sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Liturgia Diária - As coisas que precisamos entender”


 
Imagem relacionada
1a Leitura - Eclesiastes 3,1-11
Leitura do livro do Eclesiastes.
3 1 Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus. 2 Tempo para nascer, e tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado. 3 Tempo para matar, e tempo para sarar; Tempo para demolir, e tempo para construir. 4 Tempo para chorar, e tempo para rir; tempo para gemer, e tempo para dançar. 5 Tempo para atirar pedras, e tempo para ajuntá-las; tempo para dar abraços, e tempo para apartar-se. 6 Tempo para procurar, e tempo para perder; tempo para guardar, e tempo para jogar fora; 7 Tempo para rasgar, e tempo para costurar; tempo para calar, e tempo para falar; 8 Tempo para amar, e tempo para odiar; tempo para a guerra, e tempo para a paz. 9 Que proveito tira o trabalhador de sua obra?10. Eu vi o trabalho que Deus impôs aos homens:11. todas as coisas que Deus fez são boas, a seu tempo. Ele pôs, além disso, no seu coração a duração inteira, sem que ninguém possa compreender a obra divina de um extremo a outro. Palavra do Senhor.

Salmo - 143/144
Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

Bendito seja o Senhor, meu rochedo.
ele é meu amor, meu refúgio,
libertador, fortaleza e abrigo.
É meu escudo: é nele que espero.

Que é o homem, Senhor, para vós?
Por que dele cuidais tanto assim
e no filho do homem pensais?
Como o sopro de vento é o homem,
os seus dias são sobra que passa.

Evangelho - Lucas 9,18-22
Aleluia, aleluia, aleluia.
Veio o filho do homem, a fim de servir e dar sua vida em resgate por muitos (Mc 10,45).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
9 18 Num dia em que ele estava a orar a sós com os discípulos, perguntou-lhes: “Quem dizem que eu sou?”
19 Responderam-lhe: “Uns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros pensam que ressuscitou algum dos antigos profetas”.
20 Perguntou-lhes, então: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”.
21 Ordenou-lhes energicamente que não o dissessem a ninguém.
22 Ele acrescentou: “É necessário que o Filho do Homem padeça muitas coisas, seja rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas. É necessário que seja levado à morte e que ressuscite ao terceiro dia”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Quando nos colocamos no contexto da Palavra de Deus como protagonistas e nos tornamos participantes do cenário que nos é exposto, ela se torna eficaz na nossa vida. Por isso, podemos hoje, também nos inserir na mesma conjuntura para perceber que quando caminhamos mais perto de Jesus Ele nos atrai a um lugar recolhido e nos dá oportunidade para conversar a sós com Ele, da mesma maneira como fazia com os Seus discípulos. Assim, Ele nos revelará os projetos do Pai para nós, e também nos desnudará para que, na partilha, na camaradagem, na confiança, o nosso coração se abra para as coisas que precisamos entender. Jesus não estava interessado na opinião do povo em geral. Na verdade, quando se dirigiu aos discípulos e lhes perguntou o que “os outros” diziam Dele, Jesus usou apenas de um pretexto para estimular esse assunto. O Seu desejo era que os Seus seguidores tivessem consciência de quem Ele era e aprendessem a expor a sua opinião de uma forma consciente e concreta.  Hoje, também, Ele não quer saber de nós o que as outras pessoas pensam sobre Ele, mas que cada um de nós, pessoalmente, busque um conhecimento mais aprofundado da Sua pessoa e dos Seus projetos para nós e por nosso intermédio. Jesus deseja que nós, assim como Pedro, inspirados pelo Espírito Santo, tenhamos a convicção de quem Ele é para também poder afirmar: “Tu és o Cristo de Deus!”  Em outras palavras, Jesus quer que nós O conheçamos e, ao mesmo tempo, guiados pelo Seu Espírito nos autoconheçamos e nos avaliemos para discernir a que ministério somos chamados dentro do Plano de Deus.  Por isso, o Senhor também nos exercita nesse sentido, pois, saber quem é Jesus e conhecê-Lo intimamente, nos garante a possibilidade para que também nos conheçamos e, aos pouquinhos, percebamos o plano de Deus para nós e do que precisamos fazer para que a vontade do Pai se realize na nossa vida. Assim sendo, teremos a esperança e a confiança plena de que, depois do sofrimento e, mesmo da morte, nós também, como Ele, seremos ressuscitados. -  Você tem buscado ficar sozinho (a) com Jesus?-  Quem é Jesus para você?-   Quem é você para si mesmo (a)?-   Você tem dúvidas em relação à sua intimidade com Jesus?- Você, também, como Pedro, pode afirmar que Jesus é o Cristo de Deus, isto é, que Jesus é o seu Salvador? Pense um pouquinho sobre isso?




Helena Serpa 

Nenhum comentário: