quinta-feira, 12 de julho de 2018

Liturgia Diária - Ide às Ovelhas perdidas

Resultado de imagem para Evangelho - Mateus 10,7-15

1a Leitura - Oseias 11,1-4.8-9
Leitura da profecia de Oseias.
Assim fala o Senhor: 11 1 “Israel era ainda criança, e já eu o amava, e do Egito chamei meu filho.
2 Mas, quanto mais os chamei, mais se afastaram; ofereceram sacrifícios aos Baal e queimaram ofertas aos ídolos.
3 Eu, entretanto, ensinava Efraim a andar, tomava-o nos meus braços, mas não compreenderam que eu cuidava deles.
4 Segurava-os com laços humanos, com laços de amor; fui para eles como o que tira da boca uma rédea, e lhes dei alimento.
8 Como poderia eu abandonar-te, ó Efraim, ou trair-te, ó Israel? Como poderia eu tratar-te como Adama, ou tornar-te como Seboim? Meu coração se revolve dentro de mim, eu me comovo de dó e compaixão.
9 Não darei curso ao ardor de minha cólera, já não destruirei Efraim, porque sou Deus e não um homem, sou o Santo no meio de ti, e não gosto de destruir”.
Palavra do Senhor.


Salmo - 79/80
Sobre nós iluminai a vossa face
E, então, seremos salvos, ó Senhor! 

Ó pastor de Israel, prestai ouvidos.
Vós, que sobre os querubins vos assentais,
Despertai vosso poder, ó nosso Deus,
E vinde logo nos trazer a salvação!

Voltai-vos para nós, Deus do universo!
Olhai dos altos céus e observai.
Visitai a vossa vinha e protegei-a!
Foi a vossa mão direita que a plantou;
Protegei-a, e ao rebento que firmastes!

Evangelho - Mateus 10,7-15
Aleluia, aleluia, aleluia.
Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1,15).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10 7 "Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo.
8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai!
9 Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos,
10 nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão; pois o operário merece o seu sustento.
11 Nas cidades ou aldeias onde entrardes, informai-vos se há alguém ali digno de vos receber; ficai ali até a vossa partida.
12 Entrando numa casa, saudai-a: ‘Paz a esta casa’.
13 Se aquela casa for digna, descerá sobre ela vossa paz; se, porém, não o for, vosso voto de paz retornará a vós.
14 Se não vos receberem e não ouvirem vossas palavras, quando sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi até mesmo o pó de vossos pés.
15 Em verdade vos digo: no dia do juízo haverá mais indulgência com Sodoma e Gomorra que com aquela cidade.
Palavra da Salvação.
Reflexão
Para o anúncio do Evangelho, Deus quis contar com a participação humana.  É claro que para Deus nada é impossível. Ele poderia evangelizar o mundo todo sem  a ajuda de nenhum de nós. Mas Deus quis contar com a nossa participação nesta imensa  e santa tarefa.
E isso é muito proveitoso e bom para nós, pois ao mesmo tempo em que fazemos o anúncio da palavra, ao mesmo tempo em que buscamos a salvação do irmão, estamos também providenciando a nossa salvação, pois a missão de salvar a humanidade, começa  por nós.
Primeiro eu me converto, me preparo, me apego com Deus,  e vou  às ovelhas perdidas  para levar a elas o Reino de Deus.
Por isso que Jesus escolheu os 12 discípulos, deu-lhes poder de cura, e os enviou  às ovelhas perdidas da Casa de Israel.
Jesus deu preferência, ao povo humilde que estava vivendo uma vida arredia, ou seja, uma vida longe de Deus.
Os escolhidos para essa missão eram homens comuns, sem nada de especial, sem destaque social.
Aqueles discípulos responderam com um SIM ao convite de Jesus para se aventurar naquela missão, até então inédita, pelo menos para eles.
Os escolhidos toparam fazer o que Jesus lhes ordenara, e foram com muita boa vontade para o que desse e viesse.
E Eu? E você? E nós? Quando vamos aceitar o chamado de Jesus para  anunciar o Evangelho?
Quando vamos ouvir o chamado de Deus para nos converter?
Aqueles homens escolhidos por Jesus, não tinham nada de especial, porém, eles tinham uma grande diferença em relação aos demais. Eles haviam se convertido. Eles acreditavam na divindade de Jesus, e por isso toparam aquela aventura de irem aos irmãos que estavam perdidos, que perderam o sentido da vida, que não tinham mais forças para enfrentar os desafios da caminhada, pois estavam sem Deus.
Quantos que hoje estão vivendo uma vida sem sentido, que estão perdidos, sem saber  a quem recorrer, sem saber o que fazer para pagar suas contas, para conseguir um pedaço de pão, um brinquedo para seu filhinho, sua filhinha, que na sua inocência, não sabe o que está acontecendo em sua volta.
Vamos nos converter de verdade! Vamos aceitar o convite de Deus, e mudar a nossa vida, para então,  mudar o mundo!

  José Salviano.

Nenhum comentário: