segunda-feira, 5 de novembro de 2012

SÃO TOMÁS DE AQUINO

 
 "O APÓSTOLO DA VERDADE"
 
No dia 28 de Janeiro celebramos a memória de São Tomás de Aquino, o Doutor Angélico, um dos mais célebres doutores da Igreja. Mas qual foi a grande contribuição de São Tomás de Aquino? Ele teve como grande mérito a harmonia entre fé e razão para o seu tempo, e que ainda hoje traz grandes contribuições para os problemas atuais do mundo em que a Igreja depara-se, juntamente por toda a sua contribuição na Teologia e filosofia, que muito enriqueceu para o magistério da Igreja.
 
“Efetivamente, a fé é de algum modo exercitação do pensamento; a razão do homem não é anulada nem humilhada, quando presta assentimento aos conteúdos de fé; é que estes são alcançados por decisão livre e consciente”¹.
Muitas vezes nós deparamos com as grandes questões da atualidade o crescimento do ateísmo, seja pelos avanços das descobertas científicas, ou pela incompreensão na real existência entre um diálogo entre fé e razão. Mas como nós lidamos com as grandes questões do mundo de hoje? Buscamos ler os documentos da Igreja, para defendê-la dos ataques ateístas de hoje?
Devemos ser como São Tomás de Aquino, Apóstolos da verdade. Não com um intelectualismo estéril, sem dar frutos em nossas vidas, mas com um diálogo interior entre as leituras do magistério da Igreja com a nossa vida de oração. Não há verdade sem fé, pois se torna num mero racionalismo; e nem verdade sem razão, pois aí se torna num mero fundamentalismo.

O Papa Paulo VI nos ensina que o grande mérito de São Tomás de Aquino na problemática entre fé e razão como contra-senso foi “a conciliação entre secularidade do mundo e a radicalidade do Evangelho, evitando, por um lado, aquela tendência anti-natural que nega o mundo e seus valores, mas, por outro lado, sem faltar às exigências supremas e inabaláveis da ordem sobrenatural”.
Assim, Tomás de Aquino buscou com todo o afinco a verdade, demonstrando a sua paixão pela verdade. Assim, o pensamento de Tomás de Aquino, por conta dele “manter-se sempre no horizonte da verdade universal, objetiva e transcendente, atingiu alturas que a inteligência humana jamais poderia ter pensado”². Assim, grande foi a sua contribuição para a construção da doutrina no magistério da Igreja.
Possamos nesse dia pedir a intercessão a São Tomás de Aquino para que possa iluminar todo o nosso entendimento acerca da unidade entre fé e razão, para que com a nossa vida e com a nossa evangelização possamos, à luz do Espírito Santo, desejar buscar com maior afinco conhecer os documentos e magistério da Igreja, desejar conhecer a verdade, não como via intelectualizada, mas iluminados pelo Espírito Santo e comungando a leitura do magistério da Igreja com a oração, como contribuição daquilo que Deus nos confia hoje para a nossa evangelização.

 ¹ Summa theologie, I, 1, 6. São Tomás de Aquino.
 ² Fidies et Ratio, João Paulo II, p. 70.




por Marcio André Teixeira Barradas, Seminarista Shalom - Assessoria Litúrgico Sacramental *
Comunidade Católica Shalom

Nenhum comentário: