segunda-feira, 2 de julho de 2018

Liturgia Diária - As Raposas têm suas tocas


 
Resultado de imagem para Mateus 8,18-22
1a Leitura - Amós 2,6-10.13-16
Leitura da profecia de Amós.
2 6 Oráculo do Senhor: “Por causa do triplo e do quádruplo crime de Israel, não mudarei meu decreto. Porque vendem o justo por dinheiro, e o pobre por um par de sandálias,
7 porque esmagam no pó da terra a cabeça do pobre, e transviam os pequenos, porque o filho e o pai dormem com a mesma jovem, o que é uma profanação do meu santo nome,
8 porque se estendem ao pé de cada altar sobre vestes recebidas em penhor, e bebem no templo do seu Deus o vinho dos que foram multados.
9 E, todavia, fui eu que exterminei diante deles os amorreus, cuja estatura se igualava à dos cedros, e que eram fortes como os carvalhos; destruí seus frutos de cima e suas riquezas de baixo;
10 fui eu que vos tirei do Egito e vos conduzi, através do deserto, durante quarenta anos, para vos dar a posse da terra dos amorreus;
13 Pois bem! Eis que eu vos vou fazer ranger como um carro carregado de feno.
14 Não haverá mais fuga possível para o homem ágil, o forte não encontrará mais sua força, o valente não salvará sua vida,
15 o arqueiro não poderá resistir, nem o homem de pés ligeiros poderá escapar, nem o cavaleiro salvará sua vida,
16 e o mais corajoso entre os valentes fugirá nu, naquele dia” - oráculo do Senhor.
Palavra do Senhor.

Salmo - 49/50
Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!

“Como ousas repetir os meus preceitos
e trazer minha aliança em tua boca?
tu que odiaste minhas leis e meus conselhos
e deste as costas às palavras dos meus lábios!

Quando vias um ladrão, tu o seguias
e te juntavas ao convívio dos adúlteros.
Tua boca se abriu para a maldade
e tua língua maquinava a falsidade.

Assentado, difamavas teu irmão
e ao filho de tua mãe injuriavas.
Diante disso que fizeste, eu calarei?
Acaso pensar que eu sou igual a ti?
É disso que te acuso e repreendo
e manifesto essas coisas aos teus olhos.

Entendei isto, todos vós que esqueceis Deus,
para que eu não arrebate a vossa vida
sem que haja mais ninguém para salvar-vos!
Que me oferece um sacrifício de louvor,
este, sim, é que me honra de verdade.
A todo homem que procede retamente
eu mostrarei a salvação que vem de Deus”.

Evangelho - Mateus 8,18-22
Aleluia, aleluia, aleluia.
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
8 18 Certo dia, vendo-se no meio de grande multidão, ordenou Jesus que o levassem para a outra margem do lago.
19 Nisto aproximou-se dele um escriba e lhe disse: “Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores”.
20 Respondeu Jesus: “As raposas têm suas tocas e as aves do céu, seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”.
21 Outra vez um dos seus discípulos lhe disse: “Senhor, deixa-me ir primeiro enterrar meu pai”.
22 Jesus, porém, lhe respondeu: “Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos”.
Palavra da Salvação.
 
Reflexão
 
 
Jesus arrastava as multidões.  Não só pelos seus milagres espetaculares, principalmente as curas libertadoras do sofrimento dos excluídos, mais também pelos seus discursos, embora às vezes nem todos entendessem onde Ele queria chegar com as suas comparações enigmáticas.
Mais a verdade é que muitos se empolgavam com a sua presença, com o seu poder nada visto antes, e demonstravam o seu desejo de segui-lo.
Ao dizer que as raposas têm suas tocas, Ele quis deixar bem claro, que o seu seguimento não seria motivo de enriquecimento, muito menos de prestígio pessoal. Pelo contrário, o fato de segui-lo, implicaria em largar tudo, renunciar a si mesmo, e enfrentar as contrariedades advindas dos opositores da verdade, e dos injustos que poderiam se sentir prejudicados com a denúncia dos seus abusos.
É, meus irmãos! O seguimento de Jesus é coisa séria! Porém, se por um lado não é fácil optar pelo Reino, por outro, a recompensa é muito grande.
E o próprio Jesus nos prometeu isso: Terá 100 vezes mais nessa vida, e mais a vida eterna, com direito a perseguições.
Jesus não enganou a ninguém que queria segui-lo. Ele avisou da falta de conforto, da necessidade da auto-negação, e das possíveis perseguições.
Porém, o melhor de tudo, foi a sua promessa de recompensa. (Terá 100 vezes mais...)
E quem está a serviço do Reino pode confirmar isso. Quem segue a Jesus e está empenhado em divulgar a sua palavra, sabe muito bem do que estamos falando aqui.
Nada, absolutamente nada, lhe faltará. Não se trata necessariamente de riqueza, de fortuna, mas o necessário lhe é abundante. Deus nos proporciona tudo o que necessitamos para poder continuar a nossa missão com fidelidade e dedicação.
Este Evangelho nos inspira a nos perguntar sobre a nossa coragem de seguir Jesus.
Este Evangelho de hoje está lhe perguntando:
Você é capaz de deixar tudo e seguir Jesus? Você é capaz de deixar a ambição exagerada, a tendência ao consumismo, as suas preferências nem sempre morais?
Você seria capaz de deixar o pecado? Aquele pecado?
Cada um de nós, ao fazer agora essas perguntas a si mesmo, poderia acrescentar: O QUE ESTÁ ME  PRENDENDO?
O que me prende de seguir a Jesus e trabalhar pelo Reino? Trabalhar pela salvação da humanidade e pela minha salvação?
 
 
 

  José Salviano.

Nenhum comentário: