segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

LITURGIA DIÁRIA - E TODOS QUANTOS O TOCAVAM FICAVAM CURADOS.

Leitura (1 Reis 8,1-7.9-13)

Leitura do primeiro livro dos Reis. 8 1 Então convocou Salomão junto de si em Jerusalém os anciãos de Israel e todos os chefes das tribos e os chefes das famílias israelitas, para irem buscar na cidade de Davi, em Sião, a arca da aliança do Senhor. 2 Todos os israelitas se reuniram junto do rei Salomão no mês de Etanim, que é o sétimo, durante a festa. 3 Vieram todos os anciãos de Israel e os sacerdotes tomaram a arca do Senhor. 4 Levaram-na, assim como a Tenda de Reunião e todos os utensílios sagrados que havia no tabernáculo: foram os sacerdotes e os levitas que os levaram. 5 O rei Salomão e toda a assembléia de Israel reunida junto dele conservavam-se diante da arca. Sacrificavam tão grande quantidade de ovelhas e bois que não se podia contar. 6 Os sacerdotes levaram a arca da aliança do Senhor para seu lugar, no santuário do templo, no Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins. 7 Pois os querubins estendiam as suas asas sobre o lugar da arca, e cobriam por cima a arca e os seus varais. 9 Na arca só havia as duas tábuas de pedra que Moisés ali depusera no monte Horeb, quando o Senhor fez aliança com os israelitas, depois que saíram da terra do Egito. 10 Quando os sacerdotes saíram do lugar santo, a nuvem encheu o templo do Senhor, 11 de modo tal que os sacerdotes não puderam ali ficar para exercer as funções de seu ministério; porque a glória do Senhor enchia o templo do Senhor. 12 Então disse Salomão: O Senhor declarou que habitaria na obscuridade. 13 Por isso, edifiquei uma casa para vossa residência, um lugar onde habitareis para sempre.
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial 131/132

Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso!
Nós soubemos que a arca estava em Éfrata
e nos campos de Laar a encontramos:
entremos no lugar em que ele habita,
ante o escabelo de seus pés o adoremos!

Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso,
subi vós, com vossa arca poderosa!
Que se vistam de alegria os vossos santos,
e os vossos sacerdotes, de justiça!
Por causa de Davi, o vosso servo,
não afasteis do vosso ungido a vossa face!
  
 

Evangelho (Marcos 6,53-56)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Jesus pregava a boa-nova, o reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
6 53 Jesus e seus discípulos navegaram para o outro lado e chegaram à região de Genesaré, onde aportaram.
54 Assim que saíram da barca, o povo o reconheceu.
55 Percorrendo toda aquela região, começaram a levar, em leitos, os que padeciam de algum mal, para o lugar onde ouviam dizer que ele se encontrava.
56 Onde quer que ele entrasse, fosse nas aldeias ou nos povoados, ou nas cidades, punham os enfermos nas ruas e pediam-lhe que os deixassem tocar ao menos na orla de suas vestes. E todos os que tocavam em Jesus ficavam sãos.
Palavra da Salvação.

  
 Reflexão

Este Evangelho é um resumo da atividade curativa de Jesus em Genesaré e na redondeza. Logo que desembarcaram, as pessoas o reconheceram e procuravam, inclusive “levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra da sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados”.
Junto com a cura física, Jesus costumava dizer também: “Os teus pecados estão perdoados”. Mais que doenças, Jesus curava doentes. A saúde espiritual influi na física, e igualmente a doença espiritual influi na física. Por isso, Jesus curava as duas. Morrer sabemos que todo mundo vai; mas que isso aconteça na paz, uma paz integrada e envolvente da pessoa toda. Há muitos e muitas que morrem sorrindo, e assim ficam durante todo o velório, até a sepultura! A graça de Deus é mais forte que o corpo, que o espírito, que tudo; nada a derruba.
Na Igreja Primitiva, o fascínio da graça atingia até os familiares e amigos, que colocavam na cabeça do defunto uma coroa de louro, a mesma que, nas Olimpíadas, era colocada no atleta vencedor.
Apesar dos avanços da medicina, quando uma doença calamitosa chega a ser vencida, já surgiram outras novas e desconhecidas. A saúde e a vida continuam o continuarão a ser dom de Deus. Como é sublime a pastoral da saúde que as nossas Comunidades exercem! Quantas vezes, após uma breve visita, o doente muda completamente de fisionomia. Entendeu o mistério da vida, da doença e da graça de Deus que está acima de tudo.
Várias vezes, Jesus relacionou a cura de doenças com a vinda do Reino de Deus. As curas eram equiparadas ao anúncio do Evangelho. “Jesus convocou os Doze e deu-lhes poder e autoridade sobre todos os doentes e para curar doenças. Ele os enviou para anunciar o Reino de Deus e curar os enfermos” (Lc 9,1-2).
Vamos nós também procurar tocar em Jesus, recebendo a Eucaristia, participando da Comunidade, ou aproximando-nos daqueles com os quais Jesus se identificou: os que têm fome, os doentes... (Cf Mt 25,31ss). Tocar em Jesus para nós é acreditar na sua presença continuada no mundo. A fé é um encontro pessoal com Deus, do qual Jesus é o sacramento visível a nós.
Certa vez, uma mulher procurou o padre para conversar. E começou a contar os seus problemas: com o marido, com os filhos, dificuldades financeiras, doenças...
Depois de um bom tempo, o padre cortou um pouquinho a conversa e disse: “Filha, até agora você relatou a ação do anjo mau na sua casa; fale agora da ação de Deus na sua vida! Certamente ele vai gostar muito”.
Aquela senhora caiu em si e percebeu o seu erro. Dali para frente, as suas conversas giravam em torno de coisas positivas, de bênçãos de Deus que ela recebia.
Maria Santíssima tem um cuidado especial pelos seus filhos e filhas enfermos. Basta visitar Lourdes, Aparecida e outros santuários marianos, para comprovar isso. Mãe dos doentes, rogai por nós!






Pe Queiroz


Nenhum comentário: