domingo, 8 de julho de 2018

14º Domingo do Tempo Comum - Um Profeta só não é estimado em sua Pátria...


Resultado de imagem para Evangelho - Marcos 6,1-6

1a Leitura - Ezequiel 2,2-5
Leitura da profecia de Ezequiel.
2 2 Enquanto ela me falava, entrou o espírito em mim, e me fez ficar de pé; então ouvi aquele que me falava.
3 “Filho do homem, dizia-me, envio-te aos israelitas, a essa nação de rebeldes, revoltada contra mim, a qual, do mesmo modo que seus pais, vem pecando contra mim até este dia.
4 É a esses filhos de testa dura e de coração insensível que te envio, para lhes dizer: oráculo do Senhor Javé.
5 Quer te ouçam ou não (pois é uma raça indomável), hão de ficar sabendo que há um profeta no meio deles!”
Palavra do Senhor.

Salmo - 122/123
Os nossos olhos estão fitos no Senhor:
tende piedade, ó Senhor, tende piedade!

Eu levanto os meus olhos para vós,
que habitais nos altos céus.
Como os olhos dos escravos estão fitos
nas mãos do seu senhor.

Como os olhos das escravas estão fitos
nas mãos de sua senhora,
assim os nossos olhos, no Senhor,
até de nós ter piedade.

Tende piedade, ó Senhor, tende piedade;
já é demais esse desprezo!
Estamos fartos do escárnio dos ricaços
e do desprezo dos soberbos!

2a Leitura - 2 Coríntios 12,7-10
Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios.
12 7 Demais, para que a grandeza das revelações não me levasse ao orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás para me esbofetear e me livrar do perigo da vaidade.
8 Três vezes roguei ao Senhor que o apartasse de mim.
9 Mas ele me disse: “Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força”. Portanto, prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo.
10 Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Marcos 6,1-6
Aleluia, aleluia, aleluia.
O Espírito do Senhor sobre mim fez a sua unção; enviou-me aos empobrecidos a fazer feliz proclamação (Lc 4,18).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

6 1 Depois, ele partiu dali e foi para a sua pátria, seguido de seus discípulos. 2 Quando chegou o dia de sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos o ouviam e, tomados de admiração, diziam: “Donde lhe vem isso? Que sabedoria é essa que lhe foi dada, e como se operam por suas mãos tão grandes milagres?
3 Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs?” E ficaram perplexos a seu respeito.
4 Mas Jesus disse-lhes: “Um profeta só é desprezado na sua pátria, entre os seus parentes e na sua própria casa”.
5 Não pôde fazer ali milagre algum. Curou apenas alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos.
6 Admirava-se ele da desconfiança deles. E ensinando, percorria as aldeias circunvizinhas.
Palavra da Salvação.
 
Reflexão
 
O caminho do profeta é um caminho marcado pela  perseguição, pela rejeição e até mesmo pela a incompreensão das pessoas que fazem parte do seu convívio! 
O próprio Jesus, o profeta maior de todos os tempos, passou por esta experiência, além de rejeitado pelas autoridades políticas e religiosas,  foi também rejeitado pelos os seus conterrâneos, que o menosprezaram, devido a sua origem, por Ele pertencer  a uma família pobre.
A cruz é certeira no caminho do profeta, pois são muitos os que tentam calar a sua voz, o que é inútil, pois nem a morte consegue  calar a voz de um profeta! É justamente, depois da morte do profeta, que a sua voz passa a ressoar com maior  intensidade ainda, chegando até mesmo, por onde ele não pisou.  
O evangelho que a liturgia de  hoje nos convida a refletir, nos fala do retorno de Jesus à sua cidade de origem: Nazaré. Em Nazaré, Jesus experimentou a dor da rejeição, uma dor profunda, por essa rejeição ter partido dos seus conterrâneos, daqueles que deveriam ser os primeiros a acolhe-lo! 
Antes de saber que Jesus era o enviado de Deus, o povo ficava maravilhado com as palavras que saiam de sua boca, mas quando a identidade do Messias, anunciado pelos os profetas, começava a  ser revelada na pessoa Dele, aquela admiração, caiu por terra.
Aqueles que esperavam por um Messias triunfalista com poderes políticos, que fosse defender seus interesses pessoais, não quiseram aceitar um Messias de origem simples, que tinha o olhar voltado para os pequenos, os pobres, os marginalizados.
Avaliando Jesus pela a sua condição social, eles recusaram a mergulhar  no mistério de Deus, ficando somente no superficial, o mais importante, eles não quiseram ver: o Rosto humano do Pai, se revelando no filho de um carpinteiro!
Os compatriotas de Jesus, tiveram nas mãos, a chave da felicidade, mas não se deram conta desta preciosidade, desperdiçando assim, a graça de Deus que chegou até a eles por meio de um dos seus. Naquele lugar Jesus não  pode realizar milagres, fez somente algumas curas, não por retaliação, mas pela falta de fé daquele povo que esperava pelo o extraordinário.
Será que nós também, não temos atitudes semelhantes as atitudes dos conterrâneos de Jesus? Será que estamos aceitando o recado de Deus, que chega até a nós, por meio das pessoas mais  simples?
Dificilmente reconhecemos a sabedoria presente numa pessoa simples. Quantos de nós, fazemos pouco, daquele ministro da palavra, que  faz a celebração nas nossas comunidades com tanto zelo pela palavra, só porque ele é de origem simples!
Por darmos credibilidade somente ao que diz os “grandes,” deixamos escapar a mensagem que Jesus  quer nos passar através dos pequenos, dos simples, pois é Ele quem  fala pela boca de seus mensageiros.
É importante lembrarmos: Jesus o Mestre de todos os mestres, o profeta Maior de todos os tempos, serviu-se de meios humanos bem simples para anunciar o reino de Deus!
A rejeição a Jesus, não interrompeu o anúncio do Reino, que continua, através dos incansáveis profetas de hoje, homens e mulheres que se embrenham pelo O caminho da cruz, dispostos a dar a vida se preciso for, pela causa do Reino.
 
 
Olívia Coutinho

Nenhum comentário: