quarta-feira, 16 de março de 2011

NOVO PENTECOSTES E A RCC.


Muita gente se pergunta porque o fenômeno da Renovação Carismática Católica (RCC) só apareceu agora nesse nosso tempo atual, alguns acham que é porque copiamos boas práticas dos evangélicos, outros porque há católicos mais expertos que resolveram ressuscitar isso. Novo Pentecostes são esses sinais intensos que acontecem hoje dos carismas relatados nos Atos dos Apóstolos.

Na verdade sempre teve na Igreja o que mais caracteriza a Renovação Carismática, que é o uso dos sete carismas do Espírito Santo, como ocorreu claramente durante a era apostólica na Igreja primitiva. Nessa época o paganismo era dominante e o uso dos carismas que são dons como o de linguas, de ciência, profecias e outros, era uma grande medida para evangelizar, porque os pagãos usavam o fenômeno oracular (de comunicação com os deuses) no qual impressionava eles, São Paulo disse: “que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis” (1Cor 14, 22).

Depois de algum tempo com o maior amadurecimento da fé católica e sua maior disseminação na europa, os católicos passaram a ser mais numerosos e organizados. Então o Espírito Santo usa outros meios para manifestar o seu poder, de preferência com a própria presença de Jesus Cristo que são os sacramentos, nessa época que é a Idade média para cima havia suficiente meios de se evangelizar por meio dos sacramentos devido a grande quantidade de Padres que são os que administram os sacramentos. A intensa vida comtemplativa dos católicos na época permitia que eles escutassem a Deus por meios comuns, na vida cotidiana, oração e Missa diária. Se percorrer a biografia dos santos fácilmente se encontra que os carismas também se manifestavam neles, mesmo não tendo relatos que eles falassem em línguas. Também não há relatos de que tais carismas se manifestariam em leigos, provavelmente devido a pouca documentos biográficos sobre estes.

Então com o mundo de hoje cada vez mais paganizado, surgindo vários movimentos em busca de novas espiritualidades pagãs, e com grande relativismo e ateísmo, e com a pouca proporção de padres em relação a necessidade de evangelizar, Deus suscita leigos para que falem em línguas e evangelizem. A Igreja ao mesmo tempo relembra a questão do chamado universal a santidade, mesmo que sempre houvesse esse chamado, o que se confunde é porque os santos canonizados foram pessoas religiosas ou padres*, pensou então o povo católico que só os santos que foram padres e religiosos seriam os chamados a santos (a Igreja nunca pensou assim), e algumas pessoas ainda hoje pensam assim.

O movimento pentecostal carismático não começou porque determinada igreja protestante decidiu estudar história, começou porque o Papa Leão XIII em 1901 invocou o Espírito Santo cantando o Veni Creator Spiritus em nome de toda a Igreja. É observável que o movimento só se solidifica na Igreja Católica mostrando que somente pela verdadeira Igreja, que é o Corpo místico de Jesus Cristo, é que o Espírito Santo flui livremente, para que haja a preparação da esposa do cordeiro que é a Igreja católica, receba no fim dos tempos Jesus em grande santidade. Lembrando que se houver dom de linguas em alguma igreja protestante é porque Deus usa para salvação pessoal daquela pessoa e não em benefício da igreja protestante, para que pelo menos ela fique perto de Jesus, utilizando assim um mal menor contra um mal maior que seria a perda de fé em Jesus.

*Lembrando que o ato de canonização (declarado que a pessoa está no céu) é um ato infalível do Papa por isso o grande cuidado em investigar e não canonizar qualquer pessoa.

Angelo









sinaisdostempos.org

Nenhum comentário: