terça-feira, 4 de setembro de 2018

Liturgia Diária - Jesus pode nos curar

 Imagem relacionada
1a Leitura - 1 Coríntios 2,10-16
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
2 10 Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus.
11 Pois quem conhece as coisas que há no homem, senão o espírito do homem que nele reside? Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.
12 Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos prodigalizou
13 e que pregamos numa linguagem que nos foi ensinada não pela sabedoria humana, mas pelo Espírito, que exprime as coisas espirituais em termos espirituais.
14 Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem as pode compreender, porque é pelo Espírito que se devem ponderar.
15 O homem espiritual, ao contrário, julga todas as coisas e não é julgado por ninguém.
16 Por que quem conheceu o pensamento do Senhor, se abalançará a instruí-lo? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo.
Palavra do Senhor.

Salmo - 144/145
É justo o Senhor em seus caminhos.
Misericórdia e piedade é o Senhor,
ele é amor, é paciência, é compaixão.
O Senhor é muito bom para com todos,
sua ternura abraça toda criatura.

Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,
e os vossos santos, com louvores, vos bendigam!
Narrem a glória e o esplendor do vosso reino
e saibam proclamar vosso poder!

Para espalhar vossos prodígios entre os homens
e o fulgor de vosso reino esplendoroso.
O vosso reino é um reino para sempre,
vosso poder, de geração em geração.

O Senhor é amor fiel em sua palavra,
é santidade em toda obra que ele faz.
ele sustenta todo aquele que vacila
e levanta todo aquele que tombou.

Evangelho - Lucas 4,31-37
Aleluia, aleluia, aleluia.
Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo (Lc 7,16).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 4 31 Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e ali ensinava-os aos sábados.
32 Maravilharam-se da sua doutrina, porque ele ensinava com autoridade.
33 Estava na sinagoga um homem que tinha um demônio imundo, e exclamou em alta voz: 34 “Deixa-nos! Que temos nós contigo, Jesus de Nazaré? Vieste para nos perder? Sei quem és: o Santo de Deus!”
35 Mas Jesus replicou severamente: “Cala-te e sai deste homem”. O demônio lançou-o por terra no meio de todos e saiu dele, sem lhe fazer mal algum.
36 Todos ficaram cheios de pavor e falavam uns com os outros: “Que significa isso? Manda com poder e autoridade aos espíritos imundos, e eles saem?”
37 E corria a sua fama por todos os lugares da circunvizinhança.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Jesus pode nos curar. Ele pode curar as nossas doenças físicas e mentais. Os nossos desvios de conduta, os nossos vícios, as nossas tendências de cair sempre no mesmo pecado.

Porém, para que a cura aconteça, a fé é indispensável. Sem fé, nós não atingimos o ponto almejado, nunca chegaremos lá. Pois quem não crer, já está condenado!

Se tiveres fé podereis fazer tudo o que e faço, e ainda mais. Foi o que Jesus nos garantiu, porém, lá no fundo da nossa mente, nós duvidamos de que somos capazes de realizar os milagres que Jesus fez. Os apóstolos conseguiram fazer muitos milagres, por que tiveram fé. Fé essa que foi reforçada pelos poderes que lhes foram fornecidos por Jesus.

A tua fé te salvou. Esta foi a frase que Jesus repetiu várias vezes, sempre que realizava uma cura. Isso para nos mostrar que sem fé, o milagre não pode acontecer.

Todos nós buscamos diariamente por um milagre: O milagre de conseguir um bom emprego, um bom marido, uma boa esposa, de passar de ano, um milagre para o filho que está no mundo do crime e assim por diante. Até rezamos. Aliás, de modo geral, é só na hora que o circo pega fogo, quando a casa cai, é que muitos se lembram de rezar. Pois quando tudo está correndo em cima dos trilhos, não se lembram de Deus. De agradecer, de glorificá-lo...

Quem crer será salvo. Quem realmente acredita em Deus leva uma vida tranquila, deslizando entre os problemas da existência com uma facilidade não encontrada naqueles e naquelas que tentam viver por si só, pelos seus próprios recursos.

Vencer na vida não é coisa fácil. Principalmente vencer honestamente. É preciso talento e muita garra. Coragem e decisão, e forças para enfrentar os invejosos que tentam nos derrubar, nos colocar fora da competição, jogando sujo.

No tempo de Jesus, o povo era contaminado pelo fermento dos fariseus, pela ideologia do poder religioso e político. Hoje somos contaminados pela ideologia do consumismo, do prazer pelo prazer, pelas mentiras e falsas notícias de felicidade fácil, adquirida pelo dinheiro adquirido pela esperteza.
São muitos os que nos enganam, nos passando uma ideologia dominante que nos deixa cegos sem enxergar o verdadeiro ideal de vida.
A prática da nossa fé deve ser em comunidade. Porém, diariamente necessitamos nos retirar para um deserto para recuperar as forças e falar com o Pai. Pois é na solidão, no deserto de nós mesmos, que nos encontramos com Deus. Nós falamos com Ele e Ele fala conosco, nos guiando pelos caminhos que nos levam a tranquilidade econômica, social, tranquilidade do corpo e da alma.
Busque a Deus, por meio de Jesus. Pois só Ele tem palavra de vida eterna!
 
 

José Salviano.

Nenhum comentário: