segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

CONFIANÇA NO AMOR DE DEUS.

potter modling clay
 
 
Leiutura do Evangelho de São João 21, 1-17

Para meditarmos essa Palavra, precisamos entender um pouco o contexto em que os discípulos estavam vivendo.
Jesus tinha sido crucificado e havia ressuscitado dos mortos. Essa foi a terceira vez que Ele apareceu para os discípulos.
Podemos imaginar como estavam os discípulos naquele momento, ao mesmo tempo que maravilhados com a ressurreição de Jesus, também estavam amedrontados sem saber qual seria o futuro deles dali para frente. Se nos focarmos mais ainda em Pedro, podemos imaginar qual não era a sensação de aperto no coração que ele sentia por ter negado o seu Senhor por 3 vezes!
Pedro naquela noite decide voltar ao mar, voltar a ser “pescador de peixes”, e os discípulos o acompanham. Eles passam a noite no barco, mas nada pescam. Ao amanhecer, quando voltam para a praia, Jesus está esperando por eles, mas estes não O reconhecem, e Ele lhes pede comida. Depois de passar a noite no barco eles dizem não ter nada, mas Jesus os manda de volta, e pede que lancem a rede do outro lado do barco. Eles voltam, assim o fazem e quando percebem o milagre reconhecem Jesus. Pedro quando O reconhece, se veste, se atira ao mar e vem ao encontro d’Ele. Jesus o recebe e naquele momento o cura, fazendo com que ele declare seu amor a Ele as mesmas 3 vezes que ele O negou.
 
Trazendo esse Evangelho para a nossa situação como cristãos, como seguidores de Jesus, podemos avaliar alguns pontos:
1) Nós já temos ciência do projeto de salvação de Jesus, de Sua morte e ressurreição, assim como os discípulos tinham por terem vivido aquela situação.
2) Quantas vezes nós desistimos de seguir o caminho do Senhor e voltamos a ser “pescadores de peixes”, ou seja, voltamos para nossa vida normal, com os vícios e erros de sempre, e nesse momento nada conseguimos pescar, nossa rede volta sempre vazia, porque a vida sem Jesus é vazia.
3) Na nossa vida, quantas vezes estamos distante de Jesus, mas não O reconhecemos. Estamos cegos olhando para nossa rede sem peixes e não percebemos que Deus está ali ao nosso lado, com os braços abertos para nos acolher e nos ajudar.
4) Precisamos que Jesus nos prove, que realize um milagre em nossa vida para voltar a reconhecê-Lo, assim como os discípulos no Evangelho. Como seríamos felizes se a certeza da presença de Jesus ao nosso lado nos amparando, fosse mais presente em nosso coração.
Mesmo com tudo isso, o mais belo é que o nosso Deus nos ama de tal maneira, que Ele nunca nos deixa abandonados pescando em um mar sem peixes. Ele sempre estará pronto para nos resgatar, para nos mostrar que devemos jogar as redes do outro lado do barco.
 
E na nossa vida, o que é jogar a rede do outro lado do barco?
 
É não parar estacionado diante de um problema, de uma situação difícil, desistindo e achando que nada mais dará certo, que com você tudo dá errado sempre, que Deus o abandonou, que você não é digno de receber nada d’Ele.
Jogar a rede do outro lado do barco, é ter uma reação diferente diante dos problemas, confiante de que Deus está ao seu lado e não vai te deixar só. É olhar para aquele problema com um olhar confiante da providência divina, acreditando que algo melhor Deus tem guardado para você. É fazer a sua parte, tudo o que estiver ao alcance do seu esforço pessoal, e dali em diante acreditar que Deus fará o restante, fará o impossível.
 
E nós somos dignos?
 
A grande armadilha que caímos muitas vezes, quando estacionamos imóveis diante de um problema, é nos acharmos indignos, pecadores demais para merecer algo de Deus. O que precisamos assimilar, é que Deus nos ama de uma forma que nós não conseguimos entender. Ele morreu para nos salvar, porque Ele deseja com ardor que cada um de nós seja salvo. E por isso Ele fará qualquer coisa, Ele é capaz de perdoar o pior dos nossos pecados se nós o confessarmos a Ele e implorarmos o seu perdão. E quando isso acontece, passamos novamente para a situação do dia em que nascemos, estamos limpos para começar de novo.
 
Você pode imaginar como Pedro magoou Jesus negando-O 3 vezes na sua hora mais difícil? Pois bem, e Jesus não foi até a praia justamente para demonstrar seu amor por ele e curá-Lo da dor que ele carregava no coração? Ele o fez declarar seu amor o mesmo número de vezes que ele O negou. Pedro ali foi curado por Jesus, todo o seu passado de pecado e negação foi queimado naquela fogueira diante da qual eles estavam.
Ele fez isso por Pedro e fará o mesmo por cada um de nós. Deus sonda os corações, Ele conhece sua intenção e sabe se você tem um real desejo de mudança. Nós também temos essa oportunidade de encontro com Jesus, que nos permite um recomeço, que nos permite apagar os erros do passado e começar algo novo, com o coração sincero no desejo da mudança.
 
Jesus não invade as nossas vidas
 
Outro fato importante a destacar, é que no Evangelho percebemos que Jesus chega como anônimo, que pede por comida, de forma humilde. Ele poderia chegar caminhando sobre as águas, enchendo de peixes as redes, mas não, Ele chega devagar, sem se intrometer, Ele simplesmente lhes pede comida, se faz indefeso e fraco, para poder realizar o milagre na vida daquele homens.
Conosco é a mesma coisa. Jesus não vai invadir nossa vida, não vai resolver nossos problemas de forma miraculosa. Ele está ali, sempre ao nosso lado de forma discreta, mas disponível. Nós é que temos que esticar nossa mão e através da oração e da entrega, deixarmos que Ele aja em nossa vida.
Nós somos fracos como Pedro, nós negamos Jesus muitas vezes em nossa vida e isso nos deixa marcas. Nós também em muitos momentos nos afastamos de Deus e deixamos que nossa vida volte ao que era, deixamos que o homem velho e a mulher velha tome conta de nossos atos. Quando nos afastamos de Deus, ficamos cada vez mais fracos, mais suscetíveis aos problemas, à depressão, ao pessismismo e tantos outros males que sofremos nos dias de hoje.
Nós só vamos parar de sofrer, de nos inquietar, de nos preocupar, se não nos afastarmos mais de Deus. Se passarmos a dar graças por tudo aquilo que recebemos diariamente d’Ele e pararmos de nos lamentar dos problemas que enfrentamos. Dê graças sempre, você certamente tem motivos para isso e não são poucos. Se você passar a contar as graças, vai se sentir mais feliz e mais confiante para enfrentar os problemas que certamente virão.
Problemas todos nós temos, noites de pesca ruim são frequentes na nossa vida, mas não nos abateremos se estivermos com Jesus ao nosso lado.
Portanto, não deixe mais Jesus parado à porta do seu coração, deixe-O entrar, através da oração, da Eucaristia, da confissão, da vivência na Igreja, da leitura da Palavra. Envolva-se com Jesus, e deixe que Ele tome conta da sua vida e do seu coração.
 
 
 
 
 
 
 
 
Bibliografia:
Buscai as coisas do alto
Autor Padre Léo
Editora Canção Nova

Nenhum comentário: