terça-feira, 22 de março de 2011

A FONTE MAIS PROFUNDA DE MEUS MALES SÃO OS MEUS PECADOS.


Lc 5,17-26


Teus pecados são perdoados

O Senhor ensina e sana ao mesmo tempo. Vemos ao Senhor que ensinava aos que se consideravam sábios naqueles tempos: os fariseus e os mestres da lei. Às vezes, podemos pensar que neste século em que vivemos, ou pelos estudos que temos feito, pouco temos para aprender. Essa lógica não sobrenatural nos leva freqüentemente a querer fazer que os caminhos de Deus sejam os nossos e não ao contrário.

Na atitude dos que querem a sanação de seu amigo vemos os esforços humanos para conseguir aquilo que verdadeiramente desejam. O que queriam era algo bom: que o doente pudesse levantar-se. Mas não é suficiente com isso. Nosso Senhor deseja fazer conosco uma sanação completa. E por isso começa com o que Ele tinha vindo a fazer neste mundo, o que significa seu santo nome: Salvar ao homem de seus pecados.

A fonte mais profunda de meus males são os meus pecados: «Homem, teus pecados são perdoados» (Lc 5,20). Freqüentemente, nossa oração ou nosso interesse é só material, mas o Senhor sabe o que mais convêm-nos. Como naqueles tempos os consultórios dos médicos estão lotados de doentes. Mas, como aqueles homens, temos o risco de não ir com tanta diligência ao lugar onde verdadeiramente nos restabelecemos inteiramente: ao encontro com o Senhor no sacramento da Penitência.

É fundamental em todo tempo para o crente, o encontro sincero com Jesus Cristo misericordioso. Ele rico em misericórdia recorda-nos especialmente hoje que neste Advento - na espera no retorno que Ele virá em glória- não podemos desatender o perdão que Ele nos dá as mãos cheias. E, se for preciso, joguemos os impedimentos —o telhado— que nos impedem vê-lo. —Eu também preciso retirar as telhas de meus preconceitos, das minhas comodidades, das minhas ocupações, das desconfianças, que são um impedimento para "olhar acima das telhas".




Com minha pobre benção.
Pe. Emílio Carlos +

Nenhum comentário: