segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

LITURGIA DIÁRIA - TU ÉS PEDRO

 

Leitura (1 Pedro 5,1-4)

Leitura da primeira carta de são Pedro.
Carríssimos, 5 1 eis a exortação que dirijo aos anciãos que estão entre vós; porque sou ancião como eles, fui testemunha dos sofrimentos de Cristo e serei participante com eles daquela glória que se há de manifestar.
2 Velai sobre o rebanho de Deus, que vos é confiado. Tende cuidado dele, não constrangidos, mas espontaneamente; não por amor de interesse sórdido, mas com dedicação; 3 não como dominadores absolutos sobre as comunidades que vos são confiadas, mas como modelos do vosso rebanho. 4 E, quando aparecer o supremo Pastor, recebereis a coroa imperecível de glória.
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial 22/23

O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
O Senhor é o pastor que me conduz;
não me falta coisa alguma.
Pelos prados e campinas verdejantes
ele me leva a descansar.
Para as águas repousantes me encaminha
e restaura as minhas forças.

Ele me guia no caminho mais seguro,
pela honra do seu nome.
Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,
nenhum mal eu temerei.
Estais comigo com bastão e com cajado,
eles me dão a segurança!


Preparais à minha frente uma mesa,
bem à vista do inimigo;
com óleo vós ungis minha cabeça,
e o meu cálice transborda.

Felicidade e todo bem hão de seguir-me
por toda a minha vida;
e na casa do Senhor habitarei
pelos tempos infinitos.
  

Evangelho (Mateus 16,13-19)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Tu és Pedro, e sobre esta pedra eu irei construir minha Igreja, e as portas do inferno não irão derrotá-la (Mt 16,18).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 16 13 chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: "No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?"
14 Responderam: "Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas".
15 Disse-lhes Jesus: "E vós quem dizeis que eu sou?"
16 Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!"
17 Jesus então lhe disse: "Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.
18 E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus".
Palavra da Salvação.

  
 Reflexão

Hoje é com alegria que nós celebramos a solenidade de S. Pedro e S. Paulo. Eles são chamados de “colunas da Igreja”, porque Pedro foi o seu primeiro chefe, e Paulo o primeiro propagador entre os pagãos. Por caminhos diferentes, os dois testemunharam Jesus Cristo, inclusive entregando a vida por ele.
O Evangelho narra o momento em que Jesus confere a Pedro o Primado na Igreja: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. Veja que Jesus fala “minha Igreja”. Se é dele, ele tem autoridade para determinar quem é o chefe. Nós agradecemos a Jesus a clareza com que ele instituiu Pedro como o chefe supremo da Igreja. Só está unido com Cristo quem está unido com a Igreja; e só está unido com a Igreja quem obedece filialmente ao Papa.
E agradecemos a Deus a sucessão de S. Pedro, que nunca foi interrompida. O Papa Bento 16 é o 266º sucessor de S. Pedro na cátedra de coordenador geral da Igreja. Por isso hoje é também o Dia do Papa. Nós reafirmamos a nossa obediência filial a Bento 16, e rezamos por ele, para que tenha muita saúde, sabedoria e santidade, a fim de continuar à frente da Igreja por muitos e muitos anos, como um bom pastor.
A segunda Leitura apresenta um pouco da vida de S. Paulo, cujo bimilenário de nascimento estamos celebrando. Ele nasceu em Tarso, na Cilícia, que pertence à atual Turquia, no Ano Nove da era cristã.
A palavra “Igreja” foi criada por Jesus para designar a sua instituição. Qualquer instituição religiosa que se chame de igreja, está usando indevidamente o termo próprio da Igreja Católica, dado pelo seu fundador.
Vamos reafirmar a nossa fé na Igreja Católica, como diz o Creio Niceno-constantinopolitado: “Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados”.
Olavo Bilac foi um dos maiores poetas brasileiros. Morava no Rio de Janeiro e faleceu em 1918. Certa vez, um amigo seu encontrou-se com ele na rua e pediu: “Olavo, estou precisando vender minha chácara, que você bem conhece. Preciso colocar um anúncio no jornal. Por favor, faça para mim o texto do anúncio, porque eu não sei fazer”. Bilac pegou um papel e uma caneta e escreveu na hora, ali mesmo na calçada, sobre a pasta que trazia na mão, o seguinte texto: “Vende-se uma encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeiro. A casa banhada pelo sol nascente oferece a sombra tranqüila das tardes, na varanda”. Meses depois, Olavo encontrou-se com amigo e perguntou: “Já vendeu a chácara?” “De jeito nenhum” – respondeu ele – “Quando li o anúncio, percebi a maravilha que eu possuo, e a burrada que eu ia fazer ao vendê-la”.
A santa Igreja é como aquela chácara. É maravilhosa, mas muitos não enxergam a sua beleza e as suas qualidades. Precisaria vir um poeta descrevê-la para nós, a fim de a amarmos mais. S. Pedro e S. Paulo poderiam ter defeitos, mas eles amavam muito a Jesus Cristo e amavam muito a Igreja. Que eles intercedam por nós a fim de termos também essas virtudes.
Maria Santíssima é a Mãe da Igreja. Que ela nos ajude a amar a nossa Comunidade Crista, a nossa Paróquia, a nossa Diocese e a Igreja inteira, pois ela é a nossa Família, cujo Pai comum é Deus, e cujo chefe visível, continuador de Jesus Cristo, é o Papa Bento 16. E que ela nos ajude também a colaborar para que a nossa Igreja seja cada vez mais santa.






Pe Queiroz


Nenhum comentário: