sábado, 14 de julho de 2018

Liturgia Diária - Não tenhais medo


Imagem relacionada
1a Leitura - Isaías 6,1-8
Leitura do livro do profeta Isaías.
6 1 No ano da morte do rei Ozias, eu vi o Senhor sentado num trono muito elevado; as franjas de seu manto enchiam o templo.
2 Os serafins se mantinham junto dele. Cada um deles tinha seis asas; com um par (de asas) velavam a face; com outro cobriam os pés; e, com o terceiro, voavam.
3 Suas vozes se revezavam e diziam: “Santo, santo, santo é o Senhor Deus do universo! A terra inteira proclama a sua glória!”
4 A este brado as portas estremeceram em seus gonzos e a casa, encheu-se de fumo.
5 “Ai de mim”, gritava eu. “Estou perdido porque sou um homem de lábios impuros, e habito com um povo (também) de lábios impuros e, entretanto, meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!”
6 Porém, um dos serafins voou em minha direção; trazia na mão uma brasa viva, que tinha tomado do altar com uma tenaz.
7 Aplicou-a na minha boca e disse: “Tendo esta brasa tocado teus lábios, teu pecado foi tirado, e tua falta, apagada”.
8 Ouvi então a voz do Senhor que dizia: “Quem enviarei eu? E quem irá por nós?” “Eis-me aqui”, disse eu, “enviai-me”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 92/93
Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor. 
Deus é rei e se vestiu de majestade,
Revestiu-se de poder e de esplendor! 

Vós firmastes o universo inabalável,
Vós firmastes vosso trono desde a origem,
Desde sempre, ó Senhor, vós existis! 

Verdadeiros são os vossos testemunhos,
Refulge a santidade em vossa casa,
Pelos séculos dos séculos, Senhor!


Evangelho - Mateus 10,24-34
Aleluia, aleluia, aleluia.
Felizes sereis vós se fordes ultrajados por causa de Jesus, pois repousa sobre vós o Espírito de Deus (1Pd 4,14).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10 24 "O discípulo não é mais que o mestre, o servidor não é mais que o patrão.
25 Basta ao discípulo ser tratado como seu mestre, e ao servidor como seu patrão. Se chamaram de Beelzebul ao pai de família, quanto mais o farão às pessoas de sua casa!
26 Não os temais, pois; porque nada há de escondido que não venha à luz, nada de secreto que não se venha a saber.
27 O que vos digo na escuridão, dizei-o às claras. O que vos é dito ao ouvido, publicai-o de cima dos telhados.
28 Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena.
29 Não se vendem dois passarinhos por um asse? No entanto, nenhum cai por terra sem a vontade de vosso Pai.
30 Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados.
31 Não temais, pois! Bem mais que os pássaros valeis vós.
32 Portanto, quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus.
33 Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus".
Palavra da Salvação.
 
 Reflexão

Jesus continua encorajando os discípulos e a nós. Pois, ao certo todos somos catequistas. Seja pela palavra, seja pelo testemunho e pelo bom exemplo, nós temos uma missão na Terra.  Uma missão de levar  Jesus e sua palavra a todos com os quais nós convivemos.
Jesus começa  dizendo que se o chamaram de Belzebu, o que não dirão aos seus discípulos?
Jesus nos recomenda  a não ter medo deles. Pois não há nada de oculto que não seja um dia revelado.
E isso nós vemos nos noticiários todos os dias. Vemos poderosos que até então eram cidadãos a toda prova, serem desmascarados pelos seus desvios de verba,  pela corrupção, pelos  seus pecados. Ele que até então estavam sentados no poder, com a arrogância  de quem é o máximo, de repente fica transparente, e todo mundo fica sabendo o que ele fez.
Até os fios de vosso cabelo estão contados”.
Deus sabe tudo. Sabe quantas estrelas  existem no firmamento, quantos grãos de areia têm em cada praia, e assim por diante.  Ele sabe tudo sobre nós.  Sabe o que necessitamos, conhece os nossos pontos fortes e fracos.  Deus nos ama, e cuida de cada um de nós com muito carinho.
Na hora da perseguição não nos sintamos abandonados  por Deus. Pois Deus nunca nos abandona.
Jesus nos diz para não termos medo daqueles que só podem matar o nosso corpo. Mas não podem fazer nada contra a nossa alma. E não podem destruir o nosso ideal. Os grandes mártires, que foram calados, não tiveram as suas ideias interrompidas.  Pois matam-se um líder mas não matam os seus ideais.
Portanto, não nos recuemos diante das dificuldades,  por que temos a certeza da força e da proteção de Deus, e da assistência do Espírito Santo diante das perseguições.
Em nossa caminhada de fé, permanecemos de pé diante do Senhor, e firmes para o que der e vier.
Ninguém pode ser discípulo de Jesus se não tiver confiança em suas promessas, em sua proteção.
Todo discípulo foi chamado por Deus. Não existe discípulo por conta própria.  Se hoje eu e você somos missionários atuantes é por que um dia nós fomos chamados pelo Pai.  Pois para ser discípulo tem de ser chamado, tem ser vocacionado!
Em nossas orações, vamos pedir ao Espírito Santo que nos livre dos nossos medos. Que nos encoraje o suficiente para que possamos anunciar a palavra de cabeça erguida.
Não se trata de arrogância, mas sim, da segurança de quem se sente protegido pelo por Aquele que pode tudo. Aquele que tem todo o poder no Céu e na Terra.
 

José Salviano.

Nenhum comentário: