segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Liturgia Diária - Fazer o bem ou o mal?

 Imagem relacionada
1a Leitura - 1 Coríntios 5,1-8
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
5 1 Ouve-se dizer constantemente que se comete, em vosso meio, a luxúria, e uma luxúria tão grave que não se costuma encontrar nem mesmo entre os pagãos: há entre vós quem vive com a mulher de seu pai!...
2 E continuais cheios de orgulho, em vez de manifestardes tristeza, para que seja tirado dentre vós o que cometeu tal ação!
3 Pois eu, em verdade, ainda que distante corporalmente, mas presente em espírito, já julguei, como se estivesse presente, aquele que assim se comportou.
4 Em nome do Senhor Jesus -, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de nosso Senhor Jesus -,
5 seja esse homem entregue a Satanás, para mortificação do seu corpo, a fim de que a sua alma seja salva no dia do Senhor Jesus.
6 Não é nada belo o motivo da vossa jactância! Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?
7 Purificai-vos do velho fermento, para que sejais massa nova, porque sois pães ázimos, porquanto Cristo, nossa Páscoa, foi imolado.
8 Celebremos, pois, a festa, não com o fermento velho nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os pães não fermentados de pureza e de verdade.
Palavra do Senhor.

Salmo - 5
Na vossa justiça guiai-me, Senhor!

Não sois um Deus a quem agrade a iniqüidade,
não pode o mau morar convosco;
nem os ímpios poderão permanecer
perante os vossos olhos.

Detestais o que pratica a iniqüidade
e destruís o mentiroso.
Ó Senhor, abominais o sanguinário,
o perverso e enganador.

Mas exulte de alegria todo aquele
que em vós se refugia;
sob a vossa proteção se regozijem
os que amam vosso nome!

Evangelho - Lucas 6,6-11
Aleluia, aleluia, aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz e eu as conheço e elas me seguem (Jo  10,27).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
6 6 Em outro dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e ensinava. Achava-se ali um homem que tinha a mão direita seca.
7 Ora, os escribas e os fariseus observavam Jesus para ver se ele curaria no dia de sábado. Eles teriam então pretexto para acusá-lo.
8 Mas Jesus conhecia os pensamentos deles e disse ao homem que tinha a mão seca: “Levanta-te e põe-te em pé, aqui no meio”. Ele se levantou e ficou em pé.
9 Disse-lhes Jesus: “Pergunto-vos se no sábado é permitido fazer o bem ou o mal; salvar a vida, ou deixá-la perecer”.
10 E relanceando os olhos sobre todos, disse ao homem: “Estende tua mão”. Ele a estendeu, e foi-lhe restabelecida a mão.
11 Mas eles encheram-se de furor e indagavam uns aos outros o que fariam a Jesus.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Jesus perguntou antes: ...em dia de sábado é permitido fazer o bem, ou o mal?

No mundo de hoje, estamos rodeados de pessoas, umas que fazem o bem, e outras que fazem o mal. Ainda há outras que nem fede, nem cheira, isto é, são mais ou menos. Não dá para saber se elas são do bem ou são do mal. Devido a sua grande capacidade de disfarçar.

Concluímos que o número daqueles que fazem o bem, infelizmente é bem menor. Visto que eles fazem parte da terceira parte da sociedade.

E é bom lembrar que o segundo grupo, aqueles que estão em cima do muro, é um conjunto de pessoas bem perigosas, pois nós confiamos totalmente neles e acabamos por sofrer sérios prejuízos.

É o fato das chamadas telefônicas que nos enganam, dos comerciais mentirosos de medicamentos milagrosos, e de muitos outros que nos apresentam como bonzinhos, nos enganam, e levam nossa confiança, o nosso dinheiro, de modo que não temos para quem reclamar.  

Assim, esses do grupo do meio termo, são aqueles que mais nos causam sérios prejuízos tanto do corpo como  da nossa alma, pois não esperamos que eles nos façam mal, por não estar na lista dos reconhecidamente maus e perigosos.

Esses, os classificados como maus, ficam no seu canto, e parecido a um cão feroz, nos assustam e não nos aproximamos deles. Por isso, nem sempre eles nos causam o mal diretamente, ou de forma pessoal.

E quantos aos bons, os que praticam o bem? Quem são eles?

Jesus disse que esses são a Luz do mundo, o Sal da Terra, os escolhidos, e que até os fios do nosso cabelo estão contados.

Disse também que será grande a nossa recompensa nos Céus, e que nessa vida teremos cem vezes mais.

Disse ainda que não deveríamos nos preocupar com o dia de amanhã, com o que comer, com o que vestir, e que Ele estaria conosco até o fim dos tempos.

E tem mais. Jesus disse que: “...quem comer a minha carne e beber o meu sangue viverá em mim e eu nele. Jesus prometeu que fará em nós a sua morada. Assim, os escolhidos são habitáculos do Espírito Santo.

E Jesus provou que Ele é Deus pelos seus milagres. E Deus está em toda parte, em todos os lugares, inclusive perto daqueles e daquelas que fazem o mal não só nos dias de sábados, mas também aos domingos e em toda semana.


 

 

José Salviano.

Nenhum comentário: