quarta-feira, 17 de junho de 2015

TÃO CERTO QUANTO EU EXISTO, DEUS EXISTE!

Conheça a história do jovem Alexandre, que se converteu à fé católica depois de descobrir as “cinco vias” de Santo Tomás de Aquino.

Imerso em uma crise de fé, o jovem Alexandre saiu à procura de respostas. Protestante, o seu processo de conversão começou depois que ele descobriu as "cinco vias" de Santo Tomás de Aquino. "Convenci-me plenamente da existência de Deus (...) e sei que tão certo quanto eu existo, Ele existe!" Conheça o seu testemunho e o caminho que ele percorreu até converter-se definitivamente "à verdadeira Igreja de Cristo".
Revmo. Pe. Paulo Ricardo, salve Maria!

Meu nome é Alexandre, tenho 20 anos, sou morador de Francisco Morato (SP). Eu era protestante, recentemente me converti à fé católica, e gostaria de testemunhar a minha conversão, afinal, o excelente trabalho que o senhor faz foi de grande valia para que eu me convertesse.

Nasci em uma família protestante, e até certa idade não sabia absolutamente nada sobre a Santa Igreja; sabia apenas o que ouvia falar dos demais protestantes e nas salas de aula.

Desde a minha infância, fui membro da denominação protestante Congregação Cristã no Brasil. Quando atingi os 13 anos de idade, fui batizado (lá só são batizados os maiores de 12 anos), e desde então fui fiel a tudo que lá aprendi, até a minha conversão à verdadeira Igreja de Cristo.

Por volta dos meus 17 anos de idade, adentrei numa terrível crise de fé: tinha dúvidas acerca da existência de Deus. Na Congregação não obtive respostas satisfatórias, diziam que Deus deveria ser "sentido", não conhecido com o intelecto; mas como eu não conseguia "sentir" nada, comecei a pensar que havia algo de errado comigo; logo percebi que não havia nada de errado comigo, eu queria crer em Deus, queria amá-Lo, mas não queria ter uma fé irracional, fundamentada somente em emoções.

Desde então comecei a procurar respostas em outros lugares, estudei a história e comparei as doutrinas das diferentes denominações protestantes, e até mesmo de outras religiões; não encontrava respostas satisfatórias em nenhuma. Todavia, sempre ignorava a Igreja Católica, sua história, suas doutrinas, seus argumentos: não procurava sequer saber, tamanho desprezo eu tinha pelo que achava ser a Igreja Católica, pelo tenebroso espantalho que me era apresentado.

Em meio a esta procura, esbarrei com a vídeo-aula do professor Orlando Fedeli sobre as provas da existência de Deus. Não sabia que ele era católico. Pela grande inteligência e conhecimento que ele demonstrava, e pelo que eu imaginava ser o catolicismo, não passou pela minha mente que aquele sábio professor era católico, até que ele disse duas coisas que naquele momento me chocaram: que Maria é sempre virgem e medianeira de todas as graças, e que devemos obedecer o Papa. Estranhei naquele momento, mas me convenci plenamente da existência de Deus. Assisti àquela aula ao menos duas vezes; minha fé havia sido renovada, desde então tenho firme convicção da existência de Deus, e sei que tão certo quanto eu existo, Ele existe!

A partir deste primeiro contato com as aulas do professor Orlando Fedeli, passei a considerar a Igreja Católica ao comparar a história e a doutrina das diferentes vertentes. Foi nesta fase que o site padrepauloricardo.org me ajudou muito no processo de conversão, que já havia iniciado.

Sempre pesquisava o que as diferentes igrejas diziam sobre determinadas doutrinas, comparando-as sistematicamente, pesando os argumentos, sobretudo nos "pontos de atrito"; aos poucos, de última, a Igreja Católica passou a ser a primeira que eu consultava, antes mesmo da própria denominação de que eu fazia parte. Isto se deu devido à clareza, à solidez e à superioridade com que o senhor, Padre Paulo Ricardo, e o professor Orlando Fedeli, apresentavam a doutrina católica e a história da Igreja.

Com o tempo e o estudo, meu intelecto foi se convertendo, mas meu coração ainda estava aprisionado aos meus antigos círculos sociais, inteiramente protestantes. Mesmo sendo um protestante, mas já de intelecto católico, comecei a rezar a Ave Maria. Em alguns meses, a minha vida deu uma completa reviravolta, e no dia 3 de novembro de 2014 entrei pela primeira vez em uma Igreja Católica (antes eu tinha medo, pois na Congregação diziam que quem entrava num ambiente católico prestava culto aos demônios).

Andando pelo centro da cidade de São Paulo, acompanhado de um amigo protestante, em um ato de rebeldia contra as recomendações da Congregação Cristã no Brasil, entrei na Catedral da Sé, muito bela, mas que não me alterou em nada. Alguns minutos depois, em frente ao Mosteiro de São Bento, quis entrar e, ao entrar e ver a imagem de Cristo crucificado sobre o altar, os últimos obstáculos que existiam no meu coração se dissiparam. Naquele dia, eu saí da Basílica do Mosteiro de São Bento convertido, convicto em seguir a fé católica. Dia 31 de maio foi o meu batismo no mesmo Mosteiro (a forma com que a Congregação ministra o batismo foi considerada inválida).

Enfim, peço que o senhor reze por mim e por minha família, para que eu persevere na fé, sendo aperfeiçoado até atingir o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo, e minha família volte para a única e legítima Igreja de Cristo (cf. Ef 4, 12-13).

Que Nossa Senhora continue a te iluminar, e que o Senhor Deus continue a abençoar o seu trabalho, para que produza ainda mais frutos!






Com a sua bênção,

Alexandre Gonçalves Andrelino.

Nenhum comentário: