sábado, 13 de junho de 2015

LITURGIA DIÁRIA - SUA MÃE CONSERVAVA NO CORAÇÃO TODAS ESTAS COISAS.

Primeira Leitura (Is 61,9-11)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.
9A descendência do meu povo será conhecida entre as nações, e seus filhos se fixarão no meio dos povos; quem os vir há de reconhecê-los como descendentes abençoados por Deus.
10Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas joias. 11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações.

Responsório (1Sm 2,1.4-8)

Meu coração se regozija no Senhor.
Meu coração se regozija no Senhor.

Exulta no Senhor meu coração, e se eleva a minha fronte no meu Deus; minha boca desafia os meus rivais porque me alegro com a vossa salvação.
O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, mas os fracos se vestiram de vigor. Os saciados se empregaram por um pão, mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, mas a mãe de muitos filhos definhou.
— É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, faz descer à sepultura e faz voltar; é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, é o Senhor quem nos humilha e nos exalta.
O Senhor ergue do pó o homem fraco, do lixo ele retira o indigente, para fazê-los assentar-se com os nobres num lugar de muita honra e distinção.
 
Evangelho (Lc 2,41-51)

O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem.
44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.
47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. 49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.

 Reflexão

Nós hoje celebramos o Imaculado Coração de Maria, o coração puro, o coração íntegro no serviço a Deus; um coração repleto de amor e de bondade. Olhando para o coração de Maria, nós queremos olhar para o coração de uma mãe.
Quem tem uma mãe, quem é mãe, sabe como é cheio de afeto e de ternura o coração dessa mulher. O coração de uma mãe é um verdadeiro jardim celeste, é o lugar da morada de Deus! A  mãe dá o melhor de si, a mãe se dedica integralmente à criatura que ela gerou e da qual ela cuidou. O coração de uma mãe bate no ritmo do coração de um filho; e como é necessário sentirmos a batida do coração de uma mãe.
O coração de uma mãe cura, liberta, restaura; o coração materno é um refúgio seguro. Pode ser que muitas mães já se magoaram e já se machucaram. Talvez nós já tenhamos magoado e machucado o coração de uma mãe; mas se existe um lugar onde Deus se esconde e se refugia é no coração materno.
A imagem da criança nascendo, a criança no colo, a cabeça é sempre ligada ao coração da mãe. A nossa cabeça, o nosso coração e todo o nosso ser precisam estar ligados, batendo no ritmo do coração da mãe.
Ao celebrarmos o Imaculado Coração de Maria, nós queremos nos refugiar nesse coração belo e puro. O coração de Maria é o coração materno de Deus. Não estou exagerando ou querendo levar Maria à condição divina, como se ela fosse uma deusa ou semideusa. Não, não é isso; ela é muito mulher, muito humana, a mais nobre das criaturas de Deus; mas ali o Senhor quis fazer morada, ali Ele quis se esconder e se refugiar.
O coração de Jesus bate no ritmo do coração de Sua Mãe, e este segue o coração do seu Filho. Aonde quer que Jesus vá, ali estará o coração de Maria. Consagremo-nos hoje a este Imaculado Coração, consagremo-nos hoje à proteção do coração da Santíssima Virgem  Maria. Deixemo-nos hoje ser tomados por essa fonte pura de amor, deixemo-nos ser lavados, purificados por tudo que o coração de Maria representa para nós.
Rezemos: Ó Imaculado Coração, como nós queremos, hoje, nos consagrar a ti, queremos estar escondidos dentro de ti. Ó Mãe querida, Mãe amada, cuida de nós, teus pobres filhos. Sê um refúgio para nós, para as nossas angústias, nossos sofrimentos, nossas dores, nossas desolações deste mundo. Cura o nosso coração, cuida do coração de seus filhos!
Que Deus abençoe você!







CN



Nenhum comentário: