sábado, 7 de agosto de 2010

ONISCIÊNCIA E LIBERDADE.


Deus é sim onisciente. Conhece presente, passado e futuro. Se a onisciência se refere a eventos futuros, chamamos de Presciência.
Assim sendo, Deus sabia que alguns anjos iriam se insurgir, sabia que Adão e Eva pecariam, e que haveria uma condenação pela sua rebeldia. Sabia ainda, que a salvação desse homem agora passaria pelo envio do seu único e amado e filho, que mesmo sendo Deus, seria crucificado nas mãos dos infiéis.
Então por que Deus teria criado? Não seria Deus a causa da condenação, não seria Ele o autor do mal?

NÃO.

Primeiro, ter o conhecimento sobre o que vai acontecer, não quer dizer que você o determine. Para Deus, não há limitação de tempo, seja passado, presente e futuro. Deus é atemporal.
Deus realiza a criação dos anjos e do homem, sabendo que irão se rebelar, mas não os cria para esse fim.
Sabia que iriam se insurgir, e sabia justamente porque iria criá-los. Sem criação, não haveria rebelião e assim, Deus não teria a presciência.
Agora o que é interessante, é que o conhecimento de Deus quanto ao futuro, está diretamente ligado ás causas que determinam esse futuro. Uma delas, é a liberdade. Se Deus sabia dessa rebelião e de que não criaria para com esse propósito, entende-se que, além de não haver contradição entre a presciência e a liberdade, Deus foi fiel à sua vontade, foi e é fiel a Si mesmo. Não os criou para que caíssem, mas os criou com total liberdade para assim decidirem. Uma terça parte caiu, pois receberam a liberdade de escolha. O restante não. Fizeram a opção por ser fiel a Deus. O homem também recebendo essa liberdade, pode assim, fazer sua escolha.
Deus cria e dar liberdade à sua criação. O que nasceu em sua vontade, era bom, Deus é o sumo bem. Saber (presciência) que o objeto dessa vontade irá se rebelar, não implica que não se deva criar, afinal, não seriam criados para esse fim. E saber que iriam proceder assim, faria parte da liberdade a eles constituída. A liberdade, ou o abuso dessa liberdade, seria fator da causa para esse futuro. O fato de saber não determina que seja a causa.


Espero poder ter ajudado. Em breve, serão postados os argumentos relacionados a Judas Iscariotes. Traidor ou Mártir?

Nenhum comentário: