quinta-feira, 1 de setembro de 2016

LITURGIA DIÁRIA - JESUS NOS CHAMA PARA SERMOS PESCADORES DE HOMENS!


Resultado de imagem para Lucas 5,1-11
1a Leitura - 1 Coríntios 3,18-23
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
3 18 Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se julga sábio à maneira deste mundo, faça-se louco para tornar-se sábio,
19 porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois (diz a Escritura) “Ele apanhará os sábios na sua própria astúcia”.
20 E em outro lugar: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, e ele sabe que são vãos”.
21 Portanto, ninguém ponha sua glória nos homens. Tudo é vosso:
22 Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente e o futuro. Tudo é vosso!
23 Mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.
Palavra do Senhor.

Salmo - 23/24
Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra.

Ao Senhor pertence a terra e que ela encerra,
o mundo inteiro com os seres que o povoam;
porque ele a tornou firme sobre os mares
e, sobre as águas, a mantém inabalável.

“Quem subirá até o monte do Senhor,
quem ficará em sua santa habitação?”
“Quem tem mãos puras e inocentes coração,
quem não dirige sua mente para o crime.

Sobre este desce a bênção do Senhor
e a recompensa de seu Deus e salvador”.
“É assim a geração dos que o procuram
e do Deus de Israel buscam a face”.
Resultado de imagem para Lucas 5,1-11
Evangelho - Lucas 5,1-11
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vinde após mim, disse o Senhor, e eu ensinarei a pescar gente (Mt 4,19).
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 5 1 estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus.
2 Vendo duas barcas estacionadas à beira do lago, - pois os pescadores haviam descido delas para consertar as redes -,
3 subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo.
4 Quando acabou de falar, disse a Simão: “Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar”.
5 Simão respondeu-lhe: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede”.
6 Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia.
7 Acenaram aos companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudar. Eles vieram e encheram ambas as barcas, de modo que quase iam ao fundo.
8 Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: “Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador”.
9 É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito.
10 O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros. Então Jesus disse a Simão: “Não temas; doravante serás pescador de homens”.
11 E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram.
Palavra da Salvação.


Reflexao

Deus está atento aos nossos movimentos, conhece as nossas necessidades e também aproveita os momentos em que estamos parados (as), isto é, desanimados (as) por causa da pesca que não foi boa e entra na nossa barca. Ele precisa de nós para realizar o Seu plano de Salvação em Jesus Cristo. Para isso enviou Jesus que se manifesta na nossa vida de uma maneira muito coerente com o que Ele deseja realizar em nós e por nosso intermédio. Ele vem a nós quando estamos no posto do nosso trabalho ou na lida da nossa casa, passando por algum sofrimento ou enfrentando situações difíceis. Para cada um de nós Ele usa uma metodologia diferente. O importante, é que Ele precisa de nós do jeito que somos e do modo como vivemos. Foi assim que Ele se aproximou de Simão e de André seu irmão, fez um milagre na sua vida e, depois os convidou para serem pescadores de homens, e assim, O seguirem. Primeiramente, Ele avistou as “duas barcas paradas na margem do lago” e percebeu que aqueles homens estavam desalentados e precisavam de ajuda. No entanto, Jesus não os subestimou, mas pediu-lhes ajuda para entrar na sua barca e dali falar para a multidão. Somente depois, Jesus os instruiu para avançar e ir até o lugar onde encontrariam muitos peixes.  Assim também Jesus faz conosco. Ele se manifesta nas situações da nossa vida, aproveita as oportunidades quando estamos de coração aberto, acrisolado, age em nós, transforma as nossas situações de pesar, providencia o que está nos faltando e depois também diz: “Vem”! “Não tenhas medo! De hoje em diante, tu serás pescador de homens!” Jesus nos chama para sermos pescadores de homens!  Ele providencia o peixe para nós, porém, necessita das nossas redes a fim de tomar para Ele as almas necessitadas de salvação.      Jesus está esperando a hora de poder nos instruir, dizendo: “Avança para águas mais profundas, e lançai as vossas redes para a pesca.”  Que a nossa pesca seja profícua e não se restrinja somente ao nosso círculo de amizade. Jesus quer que  sejamos pescadores no Seu reino e a rede que Ele nos dá é o Seu amor e a Sua Palavra. – Jesus já realizou algum milagre na sua vida?  - Conte para todos o que mudou na sua vida, qual a sua esperança e o que você tem descoberto com a Palavra de Deus. - Você tem usado o Amor de Deus como rede para atrair as pessoas para Ele? -  Mesmo que você não tenha muita vontade você atende ao chamado de Jesus em atenção à Sua Palavra?






Helena Serpa

Nenhum comentário: