segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Liturgia Diária - "...Nenhum Profeta é bem recebido em sua pátria,"


 
Resultado de imagem para jesus de nazare filme na sinagoga
1a Leitura - 1 Coríntios 2,1-5
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
2 1 Também eu, quando fui ter convosco, irmãos, não fui com o prestígio da eloqüência nem da sabedoria anunciar-vos o testemunho de Deus.
2 Julguei não dever saber coisa alguma entre vós, senão Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado.
3 Eu me apresentei em vosso meio num estado de fraqueza, de desassossego e de temor.
4 A minha palavra e a minha pregação longe estavam da eloqüência persuasiva da sabedoria; eram, antes, uma demonstração do Espírito e do poder divino,
5 para que vossa fé não se baseasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
Palavra do Senhor.

Salmo - 118/119
Quanto eu amo, ó Senhor, a vossa lei!
Quanto eu amo, ó Senhor, a vossa lei!
Permaneço o dia inteiro a meditá-la.

Vossa lei me faz mais sábio que os rivais,
porque ela me acompanha eternamente.

Fiquei mais sábio que todos os meus mestres,
porque medito sem cessar vossa aliança.

Sou mais prudente que os próprios anciãos,
porque cumpro, ó Senhor, vossos preceitos.

De todo mau caminho afasto os passos,
para que eu siga fielmente as vossas ordens.

De vossos julgamentos não me afasto,
porque vós mesmo me ensinastes vossas leis.

Evangelho - Lucas 4,16-30
Aleluia, aleluia, aleluia.
O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 4 16 Jesus dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.
17 Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito:
18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração,
19 para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor”.
20 E enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
21 Ele começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir”.
22 Todos lhe davam testemunho e se admiravam das palavras de graça, que procediam da sua boca, e diziam: “Não é este o filho de José?”
23 Então lhes disse: “Sem dúvida me citareis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; todas as maravilhas que fizeste em Cafarnaum, segundo ouvimos dizer, faze-o também aqui na tua pátria”.
24 E acrescentou: “Em verdade vos digo: nenhum profeta é bem aceito na sua pátria.
25 Em verdade vos digo: muitas viúvas havia em Israel, no tempo de Elias, quando se fechou o céu por três anos e meio e houve grande fome por toda a terra;
26 mas a nenhuma delas foi mandado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia.
27 Igualmente havia muitos leprosos em Israel, no tempo do profeta Eliseu; mas nenhum deles foi limpo, senão o sírio Naamã”.
28 A estas palavras, encheram-se todos de cólera na sinagoga.
29 Levantaram-se e lançaram-no fora da cidade; e conduziram-no até o alto do monte sobre o qual estava construída a sua cidade, e queriam precipitá-lo dali abaixo.
30 Ele, porém, passou por entre eles e retirou-se.
Palavra da Salvação.

Reflexão

O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir,  vem  confirmar, que o caminho do profeta, é um caminho marcado pela perseguição, pela rejeição...
Jesus, o profeta maior de todos os tempos, passou por esta experiência, Ele foi perseguido e rejeitado até mesmo pelos os seus conterrâneos, pessoas, que deveriam ser os primeiros a acolhê-lo!
Dificuldades,  sempre estarão presentes no caminho do profeta, pois são muitos, os que tentarão calar a sua voz, o que será impossível, pois nem mesmo a morte, consegue  calar a voz de um profeta! Podem tirar-lhe a vida, mas não conseguem tirar a força de suas palavras, que continuam mais forte ainda, após sua morte.
O texto fala do retorno de Jesus à sua cidade de origem: Nazaré. Em Nazaré, Jesus experimentou no corpo e na alma, a dor da rejeição. 
De início, o povo ficou encantado com as palavras de Jesus, mas este encantamento caiu por terra, quando a identidade do Messias, começou a se revelar na sua pessoa.
Para o povo de Nazaré, era inadmissível acreditar, que o filho de um carpinteiro  pudesse ser o enviado de Deus: O Messias! Eles agarraram, na origem de Jesus,  na sua condição social, não quiseram aprofundar, isto é: não quiseram enxergar no seu rosto, o rosto humano do Pai!
Os habitantes de Nazaré esperavam por um Messias, mas por um Messias extraordinário, milagreiro, que lhes fosse favorável em tudo, por isto não aceitaram um Messias de origem simples, que tinha o olhar voltado para os pequenos, os pobres os marginalizados.
Os compatriotas de Jesus, tiveram nas mãos, a chave da felicidade, mas não se deram conta de tamanha  preciosidade, desperdiçando assim, a graça de Deus! Ali, Jesus não pode realizar  milagres, fez apenas algumas curas, não, por repreensão, mas pela a falta de fé daquele povo. 
Será que nós também, não temos atitudes semelhantes ao do povo de Nazaré? Será que estamos aceitando,  o recado de Deus, que chega até a nós através das pessoas simples? 
Temos a tendência de acreditar somente nas palavras das pessoas de nível intelectual elevado, com isso, deixamos escapar as mensagens que Deus quer nos passar através dos “pequenos”, os simples,  esquecendo de que Jesus, o Mestre de todos os mestres, o profeta Maior de todos os tempos, serviu-se de meios humanos bem simples para anunciar o reino de Deus!
A rejeição à Jesus, não interrompeu o anúncio do Reino, anuncio, que continua através dos incansáveis profetas de hoje: homens e mulheres que se embrenham pelo caminho da cruz, dispostos a dar a vida se preciso for, pela causa do Reino.
 
 
 
  Olivia Coutinho

Nenhum comentário: