domingo, 11 de agosto de 2013

LITURGIA DOMINICAL - VÓS TAMBÉM FICAI PREPARADOS!



Primeira Leitura: Sabedoria 18, 6-9

XIX DO TEMPO COMUM
(verde, glória, creio - III semana do saltério)

Leitura do livro da Sabedoria - 6Esta mesma noite tinha sido conhecida de antemão por nossos pais, para que, conhecendo bem em que juramentos confiavam, ficassem cheios de coragem. 7Assim vosso povo esperava tanto a salvação dos justos como a perdição dos ímpios, 8e pelo mesmo fato de terdes destruído nossos inimigos, vós nos convidastes a ser vossos e nos honrastes. 9Por isso, os santos filhos dos justos ofereciam secretamente um sacrifício; de comum acordo estabeleciam o pacto divino: que os santos participariam dos mesmos bens e correriam os mesmos perigos; e entoavam já os hinos de seus pais, - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(32)

REFRÃO: Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

1.
Ó justos, alegrai-vos no Senhor!/ Aos retos fica bem glorificá-lo./ Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! -R.

2.
 Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem,/ e que confiam esperando em seu amor,/ para da morte libertar as suas vidas,/ e alimentá-los quando é tempo de penúria. -R.

3. 
No Senhor nós esperamos confiantes,/ porque ele é nosso auxílio e proteção!/ Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,/ da mesma forma que em vós nós esperamos! -R.

Segunda Leitura: Hebreus 11, 1-2.8-19


Leitura da carta aos Hebreus - Irmãos - 1A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê. 2Foi ela que fez a glória dos nossos, antepassados. 8Foi pela fé que Abraão, obedecendo ao apelo divino, partiu para uma terra que devia receber em herança. E partiu não sabendo para onde ia. 9Foi pela fé que ele habitou na terra prometida, como em terra estrangeira, habitando aí em tendas com Isaac e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa. 10Porque tinha a esperança fixa na cidade assentada sobre os fundamentos (eternos), cujo arquiteto e construtor é Deus. 11Foi pela fé que a própria Sara cobrou o vigor de conceber, apesar de sua idade avançada, porque acreditou na fidelidade daquele que lhe havia prometido. 12Assim, de um só homem quase morto nasceu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumerável como os grãos de areia da praia do mar. 13Foi na fé que todos (nossos pais) morreram. Embora sem atingir o que lhes tinha sido prometido, viram-no e o saudaram de longe, confessando que eram só estrangeiros e peregrinos sobre a terra (Gn 23,4). 14Dizendo isto, declaravam que buscavam uma pátria. 15E se se referissem àquela donde saíram, ocasião teriam de tornar a ela... 16Mas não. Eles aspiravam a uma pátria melhor, isto é, à celestial. Por isso, Deus não se dedigna de ser chamado o seu Deus; de fato, ele lhes preparou uma cidade. 17Foi pela sua fé que Abraão, submetido à prova, ofereceu Isaac, seu único filho, 18depois de ter recebido a promessa e ouvido as palavras: Uma posteridade com o teu nome te será dada em Isaac (Gn 21,12). 19Estava ciente de que Deus é poderoso até para ressuscitar alguém dentre os mortos. Assim, ele conseguiu que seu filho lhe fosse devolvido. E isso é um ensinamento para nós! - Palavra do Senhor.




Evangelho: Lucas 12, 32-48


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 32Não temais, pequeno rebanho, porque foi do agrado de vosso Pai dar-vos o Reino. 33Vendei o que possuís e dai esmolas; fazei para vós bolsas que não se gastam, um tesouro inesgotável nos céus, aonde não chega o ladrão e a traça não o destrói. 34Pois onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. 35Estejam cingidos os vossos rins e acesas as vossas lâmpadas. 36Sede semelhantes a homens que esperam o seu senhor, ao voltar de uma festa, para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram. 37Bem-aventurados os servos a quem o senhor achar vigiando, quando vier! Em verdade vos digo: cingir-se-á, fá-los-á sentar à mesa e servi-los-á. 38Se vier na segunda ou se vier na terceira vigília e os achar vigilantes, felizes daqueles servos! 39Sabei, porém, isto: se o senhor soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria sem dúvida e não deixaria forçar a sua casa. 40Estai, pois, preparados, porque, à hora em que não pensais, virá o Filho do Homem. 41Disse-lhe Pedro: Senhor, propões esta parábola só a nós ou também a todos? 42O Senhor replicou: Qual é o administrador sábio e fiel que o senhor estabelecerá sobre os seus operários para lhes dar a seu tempo a sua medida de trigo? 43Feliz daquele servo que o senhor achar procedendo assim, quando vier! 44Em verdade vos digo: confiar-lhe-á todos os seus bens. 45Mas, se o tal administrador imaginar consigo: Meu senhor tardará a vir, e começar a espancar os servos e as servas, e a comer e a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele servo virá no dia em que não o esperar e na hora em que ele não pensar, e o despedirá e o mandará ao destino dos infiéis. 47O servo que, apesar de conhecer a vontade de seu senhor, nada preparou e lhe desobedeceu será açoitado com numerosos golpes. 48Mas aquele que, ignorando a vontade de seu senhor, fizer coisas repreensíveis será açoitado com poucos golpes. Porque, a quem muito se deu, muito se exigirá. Quanto mais se confiar a alguém, dele mais se há de exigir. - Palavra da salvação.




COR LITÚRGICA: VERDE

Nesta Eucaristia, Jesus completa os ensinamentos sobre o nosso comportamento dos bens do mundo, e desafia a comunidade a estar sempre pronta em atitude de vigilância. Nos fala do verdadeiro tesouro que é o nosso coração. Hoje nosso olhar se direciona para contemplar a Sagrada Família de Jesus, Maria e José. Deus escolheu a família, simples e humilde, para acolher o nascimento e crescimento do Salvador, santificando assim a família como fundamento da sociedade. Lembremos, também, nesta celebração, de todos os pais que pelo batismo são chamados a concretizar no mundo a imagem sempre amorosa e geradora de vida de Deus Pai.

1. Situando-nos brevemente

A vida é uma caixinha de surpresa. A toda hora somos surpreendidos pelo inesperado, porém nem sempre estamos suficientemente preparados, sobretudo para as situações desagradáveis ou, eventualmente, até dramáticas da vida. Por isso estamos aqui e nos reunimos todos os domingos com nosso melhor mestre, o Senhor Jesus, para ouvir e assimilar dele a verdadeira sabedoria a fim de viver a vida com perene sentido.

Hoje celebramos o Dia dos Pais: parabéns aos pais! Com toda a família franciscana, celebramos a memória (ou festa) de Santa Clara de Assis, uma mulher que, com São Francisco de Assis, encontrou o verdadeiro tesouro que dá sentido pleno à sua vida. Por Jesus Cristo se apaixonou e com ele amorosamente se aliou para todo o resto de sua vida: Jesus Cristo, pobre (=desapegado de tudo), humilde, crucificado.

Ainda, nesta semana, dia 14, quarta-feira, celebramos a memória do mártir São Maximiliano Kolbe, um sacerdote franciscano que, na última guerra mundial, preso num campo de concentração, num gesto total de desapego, entregou a própria vida para salvar a vida um pai de família condenado à morte.

Na busca que fazemos do verdadeiro tesouro como forma de vivermos em estado de serena vigilância “para o que der e vier”, Jesus vem ao nosso encontro hoje com suas sábias palavras. Continuemos à sua escuta e refletindo sobre elas.

2. Recordando a Palavra

O Evangelho de hoje é continuação do domingo passado, quando Jesus nos prevenia de toda ambição das riquezas (Cf. Lc 22,15). Só que aqui há um pequeno salto (Lc 12, 22-31), pois Jesus, diante da possibilidade de entregarmos tudo e ficarmos sem nada, nos propõe a confiança no Pai, como os pássaros e as flores que não acumulam para o dia de amanhã e, contudo, tem o necessário para comer e para vestir.

O Evangelho de hoje nos situa neste mesmo tema, quando nos previne: “não tenhas medo” (Lc 12,32). Ainda acrescenta a razão pela qual podemos estar dispostos a partilhar tudo, sem “medo”: “foi do agrado do vosso Pai dar a vós o Reino”. Aliás, esta não é a única vez que se diz que “o Reino é dado” aos discípulos (cf. Lc 8, 10;22,29; Mt 25,34).

A palavra de Jesus se dirige ao “pequeninho rebanho”: “Não tenhas medo, pequenino rebanho” (Lc 12,32). ‘Pequeno rebanho’ é uma imagem bíblica clássica que representa Israel (Ez 34). Aqui Jesus usa esta expressão para falar dos discípulos, o novo Israel, ou seja, nós!

Lucas, tanto no Evangelho como nos Atos dos Apóstolos, insiste no valor da ‘esmola’: “Vendei vossos bens e dai esmola” (v.33). Em outras palavras, trata-se da importância de dar os bens aos pobres (por ex.: cf. Lc 11,41; 18,22; 19, 8; 21, 1.4; At 9, 36; 10, 31; 11, 29; 24,17).

Em seguida, Jesus aconselha a “fazer um tesouro no céu que não se acabe” (Lc 12,34). Mais uma vez, como no domingo passado, Jesus insiste sobre o que realmente dá sentido à vida (cf. Lc 12, 13-21). Esta temática aparece em outras passagens do Novo Testamento (cf. Mt 6, 20; Tg 6, 2-3) e se vincula com a do “coração” (Lc 12, 33; Mt 6,21; Cl 3, 1-2).

Ao falar do “senhor” que “está servindo” a seus empregados (Lc 12,37), no fundo, figurativamente, Jesus está falando de si mesmo, como podemos deduzir do que ele explica na cena do lava-pés (cf. Jo 13, 4-5.13). Este “senhor” surpreende a todos. Felizes os que estão prevenidos, isto é, entram no seu jogo, no seu sistema, no seu reino e vivem do jeito que ele vive, de forma desprendida, generosa e humilde, com ele comungam no mesmo agir e sentir.

Este é o “tesouro” que dá sentido à vida! Por isso, no Evangelho de hoje, por três vezes Jesus repete: “felizes” (Lc 12, 37.8) e “feliz” (v.43). Coitado de quem for pego desprevenido pelo “Senhor” que vem, pois não estar alerta e deixar-se seduzir pela riqueza (v.15) significa perder a vida (v.21).

Na realidade concreta da vida, o próprio povo do Antigo Testamento já havia intuído o “sabor” do tesouro da partilha. Foi quando experimentou “na pele” o que significa viver na escravidão, precisamente sob o regime de um povo que, tristemente seduzido pela riqueza, colocou outro povo – no caso, os israelitas – numa situação desumana.

De onde deu para concluir: só um regime de partilha é capaz de dar sentido à vida. Foi o que Deus mostrou. Para viver neste glorioso regime de amor, chamou este povo para uma aliança. Isto, no fundo, ouvimos na primeira leitura, do Livro da Sabedoria. Neste sentido, cantamos hoje o Salmo 32, cujo refrão soa assim: “Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!” (v.12b).

Esta herança, para nós cristãos hoje, é vivida na fé como esperança daquilo que não se vê, como ouvimos na segunda leitura (Hb 11, 1-2.8-19). Fé esta que “olha para o futuro, como a de Abraão, como os dos israelitas no tempo do Êxodo, como a dos discípulos que espera a vinda do Senhor: é esperança”.

Não deixa o homem instalar-se no presente. Este mundo não é o termo de seu caminho. Deus preparou uma pátria melhor. O cristão é um estrangeiro neste mundo. Leva este mundo a sério, exatamente no fato de ficar livre diante dele (o que não exclui o compromisso com os filhos de Deus neste mundo!) (J. Konings. Liturgia dominical, p.441).

3. Atualizando a Palavra

É bom nos conscientizamos de que “o fim para o qual vivemos reflete-se em cada uma de nossas ações. A cada momento pode chegar o fim de nossa vida. Seja este fim, aquilo que vigilantes esperamos, como a noite da libertação, que encontrou os israelitas preparados para saírem, como vimos na primeira leitura, e não como uma noite de morte e condenação, como o empregado malandro que é pego de surpresa pela volta inesperada de seu patrão – como ouvimos no Evangelho” (Id., p.443).

Podemos seguir com a oportuna reflexão de nosso irmão teólogo e biblista Johan Konings, cujo texto que transcrevemos na íntegra.

“Devemos preparar-nos para o definitivo de nossa vida, aquilo que permanece, mesmo depois da morte. Mensagem difícil para o nosso tempo de imediatismo. Muitos nem querem pensar no que vem depois; contudo, a perspectiva do fim é inevitável. Já outros vêem o sentido da vida na construção de um mundo novo, ainda que não seja para eles mesmos, mas para seus filhos ou para as gerações futuras, se não tem filhos. Assim como os antigos judeus colocavam sua esperança de sobrevivência nos seus filhos, estas pessoas a colocaram na sociedade do futuro. É nobre. Mas será suficiente? Jesus abre outra perspectiva: um tesouro no céu, junto a Deus. Ali a desintegração não chega. Mas, olhar para o céu não desvia nosso olhar da terra? Não leva à negação da realidade histórica, desta terra, da nova sociedade que construímos? Ou será, pelo contrario, uma valorização de tudo isso? Pois mostrando como provisória a vida e a historia, Jesus nos ensina a usá-las bem, para produzir o que ultrapassa a vida e a história: o amor que nos torna semelhantes a Deus. Este é o tesouro do céu, mas ele precisa ser granjeado aqui na terra. A visão cristã acompanha os que se empenham pela construção de um mundo novo, solidário e igualitário, para suplantar a atual sociedade baseada no lucro individual. Mas não basta ficar simplesmente neste nível material, por mais que ele dê realismo ao empenho do amor e da justiça. A visão cristã acredita que a solidariedade exercida aqui na História é confirmada para além da História. Ultrapassa nosso alcance humano. É a causa de Deus mesmo, confirmada por quem nos chamou à vida e nos fez existir. À utopia histórica, a visão cristã acrescenta a fé, ‘prova de realidades que não se veem’ (2ª Leitura). A fé, baseada na realidade definitiva que se revelou na ressurreição de Cristo, nos dá a firmeza necessária para abandonar tudo em prol da realização última – a razão do nosso existir” (Ibid., p.443-444).

4. Ligando a Palavra com ação litúrgica

Logo em seguida, nos achegaremos ao altar para explicitamente celebrar o mistério da nossa fé, o memorial da Páscoa de Jesus. Que esta celebração eucarística nos torne, de fato, atentos e vigilantes em comunhão com o Senhor que vem para servir.

A Missa é a celebração do serviço de Jesus que se entregou e se entrega por nós. Participando dela, possamos conhecer e vivenciar, mais profundamente, o projeto de vida do nosso Deus e com ele nos comprometermos mais e mais. Participando dela, possamos nos colocar com mais empenho a serviço da comunidade cristã., preparando assim a plenitude  do Reino que nos foi confiado.

Assim sendo, concluímos nossa participação nesta ceia memorial do Senhor morto-ressuscitado com esta significativa oração: “Ó Deus, vosso sacramento que acabamos de receber nos traga a salvação e nos confirme na vossa verdade” (Oração depois da comunhão). Sim, que nossa participação nesta ceia nos confirme na verdade do Reino de Deus vivido e transmitido por nosso mestre maior, Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém!

Nenhum comentário: