sábado, 3 de fevereiro de 2018

Liturgia Diária - Um missionário não descansa!

 Resultado de imagem para Marcos 6,30-34
1a Leitura - 1 Reis 3,4,13
Leitura do primeiro livro dos Reis.
3 4 Foi o rei a Gabaon para ali oferecer um sacrifício, porque esse era o lugar alto mais importante, e ofereceu mil holocaustos sobre o altar de Gabaon.
5 O Senhor apareceu-lhe em sonhos em Gabaon durante a noite, e disse-lhe: “Pede-me o que queres que eu te dê”. 6 Salomão disse: “Vós destes com liberdade vossa graça ao vosso servo Davi, meu pai, porque ele andou em vossa presença com fidelidade, na justiça e retidão de seu coração para convosco; em virtude dessa grande benevolência, destes-lhe um filho que hoje está sentado no seu trono. 7 Sois vós, portanto, ó Senhor meu Deus, que fizestes reinar o vosso servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de um adolescente, e não sei como me conduzir. 8 E, sem embargo, vosso servo se encontra no meio de vosso povo escolhido, um povo imenso, tão numeroso que não se pode contar, nem calcular. 9 Dai, pois, ao vosso servo um coração sábio, capaz de julgar o vosso povo e discernir entre o bem e o mal; pois sem isso, quem poderia julgar o vosso povo, um povo tão numeroso?” 10 O Senhor agradou-se dessa oração, e disse a Salomão: 11 “Pois que me fizeste esse pedido, e não pediste nem longa vida, nem riqueza, nem a morte de teus inimigos, mas sim inteligência para praticar a justiça, 12 vou satisfazer o teu desejo; dou-te um coração tão sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti e nem haverá depois de ti. 13 Dou-te, além disso, o que não me pediste: riquezas e glória, de tal modo que não haverá quem te seja semelhante entre os reis durante toda a tua vida”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 118/119
Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos! 

Como um jovem poderá ter vida pura?
Observando, ó Senhor, vossa palavra.

De todo o coração eu vos procuro,
não deixeis que eu abandone a vossa lei!

Conservei no coração vossas palavras,
a fim de que eu não peque contra vós.
Ó Senhor, vós sois bendito para sempre;
os vossos mandamentos ensinai-me!

Com meus lábios, ó Senhor, eu enumero
os decretos que ditou a vossa boca.

Seguindo vossa lei, me rejubilo
muito mais do que em todas as riquezas.

Evangelho - Marcos 6,30-34
Aleluia, aleluia, aleluia. Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jô 10,27)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
6 30 Os apóstolos voltaram para junto de Jesus e contaram-lhe tudo o que haviam feito e ensinado.
31 Ele disse-lhes: “Vinde à parte, para algum lugar deserto, e descansai um pouco”. Porque eram muitos os que iam e vinham e nem tinham tempo para comer.
32 Partiram na barca para um lugar solitário, à parte.
33 Mas viram-nos partir. Por isso, muitos deles perceberam para onde iam, e de todas as cidades acorreram a pé para o lugar aonde se dirigiam, e chegaram primeiro que eles.
34 Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se dela, porque era como ovelhas que não têm pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas.
Palavra da Salvação.

  Impressionante a atitude de Jesus! Mesmo com seus discípulos, cansados depois de um trabalho árduo, acolheram a multidão e ensinaram coisas maravilhosas. Não tem como não encantar com Jesus! Ele é um verdadeiro pastor que conduz suas ovelhas com gratidão e misericórdia. Um exemplo para ser seguido e vivido em toda a vida.
         Os discípulos tinham acabado de chegar  do envio de Jesus de dois em dois. Tinham muitas novidades para contar. Queriam ficar a sós com o Mestre para sentir o calor da ausência. Logo veio a proposta: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco” (Mc 6,31). Isso ocorreu porque o povo ficou eufórico com a chegada dos discípulos: aqueles que Jesus tinham  preparados para a missão retornaram com uma vivacidade grandiosa. Mas a euforia era tanta que nem deixou os missionários quietos. Todos correram onde eles estavam; queriam ouvir mais deles, necessitavam de novas reflexões.
         Jesus teve compaixão e começou a ensinar. Jesus tinha uma maneira delicada com seu povo, não permitia que ficasse isolado, sozinho ou sedento de palavras que libertasse. Jesus percebeu que era um povo sem um pastor. Um povo desolado que não tinha um norte para seguir. Esse povo desolado era explorado pelos dirigentes dos templos e dos fariseus.  Era um povo pobre, de mãos calejadas e rosto queimado do sol, que suava para sustentar uma minoria, enfim, era um povo que precisava sentir o calor e o amor de um homem que tinha um projeto de vida.
         Assim, mesmo no momento de descanso  Jesus continuava a pregar e ensinar . Marcos não deixa claro o que Jesus ensinava, porque ele quer ressaltar o grande ensinamento que vem a seguir, que se fundamenta numa prática de vida.
         Caros leitores, no mundo em que vivemos muitas pessoas não tem orientação para a salvação. São pessoas sedentas de palavras e práticas de amor. Muitas dessas pessoas vivem desiludidas e sem perspectivas futuras. Neste caso falta gente como Jesus para levar a esperança e o consolo de dias melhores. Caso contrário, essas pessoas caem em mãos de lobos em pele de carneiros. São os aproveitadores que prometem cura, promoção de uma vida farta, livramento de vícios. Mas nada disso acontece; pura enganação. Trapaceia o povo de Deus, aproveita deles e deixa marca de um sofrimento sem fim.
         Contudo, nós crentes devemos não acomodar-se com o trabalho de evangelização. Devemos ficar atentos para novos desafios. Levar um reino que liberta as pessoas e não aprisionem e nem façam refém de aproveitadores. Devemos  ficar vigilantes  para que o amor de Cristo renasce a todo instante no coração de cada pessoa que busca Deus libertador. 
 
 
                  
 
Claudinei M. Oliveira


Nenhum comentário: