domingo, 30 de setembro de 2018

26º Domingo do Tempo Comum - Quem não é contra nós é a nosso favor.

 Imagem relacionada
1a Leitura - Números 11,25-29
Leitura do livro dos Números.
11 25 O Senhor desceu na nuvem e falou a Moisés; tomou uma parte do espírito que o animava e a pôs sobre os setenta anciãos. Apenas repousara o espírito sobre eles, começaram a profetizar; mas não continuaram.
26 Dois homens tinham ficado no acampamento: um chamava-se Eldad e o outro, Medad, e o espírito repousou também sobre eles, pois tinham sido alistados, mas não tinham ido à tenda; e profetizaram no acampamento.
27 Um jovem correu a dar notícias a Moisés: “Eldad e Medad, disse ele, profetizam no acampamento.”
28 Então Josué, filho de Nun, servo de Moisés desde a sua juventude, tomou a palavra: “Moisés, disse ele, meu senhor, impede-os.”
29 Moisés, porém, respondeu: “Por que és tão zeloso por mim? Prouvera a Deus que todo o povo do Senhor profetizasse, e que o Senhor lhe desse o seu espírito!”
Palavra do Senhor.

Salmo - 18/19
A lei do Senhor Deus é perfeita, alegria do coração!

A lei do Senhor Deus é perfeita,
conforto par a alma!
O testemunho do Senhor é fiel,
sabedoria dos humildes.

É puro o temor do Senhor,
imutável para sempre.
Os julgamentos do Senhor são corretos
e justos igualmente.

É vosso servo, instruído por elas,
se empenha em guardá-las.
Mas quem pode perceber suas faltas?
Perdoai as que não vejo!

E preservai o vosso servo do orgulho:
não domine sobre mim!
E assim puro eu serei preservado
dos delitos mais perversos.

2a Leitura - Tiago 5,1-6
Leitura da carta de são Tiago.
5 1 Vós, ricos, chorai e gemei por causa das desgraças que sobre vós virão.
2 Vossas riquezas apodreceram e vossas roupas foram comidas pela traça.
3 Vosso ouro e vossa prata enferrujaram-se e a sua ferrugem dará testemunho contra vós e devorará vossas carnes como fogo. Entesourastes nos últimos dias!
4 Eis que o salário, que defraudastes aos trabalhadores que ceifavam os vossos campos, clama, e seus gritos de ceifadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos.
5 Tendes vivido em delícias e em dissoluções sobre a terra, e saciastes os vossos corações para o dia da matança!
6 Condenastes e matastes o justo, e ele não vos resistiu.
Palavra do Senhor.


Evangelho - Marcos 9,38-43.45.47-48
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vossa palavra é verdade, orienta e dá vigor; na verdade santifica vosso povo, ó Senhor! (Jo 17,17).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, 9 38 João disse-lhe: “Mestre, vimos alguém, que não nos segue, expulsar demônios em teu nome, e lho proibimos”.
39 Jesus, porém, disse-lhe: “Não lho proibais, porque não há ninguém que faça um prodígio em meu nome e em seguida possa falar mal de mim.
40 Pois quem não é contra nós, é a nosso favor.
41 E quem vos der de beber um copo de água porque sois de Cristo, digo-vos em verdade: não perderá a sua recompensa.
42 Mas todo o que fizer cair no pecado a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que uma pedra de moinho lhe fosse posta ao pescoço e o lançassem ao mar!
43 Se a tua mão for para ti ocasião de queda, corta-a; melhor te é entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para a geena, para o fogo inextinguível
45 Se o teu pé for para ti ocasião de queda, corta-o fora; melhor te é entrares coxo na vida eterna do que, tendo dois pés, seres lançado à geena do fogo inextinguível
47 Se o teu olho for para ti ocasião de queda, arranca-o; melhor te é entrares com um olho de menos no Reino de Deus do que, tendo dois olhos, seres lançado à geena do fogo,
48 ‘onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga’”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Sempre, no último Domingo do mês de Setembro, a Igreja comemora o dia Nacional da Bíblia!

Numa comunidade cristã, que alimenta a sua intimidade com a Bíblia, sempre haverá inovação, avanços significativos, tanto na catequese, quanto na liturgia, como também, no cotidiano das pessoas que através de um conhecimento mais profundo da palavra de Deus, vão conhecendo melhor Jesus...

A palavra de Deus é fonte de vida para nós, se não nos inundarmos desta fonte, ela continuará sendo apenas palavra, não frutificará no mundo através de nós!

De nada adianta, fazermos uma leitura superficial da Bíblia, memorizar versículos isoladamente, sem aprofundarmos  no  contexto, não absorvermos a mensagem que o texto que nos passar.

O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, nos alerta sobre o perigo de criarmos as  nossas verdades e não viver a verdade que é Jesus, o perigo de vivermos  uma religião que prega o amor, mas não dá testemunho deste amor!

“Quem não é contra nós é a nosso favor.” Foi o que  Jesus disse  aos discípulos que proibiram um homem  de fazer o bem, simplesmente pelo o fato dele não pertencer ao grupo deles!

Mesmo tendo deixado tudo para seguir Jesus, os discípulos, até então, não haviam entrado na dinâmica do Reino, para eles, o seguimento a Jesus, traduzia numa realização pessoal, numa conquista de poder e de grandeza. Tomados por esta mentalidade, eles se sentiram incomodados, ao constatar que havia outras pessoas, fora do grupo deles, realizando curas em nome de Jesus.  Jesus não somente os repreende, como quis também, conscientizá-los de que a centralidade da fé, está na vivencia do amor, o que independe do grupo ou da religião de uma pessoa.  O importante é o amor, no coração de quem ama, não há espaço para o que não é de Deus, como a inveja o ciúme a vaidade...

O texto nos apresenta várias orientações de Jesus, orientações que nos levam a  refletir sobre a importância da partilha, da tolerância, da caridade, de vivermos a unidade na diversidade, práticas de vida que se observadas no nosso dia a dia, nos colocará no coração do Pai!

A caminhada com Jesus para Jerusalém, foi para os discípulos, uma grande escola de vida, pois enquanto caminhavam, Jesus ia lhes ensinando na prática, como eles deveriam conduzir suas vidas!

Foi curando os doentes, libertando as pessoas dos mais diversos males, que Jesus aos poucos,  ia despertando nos discípulos, uma nova mentalidade.

Em todos os seus ensinamentos, Jesus sempre deixou claro, que só o amor constrói que só o amor gera vida! O amor cria e recria vida, abre caminhos, leva-nos ao encontro do outro, enfim, o amor movimenta a nossa vida!

Jesus não quer que nenhum de nós seja escravizado pelas estruturas do mal, como a ambição, a inveja o orgulho a vaidade, por isto, Ele nos convida  a entrarmos na dinâmica do reino, cortando estes males pela raiz, males  que tem origem na própria natureza humana quando corrompida pelo desejo do ter e do poder. Se não cortarmos de vez, as raízes deste mal, não daremos continuidade ao anúncio do evangelho, frustrando assim, mais uma vez, o sonho de Deus.

A prática do bem é sinal de amor ao próximo, ou seja, qualquer atitude que venha beneficiar vidas,  partindo de quem quer que seja, deve ser acolhida com alegria por todos.

Todas as nossas atitudes devem convergir-se para o bem maior que é a vida 

 

 



Olívia Coutinho

Nenhum comentário: