sexta-feira, 27 de agosto de 2010

CIRCULO DO AMOR

PARA REFLETIR.

Ele quase não viu o rosto da senhora com o carro parado no acostamento, mas percebeu que ela precisava de ajuda. Assim, parou o seu carro e se aproximou. O carro dela cheirava a novo.
Mesmo com o sorriso que ele estampava na face, ela ficou preocupada, pois ninguém tinha parado para ajudá-la até então. Ele não parecia seguro, parecia pobre, faminto. Ele, por sua vez, percebeu que ela estava com medo de sua aproximação e disse-lhe:
- Eu estou aqui para ajudá-la madame, por que a senhora não espera dentro do carro onde estará quentinha e abrigada do frio intenso e da neve ?
- A propósito, meu nome é Fábio.

Ele, após apresentar-se, percebeu que o veículo dela tinha um pneu furado, mas para uma senhora da idade dela, isto era um problemão, haja visto o veículo ser tipo perua e pesado.
A seguir abaixou-se, colocou o macaco e levantou o carro. Logo ele já estava trocando o pneu, entretanto ficou um tanto sujo e ainda feriu uma das mãos.
Enquanto ele apertava as porcas da roda, ela abriu a janela e começou a conversar com ele. Contou que era da capital e só estava naquela região de passagem e que não sabia como agradecer-lhe pela preciosa ajuda. Fábio apenas sorriu enquanto se levantava.
Ela perguntou-lhe quanto devia. Qualquer quantia teria sido pouco para ela, pois tinha imaginado as mais terríveis coisas que poderia ter-lhe acontecido se Fábio não tivesse parado, ainda mais aquela hora da noite.
Fábio não pensava em dinheiro. Aquilo não era um trabalho para ele. Gostava de ajudar as pessoas quando alguém tinha necessidade (essa era a postura de vida dele) e Deus já lhe ajudara tantas vezes, então respondeu:
- Se a senhora realmente quiser me reembolsar, da próxima vez que encontrar alguém que precise de ajuda, dê para a pessoa aquilo que ela precisar. E acrescentou:
- E pense em mim !
Ele esperou até que ela saísse com o carro e também se foi.
Tinha sido um dia frio e deprimido, mas ele se sentia bem retornando para casa. Alguns quilômetros adiante, a senhora encontrou um pequeno restaurante. Ela entrou para comer alguma coisa. Era um restaurante simples e sem muita higiene, mas ela estava com muita fome ! A garçonete veio até ela e trouxe-lhe uma toalha limpa para que pudesse esfregar e secar os cabelos molhados e lhe dirigiu um doce sorriso, um sorriso que mesmo com os pés doendo por um dia inteiro de trabalho não pode apagar.
A senhora notou que a garçonete estava com quase oito meses de gravidez, mas ela não deixou a tensão e as dores mudarem sua atitude. A senhora ficou curiosa em saber como alguém que tinha tão pouco, podia tratar tão bem um estranho, e então se lembrou de Fábio.
Depois que terminou a refeição, enquanto a garçonete buscava o troco para uma nota de cem reais, a senhora se retirou. Já tinha partido, quando a garçonete voltou. A garçonete ainda queria saber onde a senhora poderia ter ido quando notou algo escrito no guardanapo de papel sobre a mesa, sob o qual tinha um cheque no valor de mil reais.
Havia lágrimas em seus olhos, quando leu o que a senhora escreveu e que dizia:
- Você não me deve nada ! Fique com o troco da refeição e com o cheque para você. Eu já tenho o bastante. Alguém me ajudou uma vez e da mesma forma, estou lhe ajudando. Se você realmente quiser me reembolsar algum dia, não deixe este círculo de amor terminar em você.
Aquela noite, quando foi para casa e deitou-se na cama, ficou pensando no dinheiro e no que a senhora deixou escrito. Como pode aquela senhora saber o quanto ela e o marido precisavam disso ? Com o bebê para o próximo mês, tudo estava difícil ! Ela então virou-se para o marido que já dormia ao seu lado, deu-lhe um beijo carinhoso e macio e sussurrou:
- Deus está nos ajudando Fábio, tudo ficará bem meu amor, não se preocupe !

Nenhum comentário: