sábado, 7 de agosto de 2010

LITURGIA DIÁRIA - O PODER DA FÉ


Mateus 17, 14-20


14E, quando eles se reuniram ao povo, um homem aproximou-se deles e prostrou-se diante de Jesus, 15dizendo: Senhor, tem piedade de meu filho, porque é lunático e sofre muito: ora cai no fogo, ora na água... 16Já o apresentei a teus discípulos, mas eles não o puderam curar. 17Respondeu Jesus: Raça incrédula e perversa, até quando estarei convosco? Até quando hei de aturar-vos? Trazei-mo. 18Jesus ameaçou o demônio e este saiu do menino, que ficou curado na mesma hora. 19Então os discípulos lhe perguntaram em particular: Por que não pudemos nós expulsar este demônio? 20Jesus respondeu-lhes: Por causa de vossa falta de fé. Em verdade vos digo: se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha: Transporta-te daqui para lá, e ela irá; e nada vos será impossível. Quanto a esta espécie de demônio, só se pode expulsar à força de oração e de jejum.


Estamos diante de um texto que nos revela o quanto é importante ter fé. Em Mateus encontramos muitas passagens em que Jesus insistentemente fala da necessidade de ter fé para operar curas e milagres.
“Quando eles chegaram perto da multidão, um homem aproximou-se dele e lhe disse, caindo de joelhos: Senhor, tem piedade de meu filho: ele é lunático e sofre muito; cai muitas vezes no fogo ou na água. Embora eu o tenha trazido a teus discípulos, ele não o puderam curar.
Tomando a palavra, Jesus disse: Geração incrédula e transviada, até quando estarei convosco? Até quando terei de vos suportar? Trazei-mo aqui. Jesus ameaçou o demônio, que saiu do menino, e este ficou curado desde àquela hora.
Então os discípulos, aproximando-se de Jesus, disseram-lhe em particular: E nós, por que não conseguimos expulsá-lo? Ele lhes disse: “Por causa da pobreza de vossa fé. Pois, em verdade, eu vos digo, se um dia tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direi a está montanha: Passa daqui para acolá; e ela passará. Nada vos será impossível.
Os apóstolos não tinham fé? Nós dizemos: Claro que tinham! Eles acreditavam em Jesus, acreditavam que ele era o filho de Deus, acreditavam que Jesus curava, acreditavam que ele expulsava o demônio. Eles acreditavam que o poder de Deus estava em Jesus.
Acreditavam que Deus os estava usando. Prova disso é que foram à frente de Jesus, de aldeia em aldeia, de cidade em cidade, pregando, curando e vendo curas acontecerem.
Eles viram! Portanto, acreditavam. Porém, diante daquela situação, diante do menino naquele estado, não acreditaram. Eles se julgaram muito pequenos para aquilo e Jesus foi claro: Por causa da pobreza de vossa fé.
Se nas tuas orações a cura, a libertação, o milagre da conversão dos teus não acontece no teu dia-a-dia é porque a tua fé ainda é fraca. Ou por que pedes não sabendo o que pedir, pedes mal. Peça primeiro a graça, o dom de uma fé esclarecida a ponto de saberes diagnosticar as doença que têm como sintomas o que tens. Como se costuma dizer, a dor de cabeça e sintoma de que algo não vai bem dentro do nosso organismo. Então vamos ao médico para descobrir o que realmente se passa. Se tomarmos comprimidos de dor de cabeça alivia a dor. Mas passando o efeito do comprimido volta à dor. Muitas vezes nós somos superficiais, não queremos atacar o mal pela raiz, e ficando do lado de fora e duvidando da presença de Deus e do poder que temos nesta situação queremos que Deus cure. E quando não acontece nos perguntamos: E nós, por que não conseguimos expulsá-lo.
Pe Bantu

Nenhum comentário: