terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

O dom do Entendimento ou Inteligência

bibliavelavermelhaA palavra “inteligência” (do latim, intellegere), significa “ler dentro”, penetrar a fundo. No plano natural, entendemos quando compreendemos o âmago de alguma realidade. No plano da fé, entender é penetrar no íntimo das verdades reveladas por Deus. Pelo dom do entendimento, o cristão contempla os mistérios da fé. Este entendimento é diferente daquele que o teólogo obtém pelo estudo; o que é penoso e lento. Já o dom da inteligência é eficaz mesmo sem estudo; é dado aos pequeninos e ignorantes, desde que tenham grande amor a Deus.
Conta-se que um irmão leigo franciscano disse certa vez a São Boaventura († 1274), o Doutor Seráfico: “Felizes vós, homens doutos, que podeis amar a Deus muito mais do que nós, os ignorantes!”. Respondeu-lhe Boaventura: “Não é a doutrina alcançada nos livros que mede o amor; uma pobre velha ignorante pode amar a Deus mais do que um grande teólogo se estiver unida a Deus.” O irmão compreendeu a lição e saiu gritando pelas ruas: “Velhinha ignorante, você pode amar a Deus mais do que o mestre Frei Boaventura!”.
Como frutos do dom do entendimento, podemos citar as intuições das verdades da fé que são concedidas a muitos cristãos durante o seu retiro espiritual ou durante uma leitura inspirada pelo amor a Deus.
O dom do entendimento revela também o horror do pecado e a profunda miséria humana. Por isso, os santos, quanto mais se aproximaram de Deus mais tiveram consciência do seu pecado ou da sua distância de Deus.



Sobre Prof. Felipe Aquino

Nenhum comentário: