quinta-feira, 15 de agosto de 2013

MELHOR LUGAR PARA RECOMEÇAR.

 

 A pessoa bem sucedida nesta vida é aquela que também entende com sabedoria o seu próprio momento de vida.     (Johann Wolfgang von Goethe)


Onde é o melhor lugar para começar… quando você está determinado a fazer um real aprimoramento na sua vida? 
Onde é o melhor lugar para começar… quando você está totalmente comprometido a alcançar os seus sonhos? 
O melhor lugar para começar é exatamente nesse momento que você tem diante de si.
Pare de olhar para trás, você já sabe onde esteve, agora precisa saber para onde vai.
Apesar de toda a dificuldade e desafios que esta situação diante de você lhe apresenta, é nessa mesma situação que está a oportunidade de seguir em frente. 
De onde você está agora, existe um caminho que pode levá-lo precisamente para onde você deseja estar.
Não perca seu tempo apenas desejando por um momento mais favorável. 
Em vez disso, faça uso do seu ponto de partida e siga em frente.
Um dia em oração diante de uma situação pedindo auxilio e visão de Deus para como realizar as coisas, recorri a Palavra de Deus como sempre faço e orando deparei-me com este texto : “O ponto em que chegamos marcará a direção”. (Filipenses 3,16-21 tradução Bíblia do Peregrino). 
 
A vida espera que tomemos as decisões para seguir em frente. Indecisão, insegurança, vacilo são coisas que podem atrapalhar o nosso dia e nos fazer perder tempo.
Indecisão só é bom quando temos dúvida entre duas coisas muito boas, pois qualquer que seja a escolha o benefício estará garantido.
O pior é quando não sabemos se devemos fazer ou não uma determinada coisa.  É quando devemos decidir sem as respostas que gostaríamos de ter. É quando, muitas vezes, temos que dar um salto no escuro.
O importante é confiar e assumir a decisão desde o primeiro momento, sem hesitação. Dominar o emocional e a situação em si. Isso nos faz ir para frente sem receios. O ponto em que chegamos marcará a direção.
Em vez de ficar se lamentando por aquilo que lhe falta, use a sua criatividade e imaginação para se tornar mais e mais eficiente com aquilo que você já tem. 
 
Esse é o lugar para começar. 
Entregue o seu caminho a Deus, confie Nele, devote sua energia na criação de novos e preciosos valores, abandone o ressentimento, tome o primeiro passo e… não olhe para trás!
A grande santa e doutora da Igreja em assuntos de oração nos diz: “É necessário determinada determinação” (Santa Teresa de Jesus). E eu ainda acrescento “posicionando-se, posicionadamente”, hoje vivemos diante de um mundo e de pessoas indecisas. É preciso determinação.
Determinação significa estar um passo adiante do inusitado, com os olhos voltados além de um problema eventual e disposto a superar o limite. 
 
A vida espera que tomemos as decisões para seguir em frente. Perceba que se você ficar deitado, com medo da vida, com medo até do ar que respira tudo ao seu redor vai continuar correndo e vai passar, não vai parar.
Perceba que você é o capitão de um navio cuja rota e destino depende de suas atitudes. Perceba que culpar a situação, a crise e as pessoas é a nossa primeira reação de defesa quando sentimos que perdemos o comando do nosso navio, e que para retomar o timão é preciso coragem para assumir as próprias fraquezas, é preciso determinação para seguir na direção certa, determinada por nós mesmos.
Perceba que a vida o presenteou com inúmeros recursos, como a inteligência e a capacidade de comunicação. Se você usufrui destes recursos, já tem tudo isso e ainda sabe que é um ser privilegiado, então não falta nada, só falta rumo e determinação.
“O ponto em que chegamos marcará a direção”. (Filipenses 3,16-21)
 
 
 
 


Pe.Emílio Carlos Mancini

Nenhum comentário: