quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

ESTE PACTO DE MISERICÓRDIA É O NOME DE NOSSA SENHORA.

Foto de Emilio Carlos Mancini. Os coptas são profundamente convictos da missão mediadora de Maria e afirmam que Ela é mediadora, realmente intercessora entre Cristo e as criaturas dignas da graça divina.
De acordo com o texto da tradição copta ─ vide abaixo um trecho ─, Jesus e Maria teriam concluído um pacto no qual Jesus concederia a libertação das provações àqueles que invocassem o nome de Maria e celebrassem sua memória:

"Esse pacto de misericórdia é o nome de Nossa Senhora, a Santíssima Virgem Maria Mãe de Deus. Quando este pacto é invocado, estremecem o firmamento dos céus e as vísceras da terra, até suas fundações do seol (lugar dos mortos). Vibram de medo as asas dos anjos, temerosos como folhas ao vento.

Quando o nome de Maria é invocado, não somente as criaturas sentem medo, mas seu Filho, nosso Senhor e Salvador, que tem nas mãos a onipotência, quando expulsa o pecador, pronunciando o julgamento punitivo, ao ouvir o nome da Virgem, escrito na cor do Pacto, sobre a fronte dos pecadores, com clemência, abandona a sala do julgamento e desiste da sentença."
 
 
 
 



Curso de Monsenhor Georges Gharib,
Pontifícia Faculdade Teológica "Marianum",
Roma 2000-2001 e G. Gharib, "Oriente cristiano"
Nuovo di Dizionario Mariologia, Paoline edizione, Milano 1986

Nenhum comentário: