quinta-feira, 10 de outubro de 2013

POR QUE SOFREMOS?


Isaías 53

Esta é uma pergunta que atormenta a nossa humanidade. 
O sentido da vida humana pode ser encontrado mediante a realização de alguma coisa, mediante um acolhimento à beleza da natureza ou das artes, por meio das quais a pessoa se realiza e se sente plena . ( Vitor Frankl).
          Podemos citar o exemplo de pessoas que enfrentam escaladas em altas montanhas e, ao atingir o cume, saboreiam uma sensação de plenitude. E, por último, mediante o enfrentamento de limitações da vida, as quais abrem um incalculável leque de possibilidade diante de situações limites, como as doenças.
A questão é que temos a tendência de exagerar o lado positivo ou negativo da vida, pois exageramos o tom do prazer ou do desprazer em nossas vivências. Dependendo do grau de importância que atribuímos a esses aspectos (positivos ou negativos), caímos na reclamação, na murmuração da vida e, muitas vezes, nos tornamos amargos.
O sofrimento, assim como o prazer e a alegria, faz parte da vida. Não podemos fugir das situações de sofrimento, e muito menos impedir que as pessoas que amamos sofram. Portanto, precisamos aprender a aproveitar as situações que nos fazem sofrer da forma mais positiva possível.
Muitas vezes não temos o poder de mudar os fatos, mas sempre temos o poder de permitir que eles nos mudem!
O sofrimento bem interpretado e bem administrado nos torna mais humanos.
Espero não perder nem um momento dessas lições que o sofrimento apresenta e ter capacidade de gerenciar com humildade esse sofrimento.






Pe. Emílio Carlos

Nenhum comentário: