segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O TEMPO PRESENTE.

Gostaria que antes de ler esta nossa reflexão você tome sua Bíblia e leia este texto: Lucas 12, 54-59 .
Assim como nós percebemos as mudanças climáticas, as rotações das estações do ano, e detectamos se vem chuva ou sol, nós também precisamos estar atentos (as) aos sinais de Deus para interpretar o tempo presente da nossa vida. Este que santo Agostinho disse: “Temo a graça que passa mais não volta!” Claro não é a graça de Deus que se deixa de derramar, mas este momento presente que é graça. O tempo é algo que não volta atrás.
Cada dia que passa percebo mais que não sou eu o determinador do meu futuro. Só tenho o hoje, só o hoje.
 
Tenho medo de não aproveitar a graça, o tempo que me é dado: o hoje. Tenho medo de que as minhas falhas me impeçam de enxergar a beleza que está à minha volta e dentro de mim.
Jesus nos ensina a dar valor ao tempo presente da nossa vida e nos mostra que as revelações do Pai também se manifestam por meio dos fatos e dos acontecimentos do nosso dia a dia. Por meio das diversas situações que passamos o Senhor nos dá os meios para que possamos praticar a justiça e o amor. 
Portanto, o nosso momento presente é também um presente de Deus para nós, porque representa uma chance que temos para pôr em prática, concretamente, o que o Senhor nos ensina na Sua Palavra. 
Interpretar o tempo presente” é fazer uma reflexão do modo como nós estamos vivendo, das ações que estamos praticando, da justiça ou injustiça que estamos promovendo diante dos nossos irmãos. 
Nós só temos um tempo para tomar decisão: é o tempo presente. 
Se não avaliarmos agora, a nossa vida, talvez mais tarde já não tenhamos tempo para arrependimento. Portanto, a hora é essa, se você está passando por algum momento difícil de sofrimento ou de doença, se você não está compreendendo nada do que tem sucedido na sua vida ou com a sua família, dê um voto de confiança no Senhor e procure perceber os sinais que devem ser evidentes. 
O Espírito Santo quer nos dar a melhor direção e quer fazer de nós homens e mulheres novos, acrisolados e purificados. Confiemos Nele e tudo passará! 
O tempo simplesmente não para. E este mesmo tempo que muda nosso exterior mexe também com o nosso interior. Falo isto porque a vida é cheia de oportunidades. Ou antes, é feita de oportunidades. E muitas vezes insistimos em coisas que não são nossas. Ou que apenas entraram em nossas vidas momentaneamente. E o que é realmente nosso, passa... Ou sequer descobrimos que é nosso.
Nos caminhos da vida existem portas que levam a lugares que somente nós podemos ir. Mas é preciso buscar! É preciso procurar! É preciso tentar! E para tudo isto, é preciso alguma liberdade. Viver é ter coragem de arriscar e buscar o que é nosso. Algumas coisas passam e voltam. Porém, outras não voltam mais. É preciso ter coragem! E é necessário tentar! Existem muitas portas fechadas para cada um de nós. Todavia, algumas estão apenas esperando para serem abertas. E então? Vai tentar abrir alguma? Ou vai simplesmente deixar tudo como está? A escolha é sua, e somente sua...Lembre-se: poder escolher é um Dom. Saber escolher é uma graça. Está em nossas mãos a liberdade de escolha.
Tenho compreendido que grande sabedoria é viver bem o presente. Os sábios da história ensinam que esta é uma trilha segura que nos leva a Deus. O desafio continua sendo descobrir o tempo certo para cada coisa, e agir de acordo. Sei que este enigma não é só meu e acredito que chegamos mais próximos de uma resposta quando abrimos mão de nossos projetos e abraçamos os de Deus, fazendo do seu tempo o nosso e vivendo cada momento como se fosse: o primeiro; o último e o único momento. Agindo assim, não fazemos nada por um acaso e cada palavra, cada gesto, decisão... Por simples que sejam, passam a ser a coisa mais importante de nossa vida.
Quando se fala de tempo é preciso saber respeitar sua passagem, compreender seus segredos e guardar seus ensinamentos sem deixar de vivê-lo. Sabemos que o tempo trabalha a nosso favor ou contra nós, dependendo da maneira como o utilizamos. Então valorizemos nosso tempo dividindo-o com quem espera de nós um sorriso, uma abraço, um ombro amigo, um gesto de amor. E vivamos melhor cada dia de nossa vida.




Pe .Emílio Carlos Mancini

Nenhum comentário: