quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Liturgia Diária - Esmola, jejum e oração

Imagem relacionada
1a Leitura - Joel 2,12-18
Leitura da profecia de Joel.
2 12 Por isso, agora ainda - oráculo do Senhor -, voltai a mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos de luto.
13 Rasgai vossos corações e não vossas vestes; voltai ao Senhor vosso Deus, porque ele é bom e compassivo, longânime e indulgente, pronto a arrepender-se do castigo que inflige.
14 Quem sabe se ele mudará de parecer e voltará atrás, deixando após si uma bênção, ofertas e libações para o Senhor, vosso Deus?
15 Tocai a trombeta em Sião: publicai o jejum, convocai a assembléia, reuni o povo;
16 santificai a assembléia, agrupai os anciãos, congregai as crianças e os meninos de peito; saia o recém-casado de seus aposentos, e a esposa de sua câmara nupcial.
17 Chorem os sacerdotes, servos do Senhor, entre o pórtico e o altar, e digam: Tende piedade de vosso povo, Senhor, não entregueis à ignomínia vossa herança, para que não se torne ela o escárnio dos pagãos! Por que diriam eles: onde está o seu Deus?
18 O Senhor afeiçoou-se à sua terra, teve compaixão de seu povo;
Palavra do Senhor.


Salmo - 50/51
Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.
Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
Lavai-me todo inteiro do pecado
e apagai completamente a minha culpa!

Eu reconheço toda a minha iniqüidade,
o meu pecado está sempre à minha frente.
Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei,
pratiquei o que é mau aos vossos olhos!

Criai em mim um coração que seja puro,
daí-me de novo um espírito decidido.
Ó Senhor, não me afasteis de vossa face
nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

Daí-me de novo a alegria de ser salvo
e confirmai-me com espírito generoso!
Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar,
e minha boca anunciará vosso louvor!

2a Leitura - 2 Coríntios 5,20-6,2
Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios.
5 20 Portanto, desempenhamos o encargo de embaixadores em nome de Cristo, e é Deus mesmo que exorta por nosso intermédio. Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus!
21 Aquele que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornássemos justiça de Deus.
1 Na qualidade de colaboradores seus, exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão.
2 Pois ele diz: “Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação”. Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Mateus 6,1-6.16-18
Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai! Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 6 1 Disse Jesus: “Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu.
2 Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa.
3 Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita.
4 Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á.
5 Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa.
6 Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á.
16 Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa.
17 Quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto.
18 Assim, não parecerá aos homens que jejuas, mas somente a teu Pai que está presente ao oculto; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á”.
Palavra da Salvação.


Esmola, jejum e oração são três práticas religiosas que nos aproximam do próximo e de Deus, nos purificando e nos preparando para merecermos a vida eterna.
ESMOLA – Ela é peça fundamental da CARIDADE. Pois dar esmola, é fazer caridade em alto nível. Matar a fome e a sede, assim como fornecer agasalho ao mendigo, ao necessitado, ao desprezado pela sociedade, mais não por Deus, é o mesmo que matar a fome, a sede e agasalhar o próprio Jesus!
Por isso, a primeira coisa que devemos pensar ao ver um pobre jogado na calçada, é que ele representa a pessoa de Jesus. Em segundo lugar. É bom pensar também, que nós poderemos um dia estar ali no lugar dele, pois este mundo dá muitas voltas, e nós, poderemos um dia perder tudo e nos ver caído na calçada sem ter para quem recorrer...
A esmola apaga os pecados veniais, a esmola nos aproxima de Deus, pois a caridade é a virtude que mais agrada ao Pai.
Seja caridosa, caridoso! Mesmo se você tem dificuldades para ver o sofrimento dos fracos, faça um esforço! Você consegue!
JEJUM – O jejum pode ter algumas restrições, principalmente para os idosos com seus corpos desmineralizados, principalmente aqueles que seguem ao pé da letra os conselhos modernos de que devemos beber muita água.
Ora, a água é fundamental para a manutenção do nosso corpo, o qual é formado de 60% de água. Porém essa propaganda de que devemos beber muita água, não passa de um grande mito, com o objetivo de se vender água engarrafada, e por incrível que nos pareça, tem também o objetivo de nos manter fracos e doentes, portanto, presas fáceis do consumismo...
Por que?  O fato é o seguinte. Se você bebe água em excesso, você vai urinar bastante, e com a urina se vão os minerais do seu corpo, principalmente Magnésio e Potássio, sódio...  que são responsáveis entre outras coisas, pela batidas do coração e pela hipertensão arterial.
Vir só? O que andam nos aconselhando há muito tempo? Água em excesso faz mal. Isso pode baixar o nível de sódio, causando o inchaço do cérebro, causando confusão mental, desfalecimento e até a morte!
Viu só? Então você deve estar me perguntando agora. Quanto de água devo beber? Dois litros. Três litros, quanto?
Resposta: você deve beber a quantidade de água que seu organismo pedir. Nada mais nada menos. Quando o nosso organismo precisa de mais água, ele nos avisa pela sede. Porém, não deixe que essa sede aumente. Ao primeiro sinal de sede, beba água. Mais não beba um litro! Beba o quanto a sua natureza pedir. Busque mais informações, pesquise, e não seja vítima da propaganda enganosa!
ORAÇÃO – A oração é o ponto de contato entre o cristão e o Pai que está em toda parte. Ela é o nosso celular invisível, pelo qual nos comunicamos 24 horas dom Deus por meio de Jesus.
Sem oração não há santidade, sem oração não há espiritualidade, sem oração não haverá perdão, não haverá forças para vencer as tentações, etc, etc.
A oração é o alimento da nossa fé. Sem ela, a nossa fé vai enfraquecendo, até chegar a níveis muitos baixos, ao ponto de não sentirmos mais vontade de rezar, de nos aproximar de Deus.
E é esse quadro que agrada o diabo. É ele que nos desestimula a rezar. Pois ele sabe que sem rezar somos presas fáceis de seus tentáculos malditos!
 
 
 
 


  José Salviano

Nenhum comentário: