quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

LITURGIA DIÁRIA - O LUGAR DE DESTAQUE NO REINO DE JESUS.

Leitura (Jeremias 18,18-20)

Leitura do livro do profeta Jeremias. 18 18 “Vinde, disseram então, e tramemos uma conspiração contra Jeremias! Por falta de um sacerdote não perecerá a lei, nem pela falta de um sábio, o conselho, ou pela falta de um profeta, a palavra divina. Vinde e firamo-lo com a língua, não lhe demos ouvidos às palavras!” 19 Senhor, ouvi-me! Escutai o que dizem meus inimigos. 20 É assim que pagam o bem com o mal? Abrem uma cova para atentar-me contra a vida. Lembrai-vos de que ante vós me apresentei a fim de por eles interceder e deles afastar a vossa cólera.
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial 30/31

Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!

Retirai-me desta rede traiçoeira,
porque sois o meu refúgio protetor!
Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito,
porque vós me salvareis, ó Deus fiel!

Ao redor, todas as coisas me apavoram;
ouço muitos cochichando contra mim;
todos juntos se reúnem, conspirando
e pensando como vão tirar-me a vida.

A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio
e afirmo que só vós sois o meu Deus!
Eu entrego em vossas mãos o meu destino;
libertai-me do inimigo e do opressor!

Evangelho (Mateus 20,17-28)

Salve, Cristo, luz da vida, companheiro na partilha!
Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 20 17 subindo para Jerusalém, durante o caminho, Jesus tomou à parte os Doze e disse-lhes:
18 “Eis que subimos a Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte. 19 E o entregarão aos pagãos para ser exposto às suas zombarias, açoitado e crucificado; mas ao terceiro dia ressuscitará”. 20 Nisso aproximou-se a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e prostrou-se diante de Jesus para lhe fazer uma súplica. 20 21 Perguntou-lhe ele: “Que queres?” Ela respondeu: “Ordena que estes meus dois filhos se sentem no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22 Jesus disse: “Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu devo beber?” “Sim”, disseram-lhe. 23 “De fato, bebereis meu cálice. Quanto, porém, ao sentar-vos à minha direita ou à minha esquerda, isto não depende de mim vo-lo conceder. Esses lugares cabem àqueles aos quais meu Pai os reservou”. 24 Os dez outros, que haviam ouvido tudo, indignaram-se contra os dois irmãos. 25 Jesus, porém, os chamou e lhes disse: “Sabeis que os chefes das nações as subjugam, e que os grandes as governam com autoridade. 26 Não seja assim entre vós. Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo. 27 E o que quiser tornar-se entre vós o primeiro, se faça vosso escravo. 28 Assim como o Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por uma multidão”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Deus educa-nos à prática do bem e da humildade. Entregando sua vida ao Pai, Jesus preparava os discípulos para o anúncio do Reino: “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte”.
O mestre toma a decisão livre e também responsável. Digo livre e responsável por que só os homens livres é que são responsáveis dos seus atos. E O viver de Jesus entre os nós foi uma liberdade total na obediência à vontade de Deus seu Pai. E chegada à hora crucial, decide dirigir-se para Jerusalém para aí fazer seu anúncio libertador e consumar os mistérios pascais. E para tanto, Jesus se empenha em esclarecer seus discípulos sobre os riscos que lá o aguardam, pois sabia que os chefes judeus haviam decidido a Sua morte.
Por outro lado vemos os discípulos como que desconhecendo tudo o que Jesus fala e o mais grave é que pensavam que Ele dirigindo-se para Jerusalém consolidaria o poder político anunciado pelos profetas, o que também não passava de um mal entendido sobre o real messianismo do ungido do Senhor. É o que eles esperavam e expressavam nos bastidores como sendo a gloria.
Portanto, pensavam tomar parte do poder político de Jesus e talvez até serem nomeado ministros, senadores, governadores em fim.
Jesus, porém, descarta o poder político, caracterizado como opressor e tirânico. No reino dos céus o maior tem de ser aquele que serve a todos. O primeiro tem de ser o último. Renova nos discípulos a proposta de consagrarem sua vida ao serviço aos mais necessitados, pelo que os excluídos são reintegrados na vida e Deus é glorificado. Pois o seu ministério é um mistério de comunhão, é partilha e serviço, é vida e compromisso.
De outra parte, a mãe dos filhos de Zebedeu faz-lhe um pedido de privilégio, de destaque para seus filhos. Porque também ela pensava: se fizer um pedido àquele que em breve terá a faca e o queijo na mão, os meus filhos terão um cargo importantíssimo no seu governo. Todavia, Jesus mostra-lhe como eles podem conseguir. Será à custa de muito sacrifício. O cálice de fel, de mortificação, de jejum, de penitência e oração.
 Estando nós no tempo da quaresma não podemos e nem devemos ansear outro cálice senão o de conversão e de misericórdia.







CN

Nenhum comentário: