dali Jesus, seus discípulos e numerosa multidão, estava sentado à beira do caminho, mendigando, Bartimeu, que era cego, filho de Timeu. 47Sabendo que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, fílho de Davi, em compaixão de mim!" 48Muitos o repreendiam, para que se calasse, mas ele gritava ainda mais alto: "Filho de Davi, tem compaixão de mim!" 49Jesus parou e disse: "Chamai-o" Chamaram o cego, dizendo-lhe: "Coragem! Levanta-te, ele te chama." 50Lançando fora a capa, o cego ergueu-se dum salto e foi ter com ele. 51Jesus, tomando a palavra, perguntou-lhe: "Que queres que te faça? Rabôni, respondeu-lhe o cego, que eu veja! 52Jesus disse-lhe: Vai, a tua fé te salvou." No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho. - Palavra da salvação.
catolicanet.com

Homilia - Pe Bantu


Bem, o texto nos traz a refletir e observar Bartimeu; vejamos suas caracteristicas: cego, mendigo, filho de Timeu, ou seja, uma pessoa excluída socialmente, porém, quando percebe que Jesus se aproxima não se cala, percebe que é sua chance de receber o milagre da cura. Não se acomoda, ao contrário, tenta chamar a atenção de Jesus clamando “Jesus, Filho de Davi”, porém, ele é repreendido, mas mesmo assim, não se cala; ele grita e clama a Jesus, “Filho de Davi, tem misericórdia de mim”, e no momento em que Jesus o chama, ele Lança de si a capa, levanta-se de um salto e vai ter com Jesus dizendo “Mestre que torne a ver” Jesus o liberta da escuridão.

Assim como Bartimeu, muitos de nós estamos vendo Jesus passar e estamos sendo afastados dele pela multidão que nos repreende, porém, uma multidão bem diferente, ou seja, multidão de problemas, estresse, depressão, desanimo, falta de fé, enfim, inumeras circunstâncias que tendem a nos reprimir e nos impedir a chegarmos a Jesus, mas como Bartimeu, devemos clamar, buscar e gritar “Jesus, Olhe para mim”, “Jesus, por favor, ouça minhas preces”, “Jesus, ajude-me”, pois da mesma forma, que ouviu Bartimeu, ele nos ouvirá e nos chamará para perto de si.

Assim como fez Bartimeu, devemos lançar fora a capa; a capa do comodismo, da preguiça, da dúvida, do individualismo e irmos até Jesus, pois ele nos aguarda de braços abertos, a fim de nos ensinar, auxiliar e abençoar. Devemos lançar fora a capa do passado e nos renovar em Cristo Jesus, para que possamos gerar intimidade, e podermos chamá-lo de “Mestre”.

Aproveite esse momento, e sinta a presença de Deus, sinta-o passando em sua vida, aproveitem queridos e Clamem à Ele, lançando de sobre si a capa das dúvidas, da falta de Fé, e permita que Ele apodere-se de seu viver.



blog.cancaonova.com/padrebantu

Nenhum comentário: