sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Liturgia Diária - escutar para falar


 
Resultado de imagem para jesus cura surdo mudo
1a Leitura - 1 Reis 11,29-32;12,19
Leitura do primeiro livro dos Reis.
11 29 E aconteceu que um dia, saindo Jeroboão de Jerusalém, encontrou-se em caminho com o profeta Aías de Silo, vestido com um manto novo. Estavam os dois sós no campo.
30 Então Aías, tomando o manto novo que trazia, rasgou-o em doze pedaços.
31 “Toma para ti dez pedaços, disse ele a Jeroboão, pois isto diz o Senhor, Deus de Israel: Vou arrancar o reino das mãos de Salomão, e dar-te-ei dez tribos.
32 Mas, em atenção ao meu servo Davi e à cidade de Jerusalém, que escolhi dentre todas as tribos de Israel, ficar-lhe-á ainda uma tribo”.
12 19 Desse modo, separou-se Israel da casa de Davi até o dia de hoje.
Palavra do Senhor.

Salmo - 80/81
Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus! 
Em teu meio não exista um deus estranho
nem adores a um deus desconhecido!
Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor,
que da terra do Egito te arranquei. 

Mas meu povo não ouviu a minha voz,
Israel não quis saber de obedecer-me.
Deixei, então, que eles seguissem seus caprichos,
abondonei-os ao seu duro coração. 

Quem me dera que meu povo me escutasse!
Que Israel andasse sempre em meus caminhos!
Seus inimigos, sem demora, humilharia
e voltaria minha mão contra o opressor.

Evangelho - Marcos 7,31-37
Aleluia, aleluia, aleluia.
Abri-nos, ó Senhor, o coração para ouvirmos a palavra de Jesus! (At 16,14).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
7 31 Ele deixou de novo as fronteiras de Tiro e foi por Sidônia ao mar da Galiléia, no meio do território da Decápole.
32 Ora, apresentaram-lhe um surdo-mudo, rogando-lhe que lhe impusesse a mão.
33 Jesus tomou-o à parte dentre o povo, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e tocou-lhe a língua com saliva.
34 E levantou os olhos ao céu, deu um suspiro e disse-lhe: "Éfata!", que quer dizer "abre-te!"
35 No mesmo instante os ouvidos se lhe abriram, a prisão da língua se lhe desfez e ele falava perfeitamente.
36 Proibiu-lhes que o dissessem a alguém. Mas quanto mais lhes proibia, tanto mais o publicavam.
37 E tanto mais se admiravam, dizendo: "Ele fez bem todas as coisas. Fez ouvir os surdos e falar os mudos".
Palavra da Salvação.
 
Podemos tirar deste Evangelho uma mensagem muito significativa para a nossa vida espiritual. Na narrativa nós vimos que levaram para que Jesus o curasse, um homem surdo, que falava com dificuldade. O detalhe de que ele falava com dificuldade nos revela que ele não era surdo de nascença, mas por algum motivo ele já não escutava e não conseguia comunicar-se bem. A sua surdez o impedia de se expressar e de se comunicar, pois uma coisa dependia da outra. Podemos perceber isso, também, na nossa vida espiritual! Um coração surdo à voz de Deus é um coração que não sabe se expressar, não sabe contagiar, não sabe atrair as pessoas. Muitas vezes, também não conseguimos escutar o que Deus tem para nos falar, não entendemos o que a Sua Palavra nos revela, não conseguimos escutá-Lo no nosso coração e vamo-nos tornando pessoas estéreis, apagadas e tímidas. Não podemos nem ajudar nem aconselhar alguém ou dar-lhe alguma palavra de conforto porque não escutamos a voz de Deus e nos perdemos no meio da multidão.  Jesus levou o homem para fora da multidão e colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva, tocou a sua língua. Assim também Ele quer fazer conosco: tirar-nos do mundo, da multidão, para nos levar a um lugar aonde possamos escutá-lo, onde Ele possa nos tocar e nos fazer sentir o Seu amor, a Sua essência.  Como podemos falar de Deus se não escutamos a Deus?   Portanto, para escutar o que o Senhor tem a nos falar precisamos sair do meio do burburinho do mundo, abrir os nossos ouvidos espirituais e dar livre acesso ao Espírito Santo que é quem sopra nos nossos ouvidos as mensagens de Deus para nossa vida e para aqueles a quem queremos ajudar.         Depois disso, será mais fácil para nós soltar a nossa língua a fim de divulgar as coisas que o Senhor tem feito bem na nossa vida. “Efatá”, (Abre-te), é a palavra chave que Jesus ordena aos nossos ouvidos e boca espirituais. Só conseguiremos deixar de ser mudos quando deixarmos de ser surdos à Palavra de Deus que são os ensinamentos de Jesus. - Você é alguém que escuta mais a multidão ou que sabe escutar mais a Deus?- O que a sua boca tem falado mais: de Deus ou dos homens? Você precisa ser tocado por Jesus em relação a isso? – Jesus já tocou os seus ouvidos ou você continua no meio da multidão daqueles que não “ouvem”, por isso, não entendem a Palavra de Deus? – Você acha que não fala em nome de Deus porque você é tímido (a) ou porque você não para para escutar o que Ele tem a lhe dizer?  
 
 
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: