terça-feira, 22 de abril de 2014

SE APROXIMA A CANONIZAÇÃO DOS DOIS PAPAS.

A cidade de Roma espera milhares de pessoas para a canonização dos dois Papas que acontecerá no próximo domingo.

Roma se prepara para receber milhares de pessoas em ocasião da canonização de João Paulo II e João XXIII, que acontecerá no próximo domingo 27 de abril, Festa da Divina Misericórdia. O acesso à Praça de São Pedro para a ocasião será livre. A única área reservada será a dos cardeais e bispos (cerca de mil), autoridades e corpo diplomático, e do coro que cuidará da animação litúrgica. Os fiéis ocuparão todo o resto da Praça São Pedro, a Piazza Pio XII e a Via della Conciliazione. Se todos esses três pontos estiverem cheios, é possível chegar a cerca de 300 mil pessoas, não mais do que isso.

Para a preparação da Missa está previsto recitar o terço da misericórdia e ler textos dos dois Papas sobre a Misericórdia. As fotos que ficarão na frente da Basílica no momento em que serão proclamados santos serão as mesmas da beatificação. Está prevista a presença das duas pessoas que alcançaram milagres por intercessão de João Paulo II, a freira francesa Ir Marie Simon-Pierre Normand e a costarriquenha Floribher Mora.

Para a distribuição da Eucaristia na Praça de São Pedro estão previstos 700 sacerdotes, e um grande número de diáconos permanentes na Via della Conciliazione. A Basílica de São Pedro será aberta na parte da tarde, permitindo que os fiéis venerem os túmulos dos dois novos santos. Está programada uma missa em ação de graças segunda-feira, 28, na Praça de São Pedro, presidida pelo Cardeal Angelo Comastri.

A celebração da canonização será transmitida por telões distribuídos em vários pontos de Roma. Ruas como a Via dei Fori Imperiali, que liga o Altar da Pátria ao Coliseu, já se encontram fechadas para a ocasião.

A partir de sexta-feira, 25, os telões estarão disponíveis da seguinte forma:

2 na Piazza Pio XII
4 na Via della Conciliazione, que chega da acesso ao Vaticano
1 no Largo Giovanni XXIII
4 na região de pedestres e no jardim do Castelo Sant’Angelo
1 na Piazza Navona (para peregrinos de língua polaca)
1 na Piazza Esquilino, próximo a Santa Maria Maior
1 na Piazza Farnese (para os peregrinos de língua francesa)

Roma está na expectativa.

 

 

 

 

Clarissa Oliveira 

Nenhum comentário: