terça-feira, 1 de março de 2011

LITURGIA DIÁRIA - RECOMPENSA NO REINO.


Primeira Leitura: Eclesiástico 35, 1-15

VIII SEMANA COMUM
(verde - ofício da IV semana)

Leitura do livro do Eclesiástico - 1Aquele que observa a lei faz numerosas oferendas. 2É um sacrifício salutar guardar os preceitos, e apartar-se de todo pecado. 3Afastar-se da injustiça é oferecer um sacrifício de propiciação, que consegue o perdão dos pecados. 4Aquele que oferece a flor da farinha dá graças, e o que usa de misericórdia oferece um sacrifício. 5Abster-se do mal é coisa agradável ao Senhor; o fugir da injustiça alcança o perdão dos pecados. 6Não te apresentarás diante do Senhor com as mãos vazias, 7pois todos (esses ritos) se fazem para obedecer aos preceitos divinos. 8A oblação do justo enriquece o altar; é um suave odor na presença do Senhor. 9O sacrifício do justo é aceito (por Deus). O Senhor não se esquecerá dele. 10Dá glória a Deus de bom coração e nada suprimas das primícias (do produto) de tuas mãos. 11Faze todas as tuas oferendas com um rosto alegre, consagra os dízimos com alegria. 12Dá ao Altíssimo conforme te foi dado por ele, dá de bom coração de acordo com o que tuas mãos ganharam, 13pois o Senhor retribui a dádiva, e recompensar-te-á tudo sete vezes mais. 14Não lhe ofereças dádivas perversas, pois ele não as aceitará. 15Nada esperes de um sacrifício injusto, porque o Senhor é teu juiz, e ele não faz distinção de pessoas. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(49)

REFRÃO: A todos os que procedem retamente / eu mostrarei a salvação que vem de Deus.


1. Reuni os meus fiéis, que selaram comigo aliança pelo sacrifício. E os céus proclamam sua justiça, porque é o próprio Deus quem vai julgar. - R.

2. Escutai, ó meu povo, que eu vou falar: Israel, vou testemunhar contra ti. Deus, o teu Deus, sou eu. Não te repreendo pelos teus sacrifícios, pois teus holocaustos estão sempre diante de mim. - R.

3. Oferece, antes, a Deus um sacrifício de louvor e cumpre teus votos para com o Altíssimo. Invoca-me nos dias de tribulação, e eu te livrarei e me darás glória. Ao pecador, porém, Deus diz: Por que recitas os meus mandamentos, e tens na boca as palavras da minha aliança? Tu que aborreces meus ensinamentos e rejeitas minhas palavras? Se vês um ladrão, te ajuntas a ele, e com adúlteros te associas. Dás plena licença à tua boca para o mal e tua língua trama fraudes. Tu te assentas para falar contra teu irmão, cobres de calúnias o filho de tua própria mãe. Eis o que fazes, e eu hei de me calar? Pensas que eu sou igual a ti? Não, mas vou te repreender e te lançar em rosto os teus pecados. Compreendei bem isto, vós que vos esqueceis de Deus: não suceda que eu vos arrebate e não haja quem vos salve. Honra-me quem oferece um sacrifício de louvor; ao que procede retamente, a este eu mostrarei a salvação de Deus. - R.


Evangelho: Marcos 10, 28-31


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo, 28Pedro começou a dizer-lhe: "Eis que deixamos tudo e te seguimos." 29Respondeu-lhe Jesus. "Em verdade vos digo: ninguém há que tenha deixado casa ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras por causa de mim e por causa do Evangelho 30que não receba, já neste século, cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, com perseguições e no século vindouro a vida eterna. 31Muitos dos primeiros serão os últimos, e dos últimos serão os primeiros." - Palavra da salvação.

catolicanet.com


Homilia - Pe Bantu


O texto do Evangelho de ontem no qual Jesus apresentava a incapacidade dos homens e mulheres apegados aos bens seguirem Jesus, põe-se ao de hoje. Vemos Pedro a professar o seu despojamento de tudo para ir a traz do mestre: Veja! Nós deixamos tudo e seguimos o senhor.
Quero crer que nas palavras de Pedro, não só estavam as dos outros apóstolos ontem, como também estão as minhas e as tuas. Estão as palavras de todos nós quando nos desfazemos nos despimos dos nossos orgulhos, vaidades, soberbas. Assim como Pedro nos evangelhos, tomava decisões em nome da Comunidade dos Apóstolos, assim continua nos dias de hoje falando e nos representando.
É necessário que tu e eu façamos nossa a proposta e escolha de Pedro abandonar o apego ao bem privado e gozar do bem partilhado, comunitário. Alías a partilha, o abandonar-se a si mesmo e o tomar a cruz todos os dias e seguir Jesus, é o caminho certo para a construção do mundo novo de justiça e paz.
Cristo chama-nos, para nos justificar sem cessar; e cada vez mais, Ele quer santificar-nos e nos glorificar. Veja o que Ele diz: aquele que, por causa de mim e do evangelho, deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras receberá muito mais, ainda nesta vida. Receberá cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos, terras e também perseguições.
Devemos compreendê-lo, mas somos lentos a dar-nos conta dessa grande verdade – que Cristo caminha de alguma forma no meio de nós e que, com a sua mão, os seus olhos, a sua voz, nos faz sinal para que o sigamos. Não percebemos que o seu apelo é qualquer coisa que tem lugar neste mesmo momento. Pensamos que teve lugar no tempo dos apóstolos; mas não acreditamos nele, não o ouvimos verdadeiramente para nós próprios.
O seu chamado é atualíssimo e nos propõe vida em plenitude. Ele é a concretização de uma nova criação e de uma paz total entre os homens entre si e entre estes e Deus.
Pai, dá-me a graça de entregar-me totalmente ao serviço do Reino, sem esperar outra recompensa além de saber-me amado por ti.



homiliadopebantu.blogspot.com

Nenhum comentário: