terça-feira, 1 de outubro de 2013

LITURGIA DIÁRIA - OS SAMARITANOS NÃO RECEBEM JESUS.

Primeira Leitura: Zacarias 8, 20-23

SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS
VIRGEM E DOUTORA
(branco, pref. comum ou das virgens - ofício da memória)

Leitura da profecia de Zacarias - 20Eis o que diz o Senhor dos exércitos: virão ainda muitos povos e habitantes de grandes cidades: 21os habitantes de uma cidade convidarão os habitantes de outra, dizendo: Vamos e roguemos ao Senhor! Busquemos o Senhor dos exércitos! - Também eu irei. - 22Virão muitos povos e poderosas nações buscar o Senhor dos exércitos em Jerusalém, e implorar a face do Senhor. 23Eis o que diz o Senhor dos exércitos: naquele dia dez homens de todas as línguas das nações tomarão um judeu pela orla de seu manto, e dirão: queremos ir convosco, porque soubemos que Deus está convosco. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(86)

REFRÃO: Nós temos ouvido que Deus está convosco.
1. O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião mais que as casas de Jacó. Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor. -R.

2. 
“Lembro o Egito e Babilônia entre os meus veneradores. Na Filisteia ou em Tiro ou no país da Etiópia, este ou aquele ali nasceu”. De Sião, porém, se diz: “Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança”. -R.

3.
 Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: “Foi ali que estes nasceram”. E por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: “Estão em ti as nossas fontes!” -R.
Evangelho: Lucas 9, 51-56


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 51Aproximando-se o tempo em que Jesus devia ser arrebatado deste mundo, ele resolveu dirigir-se a Jerusalém. 52Enviou diante de si mensageiros que, tendo partido, entraram em uma povoação dos samaritanos para lhe arranjar pousada. 53Mas não o receberam, por ele dar mostras de que ia para Jerusalém. 54Vendo isto, Tiago e João disseram: Senhor, queres que mandemos que desça fogo do céu e os consuma? 55Jesus voltou-se e repreendeu-os severamente. [Não sabeis de que espírito sois animados. 56O Filho do Homem não veio para perder as vidas dos homens, mas para salvá-las.] Foram então para outra povoação. - Palavra da salvação.





Lucas inicia a narrativa da caminhada de Jesus da Galiléia a Jerusalém. Jesus toma a firme decisão de se dirigir ao centro do judaísmo, Jerusalém e o Templo, para ali fazer seu anúncio libertador, em um confronto direto com o estado teocrático judaico. Jesus sabia que com tal decisão arriscava sua própria vida. "Ia se completando o tempo para ser elevado ao céu": com esta afirmativa Lucas prepara sua própria e original narrativa da Ascensão que será feita no livro de Atos. Ao atravessarem a Samaria, os discípulos enviados a um povoado para preparar hospedagem devem ter cometido um equívoco. Com sua visão triunfalista tradicional devem ter falado de um Jesus glorioso, restaurador de Israel, o que suscitou a rejeição dos moradores, que eram discriminados pelos judeus. E, ainda, com espírito vingativo, estes discípulos queriam um fogo do céu para destruí-los. Jesus repreende-lhes esta sua ideologia. O problema não estava nos samaritanos, mas na cegueira dos discípulos enviados. O próprio Lucas, na parábola do samaritano, e, depois, João em seu evangelho destacam a acolhida dos samaritanos a Jesus.
Neste Evangelho, mais uma vez Jesus mostrou que Deus não quer exterminar ninguém, e não se compraz em liquidar com as pessoas. Ele seguia firme para Jerusalém a fim de completar a Sua missão e sabia que a hora da sua entrega já estava chegando. Porém, teria que ir, primeiro, para Jerusalém, ser aclamado como Rei, e depois, ser condenado à morte pelo mesmo povo que o aplaudira. Ele tinha consciência da sua missão. Os discípulos que O acompanhavam não estavam entendendo nada. Os samaritanos, porque não se davam bem com os judeus não aceitaram hospedar Jesus no povoado da Samaria.
Os discípulos, prepotentes como todos nós, insinuaram para que Jesus fizesse algo contra os samaritanos. Queriam aproveitar-se do poder de Jesus para revidarem aos samaritanos. Jesus, porém não os aprovou e os repreendeu. Mesmo tendo todo o poder Jesus sabia ter bom senso e mudou a sua rota evitando assim o confronto com os samaritanos. Que lição de humildade Jesus nos dá: nós não nos conformamos quando somos rejeitados por alguém e queremos logo dar o troco, nos valendo muitas vezes da nossa posição social, ou financeira, achamos que podemos “mandar descer fogo do céu” para prejudicar a quem nos feriu. 
 
Qual a lição que você tira para a sua vida? – Você é uma pessoa vingativa que quer dar o troco seja de que jeito for? – Você aceita perder numa discussão, num jogo, numa competição? – Você, é daquelas pessoas que evitam os conflitos ou dão tudo por uma confusão? – Você gosta de se aproveitar de situações que o privilegiam.
Pai, livra-me de ser levado por impulso e pelas paixões ao me deparar com quem se recusa a acolher a mensagem do Reino. Que a minha mansidão possa conquistá-lo para ti.




Pe Bantu

Nenhum comentário: