quarta-feira, 18 de julho de 2018

Liturgia Diária - Deus se revela aos pequenos

Resultado de imagem para jesus e seus discipulos

1a Leitura - Isaías 10,5-7.13-16
Leitura do livro do profeta Isaías.
10 5 “Ai da Assíria, vara de minha cólera e bastão que maneja o meu furor.
6 Eu o enviei contra uma nação ímpia, e o lancei contra o povo, o objeto de minha cólera, para que o entregasse à pilhagem e lhe levasse os despojos, e o calcasse aos pés como a lama das ruas.
7 Mas ele não entendeu dessa maneira, e este não foi o seu pensamento. Ele só pensa em destruir, em exterminar nações em massa.
13 Foi pela força de minha mão que eu agi, e pela minha destreza, porque sou hábil. Dilatei as fronteiras, saqueei os tesouros e lancei por terra aqueles que estavam no trono.
14 Minha mão tomou como um ninho a riqueza dos povos. Assim como se recolhem os ovos abandonados, eu reuni a terra inteira. Ninguém moveu a asa, nem abriu o bico, nem piou.
15 Acaso o machado se vangloria à custa do lenhador? Ou a serra se levanta contra o serrador? Como se a vara fizesse agitar aquele que a maneja, como se o bastão fizesse mover o braço!
16 Por isso o Senhor Deus dos exércitos fará enfraquecer seus robustos guerreiros, e debaixo de sua glória acender-se-á um fogo como o de um incêndio”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 93/94
O Senhor não rejeita o seu povo. 
Eis que oprimem, Senhor, vosso povo
e humilham a vossa herança;
estrangeiro e viúva trucidam,
e assassinam o pobre e o órfão! 

Eles dizem: “O Senhor não nos vê
e o Deus de Jacó não percebe!”
Entendei, ó estultos do povo;
insensatos, quando é que vereis? 

O que fez o ouvido não ouve?
Quem os olhos formou não verá?
Quem educa as nações não castiga?
Quem os homens ensina não sabe? 

O Senhor não rejeita o seu povo
e não pode esquecer sua herança:
voltarão a juízo as sentenças;
quem é reto andará na justiça.

Evangelho - Mateus 11, 25-27
Aleluia, aleluia, aleluia. Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
11 25 Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: "Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos.
26 Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado.
27 Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Jesus louva ao Pai por que Ele escondeu a verdade aos sábios e entendidos e as revelou aos pequenos e humildes.
Por sábios e entendidos, hoje nós interpretamos como sendo aqueles que se acham os tais, os arrogantes, os que acreditam no poder aquisitivo, nas coisas materiais, e desprezam a palavra de Deus.
Esses são os soberbos, os autos suficientes, semelhantes aos doutores da Lei e fariseus, que já se consideravam salvos, e condenavam os pobres por eles não saberem ler, e portanto não conheciam a Lei.
A prática de Jesus é a prática da justiça. E por isso, aos injustos essa prática não é nem um pouco agradável.
Alguns desses soberbos podem até conhecer a palavra, porém, eles não se dispõem em praticá-la.
E quando Jesus disse que “quem não crer já está condenado”, podemos entender nessa frase, pelo menos duas coisas básicas:
1ª- Jesus não está dizendo apenas crer, mas sim, crer e praticar a palavra.    
2ª-Ao dizer: ...já está condenado, Jesus quis dizer que a condenação é processo automático. Ou seja, nós mesmos nos condenamos.
Assim: Deus não nos condena, e sim, nós é que nos condenamos.
Pois ao rejeitar a prática de Jesus, as pessoas dão a si mesmo a sua própria sentença. Que é a CONDENAÇÃO ETERNA.
AS NOSSAS ESCOLHAS PODEM NOS SALVAR OU NOS SENTENCIAR.
Desprezar a palavra de Deus é escrever a sua própria sentença. É optar pela condenação eterna.
Os sábios e entendidos, os cheios de si e  arrogantes aqueles  que se bastam a si mesmos, são assim.
Eles pensam, e dizem: Eu não preciso de Deus! Eu tenho muito dinheiro, e com ele eu compro tudo. Absolutamente tudo! SERÁ MESMO?
Essa soberba diante da palavra de Deus e da prática de Jesus, os impede de aceitar humildemente a palavra de Jesus, pois humildade é uma palavra que não existe em seus vocabulários pessoais.
Para eles, ser humilde é ser pobre, idiota, imbecil, fraco, incompetente, e acima de tudo um perdedor.
Eles que já nasceram ricos, também já nasceram vencedores!
O MAIOR NO REINO DOS CÉUS TEM DE SER O MENOR...
Percebeu a discrepância? A prática e a palavra de Jesus não combina com a filosofia de vida, com os valores dos vencedores. Palmas para eles!
Hoje Jesus louva ao Pai pelos pequeninos, pela sua humildade, pela simplicidade, pelo desarmamento interior, que os faz merecedores de  ficar sabendo de como deveremos fazer para um dia estar na Glória Eterna. Pois nesta vida terrena, a “glória” não foi dos fracos, mas sim dos poderosos!
E segundo Jesus, na outra vida, as coisas se inverterão.
Se você leu até aqui, então você está do lado certo. E você é um verdadeiro vencedor, uma poderosa, pois está do lado daquele que pode tudo. Por que você segue Jesus, aquele que tem todo o poder no Céu e na Terra
 
 
 

José Salviano.

Nenhum comentário: