terça-feira, 23 de junho de 2015

LITURGIA DIÁRIA - AO NOSSO IRMÃO, O MELHOR.

Primeira Leitura (Gn 13,2.5-18)

Leitura do Livro do Gênesis.
2Abrão era muito rico em rebanhos, prata e ouro. 5Ló, que acompanhava Abrão, também tinha ovelhas, gado e tendas. 6A região já não bastava para os dois, pois seus rebanhos eram demasiado numerosos, para poderem morar juntos. 7Surgiram discórdias entre os pastores que cuidavam da criação de Abrão, e os pastores de Ló. Naquele tempo, os cananeus e os fereseus ainda habitavam naquela terra. 8Abrão disse a Ló: “Não deve haver discórdia entre nós e entre os nossos pastores, pois somos irmãos. 9Estás vendo toda esta terra diante de ti? Pois bem, peço-te, separa-te de mim. Se fores para a esquerda, eu irei para a direita; se fores para a direita, eu irei para a esquerda”.
10Levantando os olhos, Ló viu que toda a região em torno do Jordão era por toda a parte irrigada isso antes que o Senhor destruísse Sodoma e Gomorra —, era como um jardim do Senhor e como o Egito, até a altura de Segor. 11Ló escolheu, então, para si a região em torno do Jordão, e foi para oriente. Foi assim que os dois se separaram um do outro. 12Abrão habitou na terra de Canaã, enquanto Ló se estabeleceu nas cidades próximas do Jordão, e armou suas tendas até Sodoma. 13Ora, os habitantes de Sodoma eram péssimos, e grandes pecadores diante do Senhor.
14E o Senhor disse a Abrão, depois que Ló se separou dele: “Ergue os olhos e, do lugar onde estás, olha para o norte e para o sul, para o oriente e para o ocidente: 15toda essa terra que estás vendo, eu a darei a ti e à tua descendência para sempre. 16Tornarei tua descendência tão numerosa como o pó da terra. Se alguém puder contar os grãos do pó da terra, então poderá contar a tua descendência. 17Levanta-te e percorre este país de ponta a ponta, porque é a ti que o darei”. 18Tendo desarmado suas tendas, Abrão foi morar junto ao Carvalho de Mambré, que está em Hebron, e ali construiu um altar ao Senhor.

Responsório (Sl 14)

Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?
Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?

É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.
Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor.
Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!
 
Evangelho (Mt 7,6.12-14)

O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com o pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem.
12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”!

Reflexão
 
Amados irmãos e irmãs, nos encontramos neste tempo da vida da Igreja, que é um dos tempos mais maravilhosos – liturgicamente falando. Este tempo, ou seja, tempo quaresmal, é o momento em nossa vida de fé, no qual as “comportas” do Céu estão abertas, escancaradas para que graças e mais graças sejam derramadas sobre cada um de nós. Por isso é tempo favorável, tempo de graça, tempo para a conversão.
Existe um Santo Padre da Igreja, chamado Santo Irineu, que vai dizer que: a maior glória de Deus é o homem vivente. Homem vivente é muito mais que um ser humano simplesmente vivo. Vivos todos estamos! Vivente é estar vivo sob a graça de Deus e correspondendo a esta graça. Nada neste mundo glorifica mais o Coração de Deus, nada realiza mais o Coração de Deus, que Seus filhos estarem com vida e vida em abundância. Foi o próprio Jesus quem disse: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”.
No que depender do Senhor, tudo já deu certo na nossa vida! A Cruz é a grande prova disso. Viver sob a graça de Deus significa que não podemos e não devemos viver uma vida na qual a intimidade com o Senhor não seja a essência do nosso existir.
Intimidade com Deus é o tema do Evangelho de hoje, pois este fala daquilo que é uma das vertentes do tempo quaresmal: oração – intimidade entre duas pessoas que se amam.
Muitas vezes, não conseguimos o que pedimos não porque Deus não queira dar. Aquilo que compete para que venhamos a nos realizar em todos os sentidos da nossa vida, e que pedimos a Deus, Deus não dará – por excelência -, Ele já deu. O problema é que pedimos mal, muito mal, na grande maioria das vezes. Tenho dito, em muitas reflexões, como podemos perceber, que nós estamos muito em busca das curas de Deus; dificilmente estamos convencidos de que nossa busca deve ser o Deus da cura. Quem busca o Deus da cura, a cura sempre será consequência.
Oração é derramar-se na presença do Altíssimo! É retirar as máscaras na Sua presença, é desnudarmo-nos, esvaziarmo-nos para que Ele possa nos preencher do Seu amor. Como estamos acostumados a buscar Deus por aquilo que Ele pode dar e não por aquilo que Ele é e significa na nossa vida! É por isso que não recebemos. Aliás, Deus nos conhece. Ele é Pai! Existem coisas que, num primeiro momento, são maravilhosas. Mas na nossa mão, tornam-se risco de morte. Um exemplo bobo, mas profundo é o pai que dá uma faca para o filho brincar. A faca pela faca é maravilhosa, pois sem ela seria muito difícil o manuseio com os alimentos; agora, ela na mão de uma criança, por não ter maturidade suficiente, pode tornar-se algo fatal para sua vida.
“Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”. O mundo está do jeito que está não porque os maus são maus, mas porque os bons não são melhores, não são santos! Por outro lado, para que não venhamos a cair numa hipocrisia, num moralismo farisaico, precisamos fazer uma pergunta a cada um de nós: quanto de mundo existe dentro de cada um de nós? A verdade é que o mundo leva cada um de nós e nós levamos um mundo dentro do nosso interior. Ah, se tivéssemos a coragem de fazer aos outros aquilo que gostaríamos que fizessem a nós, nas pequenas atitudes no nosso dia a dia! Teríamos uma família, uma sociedade, um mundo bem diferentes! Para isso, para que eu viva esta tal realidade, só farei se estiver movido pela força do amor; se eu conseguir enxergar Cristo além das pessoas.
“O mundo está perdido; o mundo não tem mais jeito; não sou deste mundo… ” Mas preciso me perguntar e perguntar a você novamente: quanto de mundo existe dentro de cada um de nós? Somos chamados a transformar este mundo que está dentro de cada um de nós e este só será transformado pela força da oração, pela intimidade que tivermos com o Senhor. Ele quer nos dar o Espírito Santo, ou seja, o amor, a vida, a razão maior do existir do próprio Deus em cada um de nós. Mas isso é fruto de muita luta, esforço, conversão… Não é fácil! Deus não dá nada de graça a ninguém; precisamos fazer a nossa parte. Isso também é graça!
 
 
 
 
 
 
 
 
Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova



Nenhum comentário: