quarta-feira, 23 de outubro de 2013

"SÓ CRISTO TEM PALAVRAS DE VIDA ETERNA"


Hoje celebrando o Beato João Paulo II lembrei-me que o tão querido papa, numa Jornada Mundial da Juventude cujo tema era Jesus Cristo, disse estas palavras que marcaram profundamente o meu coração: “Senhor, para quem havemos nós de ir? Tu tens palavras de vida eterna (Jo 6, 68).
Queridos jovens e queridas jovens da décima quinta Jornada Mundial da Juventude, essas palavras de Pedro, no diálogo com Cristo no fim do discurso do ‘pão eucarístico’, tocam-nos especialmente.
(...) A pergunta de Cristo transpõe os séculos e chega até nós, interpela-nos pessoalmente e pede uma decisão. Qual é a nossa resposta? Queridos jovens, se hoje estamos aqui é porque reconhecemos a afirmação do apóstolo Pedro: Senhor, para quem havemos nós de ir? Tu tens palavras de vida eterna (Jo 6, 68).
Palavras ao nosso redor ressoam tantas, mas só Cristo tem palavras que resistem à erosão do tempo e duram por toda a eternidade. Esta fase da vida em que vos encontrais impõe-vos algumas opções decisivas: a especialização nos estudos, a orientação no trabalho, o próprio compromisso que se tem de assumir na sociedade e na Igreja. É importante tomar consciência de que, entre as muitas questões que emergem no vosso espírito, as decisivas não dizem respeito a ‘que coisa’. A pergunta fundamental é ‘quem’, ‘quem seguir’, ‘a quem entregar a própria vida’.
Pensai em vossa escolha afetiva, e imagino que estais de acordo comigo: o que verdadeiramente conta na vida é a pessoa com quem se decide partilhá-la. Mas, cuidado! Toda pessoa humana é inevitavelmente limitada: mesmo no matrimônio mais feliz, não deixa de registrar-se uma certa medida de desilusão. Pois bem, meus caros amigos! Não serve isso para confirmar o que acabamos de ouvir do apóstolo Pedro? Todo ser humano, mais cedo ou mais tarde, termina exclamando como ele: “Para quem havemos nós de ir? Tu tens palavras de vida eterna”. Só Jesus de Nazaré, o filho de Deus e de Maria, o Verbo eterno do Pai, nascido há dois mil anos em Belém da Judeia, só Ele é capaz de satisfazer as aspirações mais profundas do coração humano” (João Paulo II, 15ª. Jornada Mundial da Juventude, Roma, 2000).
Que palavras tão bonitas são estas do papa João Paulo II: “Todo ser humano, mais cedo ou mais tarde, termina exclamando como ele (como Simão Pedro): ‘Para quem havemos nós de ir? Tu tens palavras de vida eterna’. Só Jesus de Nazaré, o filho de Deus e de Maria, o Verbo eterno do Pai, nascido há dois mil anos em Belém da Judeia, só Ele é capaz de satisfazer as aspirações mais profundas do coração humano”; “só Cristo tem palavras que resistem à erosão do tempo e duram por toda a eternidade”.
Com a minha experiência atendendo tantas e tantas pessoas, assino completamente embaixo destas palavras do papa: só Cristo tem palavras que resistem à erosão do tempo; só Cristo tem palavras de vida eterna; só Cristo tem palavras que tocam o fundo do coração e dão alento e resposta às nossas questões mais profundas da vida.
Quando Simão Pedro fez esta afirmação que o papa comenta acima: “Senhor, a quem havemos de ir? Tu tens palavras de vida eterna”! Quando Jesus pergunta aos apóstolos se eles querem ir embora, se querem deixar de segui-lo. Simão Pedro não pestaneja nem um segundo e faz esta afirmação tão tocante. É como se dissesse: sem Ti minha vida já não tem mais sentido, porque agora encontrei o sentido da minha vida; sem Ti minha vida já não tem mais chão, porque agora encontrei o chão da minha vida.
Que cada um de nós também possa experimentar o que experimentou Simão Pedro: que nada pode se comparar a Cristo e às suas palavras. Só nEle e nas Suas palavras o nosso coração se aquietará. Não percamos tempo com outras bagatelas ou tentando encontrar a felicidade onde ela não está!

Nenhum comentário: