quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Liturgia Diária - “Jesus é a migalha rejeitada!”

 Imagem relacionada
1a Leitura - 1 Reis 11,4-13
Leitura do primeiro livro dos Reis.
11 4 Sendo já velho, elas seduziram o seu coração para seguir outros deuses. E o seu coração já não pertencia sem reservas ao Senhor, seu Deus, como o de Davi, seu pai.
5 Salomão prestou culto a Astarte, deusa dos sidônios, e a Melcom, o abominável ídolo dos amonitas.
6 Fez o mal aos olhos do Senhor, não lhe foi inteiramente fiel como o fora seu pai Davi.
7 Por esse tempo edificou Salomão no monte, que está a oriente de Jerusalém, um lugar alto a Camos, deus de Moab, e a Moloc, abominação dos amonitas.
8 E o mesmo fez para todas as suas mulheres estrangeiras, que queimavam incenso e sacrificavam aos seus deuses.
9 O Senhor irritou-se contra Salomão, por se ter seu coração desviado do Senhor, Deus de Israel, que lhe aparecera por duas vezes,
10 e lhe tinha proibido expressamente que se unisse a deuses estranhos. Mas não seguira as ordens do Senhor.
11 O Senhor disse-lhe então: “Já que procedeste assim, e não guardaste a minha aliança, nem as leis que te prescrevi, vou tirar-te o reino e dá-lo ao teu servo.
12 Todavia, em atenção ao teu pai Davi, não o farei durante a tua vida. Tirá-lo-ei, sim, mas da mão de teu filho.
13 Não lhe tirarei o reino todo, mas deixarei ao teu filho uma tribo, por amor de meu servo Davi, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi.
Palavra do Senhor”.


Salmo - 105/106
Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos,
segundo o amor que demonstrais ao vosso povo! 

Felizes os que guardam seus preceitos
e praticam a justiça em todo o tempo!
Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos,
pelo amor que demonstrais ao vosso povo! 

Misturaram-se, então, com os pagãos
e aprenderam seus costumes depravados.
Aos ídolos pagãos prestaram culto,
que se tornaram armadilha para eles. 

Pois imolaram até mesmo os próprios filhos,
sacrificaram suas filhas aos demônios.
Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo,
e o Senhor abominou a sua herança.

Evangelho - Marcos 7,24-30
Aleluia, aleluia, aleluia.
Acolhei docilmente a palavra semeada em vós, meus irmãos; ela pode salvar vossas vidas! (Tg 1,21).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo,  24 em seguida, deixando aquele lugar, Jesus foi para a terra de Tiro e de Sidônia. E tendo entrado numa casa, não quis que ninguém o soubesse. Mas não pôde ficar oculto, 25 pois uma mulher, cuja filha possuía um espírito imundo, logo que soube que ele estava ali, entrou e caiu a seus pés.
26 Essa mulher era pagã, de origem siro-fenícia. Ora, ela suplicava-lhe que expelisse de sua filha o demônio.
27 Disse-lhe Jesus: "Deixa primeiro que se fartem os filhos, porque não fica bem tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cães".
28 Mas ela respondeu: "É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos debaixo da mesa comem das migalhas dos filhos".
29 Jesus respondeu-lhe: "Por causa desta palavra, vai-te, que saiu o demônio de tua filha".
30 Voltou ela para casa e achou a menina deitada na cama. O demônio havia saído.
Palavra da Salvação.
Depois de varias disputas com os “homens sabidos” vindo de Jerusalém Jesus passou a correr perigo. Ao mesmo tempo em que Jesus fazia milagres e travava calorosa discussão com seus opositores mais vulnerável ficava. Para dar um tempo e ficar escondido entrou no território pagão de Tiro e Sidônia.  Mas Ele não conseguiu ficar escondido. Sua fama era tamanha que onde fosse lá tinha gente que O conhecia e O delatava.
         Como Jesus tinha a missão dado por Deus de libertar a pessoa não poderia recusar diante do pedido. Pois apareceu uma mulher pagã com um problema sério na  família. Sua filha estava com o espírito mau, capaz de provocar a estabilidade familiar. Ela pediu encarecidamente para expulsar o demônio de sua filha e a libertasse do mau.
         E agora, o que fazer? Como ajudar uma mulher pagã  que não tinha a cultura dos ensinamentos de Jesus?  Mas vale lembrar que a mulher procurou Jesus, algo tocou em seu coração, queria alcançar uma ajuda. Portanto, Jesus prontamente atendeu a mulher.
         Para concretizar a ação de Jesus, Ele faz algo inesperado, faz uma afirmação que parece degradante para a mulher:  “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”. (Mc 7, 27).  Assim,  pela frase fica claro que primeiramente deveria dirigir aos judeus e depois aos pagãos.  A resposta da mulher foi surpreendente: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair” (Mc 7,28).
         Jesus está entre os pagãos para não ser perseguido pelas autoridades do seu  próprio povo, era desprezados por eles como migalhas que caem da mesa e com as quais os cachorrinhos matam a fome, porém a mulher diz que pode participar da ação de Jesus, desprezada pelas autoridades dos judeus, do mesmo modo como os cachorrinhos podem se alimentar das migalhas de pão caídas no chão. “Para a mulher, Jesus é a migalha rejeitada que vem alimentar o mundo pagão” (Euclides Martins).
         Jesus reconhece a fé da mulher, mesmo sendo uma pagã e afirma que o demônio já saiu de sua filha. A aceitação do projeto de Deus trazido por Jesus se torna Boa Notícia concreta que alegra os marginalizados. A mulher  voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já tinha saído dela (Mc 7,30).
 



Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário: